16 de outubro de 2008

Links

Nos últimos dias, um assunto se tornou recorrente nas conversas dos blogueiros brasileiros: as mudanças no ranking do BlogBlogs. Para quem não sabe, o BlogBlogs é o maior site de indexação de blogs do Brasil (uma espécie de Technorati). Ou seja, o seu ranking deblogs mais popularesé extremamente importante para os blogueiros do país, que podem conseguir uma boa visibilidade nisso.

Ao menos, na teoria.

Na prática, claro que a coisa não funciona bem assim, por dois motivos. O primeiro é que osblogs mais popularesacabam sendo os mesmos blogs de qualquer outra relação demaiores blogs do Brasil”. Entretanto, prefiro pensar que isso não é culpa de ninguémmuito menos do BlogBlogs –, mas, sim, mérito dos blogueiros em questão.


Basicamente, o que aconteceu foi o seguinte: o ranking é calculado pelo número de links de blogs diferentes que você recebe. Ou seja, três links de blogs diferentes contam como três links; três links do mesmo blog contam como um link. Mas, de uns dias para , parece que a equipe do BlogBlogs decidiu que o ranking vai contabilizar os links recebidos pelo blog nos últimos seis meses.

Entendi.

Então, de acordo com o BlogBlogs, nenhum link que eu recebi de alguém que gostou do que escrevi tem valor. Ou seja, se nenhum link que eu recebi de abril para trás tem valore a pessoa que me linkou o fez obrigatoriamente por que gostou de algo que escrevi até o mês de abrilpodemos dizer que, aos olhos do BlogBlogs, somente o que eu escrevi nos últimos seis meses neste blog tem valor. Para a equipe do BlogBlogs, o resto deste blog é um lixo. Não vale nada. E, antes que me acusem de estar atrás de confete, quero deixar claro que o que você escreveu de abril para trás, no seu blog, também não tem valor nenhum.


Aparentemente, me enganei.

O BlogBlogs, pelo jeito, privilegia os blogs novos; eu, por exemplo, que tenho uma base de leitores construída ao longo do primeiro ano deste blogperíodo em que recebi o maior número de links de todos que tive até hojetenho poucos leitores, aos olhos da equipe deste site. um garoto de nove anos que criou um blog e tem um link do irmão mais velho, do vizinho, e do primo (mesmo tendo escrito uns três posts), tem um blog mais "importante" que o meu e nós sabemos que a chance dele abandonar este blog quando descobrir um brinquedo novo é bem grande. E se você tem um blog bome razoavelmente antigoe conseguiu, com isso, subir de posição, parabéns. Mesmo. Mas saiba que você é exceção.

Não quero, com isso, dizer que meu blog é o melhor do mundo. Pelo contrário. O grande problema é que existem toneladas de blogs melhores que o meu, e vi que alguns deles foram jogados para trás de mim no novo ranking. Todos nós perdemos espaço para o menino de nove anos. E também quero deixar claro que não tenho nada contra o menino de nove anos, desde que ele não abandone o blog em três meses (em outras palavras, se ele fizer por merecer os links recebidos, serei o primeiro a aplaudir).

Mas, continuando no ranking em si: o blog do menino de nove anos terá muito mais visibilidade, agora, que diversos outros blogs melhores que o dele, tudo porque seus respectivos donoseu inclusonão têm mais saco de ficar em comunidades sobre blogs no Orkut divulgando o blog, e sempre foram contra ficar no blog dos outros implorando por um link. Sim, porque isso vai acontecer com freqüência agora, prepare-se. Não basta ter um link, você tem que ter um link novo todo dia, toda hora. Vai existir uma guerra por links agora.

Mas o número de links que seu blog tem jamais será mais importante que a sua criatividade e o seu talento. Jamais.

E, curiosamente, os melhores blogueiros não têm saco para ficar correndo atrás de links. Quem faz isso não tem tempo para cuidar do blog. Ou seja, o BlogBlogs vai incentivar, cada vez mais, os blogueiros que fazem divulgação maciça, deixando os blogueiros que se preocupam com a qualidade com cada vez menos visibilidade na blogosfera.

Ou seja, enquanto Katinguelês e Negritudes Jr. disputam cada vez mais espaço na blogosfera, Beethovencom raras exceções –"vende" cada vez menos. Esse é o retrato da blogosfera brasileira. Palmas para a equipe do BlogBlogs por incentivar isso ainda mais.

E você? Onde você está nisso? Mas decida rápido, pois, daqui a seis meses, este texto perderá totalmente seu valor. E, provavelmente, o que você decidir também.

Enquanto você pensa sobre isso, segue o Top 5 considerações sobre este post:

1. Este texto não foi escrito porque meu blog foirebaixadono BlogBlogs. Ele teria sido publicado com a mesma forma e o mesmo conteúdo caso o contrário tivesse acontecido.

2. Este post é baseado numa idéia genial do blog Capinaremos.

3. A idéia original era colocar os links como texto comum, mas mudei de idéia ao perceber que a quantidade de links atrapalha a leitura - exatamente o assunto do texto. Os links foram colocados em palavras aleatórias - a exceção são as menções ao BlogBlogs ou a blogs específicos.

4.
Todos os links acima foram retirados de blogs registrados ao BlogBlogs e ao BlogGeral. Casos de blogs escritos em aramaico, blogs que encerram suas atividades meses atrás e outros tipos de sites (como de cursos de inglês) apenas demonstram a falta de critério dos sites de indexação brasileiros.

5. Os links acima referem-se a blogs excelentes e a blogs horrorosos. Afinal, se nem o BlogBlogs faz esta distinção, porque nós deveríamos fazer?

61 comentários:

Anônimo disse...

Imcopetência desse BlogBlogs. Sacanagem...

Gabi disse...

Quase fui a primeira. ¬¬

Enfim,fiquei agoniadinha com o texto todo escrito em forma de link.

E pra mim o Champ sempre fará parte do meu Top 5.babona:mode on

=]

d. disse...

desta vez minha curiosidad naum tomarah conta dos meus cliques...
impossivel spiar tds os links neh...
mas sei q naum foi esta a intençao...
lol

Varotto disse...

Resumindo: Fuck them all, e continue fazendo (muito bem) o que vocês vem fazendo (muito bem) há seis meses ou mais.

Quem quiser deixar de acessar os melhores blogs porque eles não estão nas cabeças do ranking, paciência. A humanidade não deu certo mesmo...

Anônimo disse...

Para ter um blog bem colocado é preciso ter um trabalho de marketing por trás.

Anônimo disse...

perdi a paciencia de mexer com o blogblogs quando... er... bem... quando me inscrevi... tanto que nem perdi tmepo tentando renovar agora que mudei de blog... axo um grande big master mega hiper cocô o Blogblogs e qualquer outra cáca dessas...

PS: será que tem o link da "Coluna" aí??? heuheuheuhuehe

Anônimo disse...

Gomex, será que tem?

Olha que excelente maneira de você passar o final de semana. :-)

Barbarella disse...

Olha, tem um link seu no meu blog, um selo da barbarella para você.

Será que com isto subi alguns pontinhos.... massa, me dei bem então...rsrs

MaxReinert disse...

Ufffaaa... nesse momento dei graças a Deus por ter o plugin do Davis no meu blog... assim que, se vc tivesse me linkado estaria ali... e eu não aguentaria ficar sem saber!!!

Chupa, Gomex!

Tyler Bazz disse...

Algumas considerações:

Como já disse, nao mexo no BlogBlogs, então esse "tombo" não muda minha vida blogueira. Mas se eles estão fazendo coisas erradas, me junto ao grupo dos que pedem a cabeça :D

Sim, usei "tombo" de propósito no comentário, só pra mostrar que 'me achei' :D

Você engana todo mundo dizendo que trabalha demais. Esse post é a prova que NÃO! :D


o/

PS: dava pra fazer um post desse só com os links de blogs que a Isa tem/teve, né.. aUHAuhaUHAuha

Anônimo disse...

Post genial!

A propósito, meu blog está lincado.

Climão Tahiti disse...

Vou descaradamente copiar esse post e colocar no meu blog. De propósito mesmo e acrescentando do meu jeito o que digo abaixo (óbvio em um número 6).

Penso o mesmo a respeito do BlogBlogs e, aliás, acrescento que estou retirando o BlogBlogs do meu blog.

Motivo: tenho PR4, o seu também é PR4 (por sinal, a avaliação do Google é até melhor, pois ela faz com que os melhores sites, no caso, os nossos se mantenham altos porque os critérios permitem), e se eu continuo linkando significa que o Blogblogs sobe de ranking junto.

O mias impressionante é que os blogs mais famosos continuam na mesma... Qualidade ou protencionismo?

Climão Tahiti disse...

*...mais impressionante...

helio jenné disse...

Muito bom! Adorei o texto e concordo com seu ponto de vista. Um forte abraço e vou lincar seu blog!

KarinaK disse...

ótimo texto!!!
enfatizou bem o plano maquiavélico do BlogBlogs...
Agora, para mim, acho q vc transpareceu SIM, no seu texto e talz, ter ficado um pouco inconformado por seu blog ter sido "rebaixado"... ¬¬

Mas, novamente, ótimo texto... e vc escreve mto bem! ;)

Lari Bohnenberger disse...

Eu também não mexo com BlogBlogs, mas acho uma pena que a qualidade não seja um dos seus critérios na avaliação. A maior prova de um blog ser bom são seus leitores assíduos e vitalícios...
Bjs!

Dmitry disse...

Minha qualificação não mudou mais que 50 posições, mas achei péssima esta maneira de fazer o ranking.

Também não tenho um plano de marketing para meu blog. Não criei selo, não tenho comunidade no Orkut e não passo muito tempo puxando o saco dos blogs maiores porque fazer uma média de 2 posts por dia e trabalhar já toma demais meu tempo.

Vou mandar uma mensagem para o BlogBlogs e acho que todos deveriam fazer o mesmo, pois somente assim eles saberão que não se trata apenas de uma pessoa.

Zanfa disse...

Rapaz, só passando para te parebenizar, por saber o quanto é dificil fazer um post assim e por você estar completamente certo.

=/

Anônimo disse...

Discordo completamente.

O BlogBlogs não privilegia nem blogs novos nem blogs velhos.

O BlogBlogs privilegia quem tem interesse pela blogosfera.

Não é só entrando em comunidades participando de jogos tolos que se consegue links.

Você diz:
"E, curiosamente, os melhores blogueiros não têm saco para ficar correndo atrás de links. Quem faz isso não tem tempo para cuidar do blog. Ou seja, o BlogBlogs vai incentivar, cada vez mais, os blogueiros que fazem divulgação maciça, deixando os blogueiros que se preocupam com a qualidade com cada vez menos visibilidade na blogosfera."

Completamente errado. Os melhores blogueiros correm atrás de links o tempo inteiro. Inteiro. Os grandes blogueiros de verdade prezam pelo bom conteúdo, sempre na intenção de ganhar visibilidade, citações ou xingamentos. Divulgação maciça como você diz, não garante visibilidade a ninguém, tanto que hoje recebo muito, muito mais visitas e links do que na época que ficava no jogo comente no blog acima.

Esse ranking só traz benefícios para quem tem o mínimo de interesse em outros blogs. Antes da mudança, o interney.net era o 1º lugar e tinha uns 22 mil links. O segundo colocado (S&H) tinha 8 mil. O primeiro lugar tinha quase3 vezes a quantidade de links do 2º, tudo por que no começo de 2007 o interney foi uma hype gigantesca. "O cara vive do blog blá bláblá. Ganha muita grana..." Toda a internet linkou o sujeito.

Hoje o cara ganha pouco links em comparação ao ano passado, então, por que manter uma pontuação alta se hoje ele não faz mais tanto sucesso? Resultado: ele continua em primeiro, mas os links caíram para 8 mil e pouco. As chances dos outros crescerem no ranking só aumentaram.

O garoto de nove anos podem ganhar 3 links dos irmãos e primos, mas isso não vai fazer ele ter relevância nenhuma junto de blogs que construiram uma história, como o seu, o Visão Panorâmica, o Vírgula Antenada e tantos outros. Jamais.

Agora se você caiu no ranking, é porque recebe menos links. Se recebe menos links não é porque o garoto de nove anos os roubou. É porque, por algum motivo, as pessoas perderam o interesse no Champ. Ou não. Pode ser apenas porque o Champ não está fezendo algo que todo mundo está aprendendo a fazer: linkando.

Quer voltar a crescer no ranking e ter a posição que lhe é justa? Começa a linkar outros blogs. Você não linka ninguém Rob. Com excessão desse post e de um antigo onde você cita, acho que o Dragus, não lembro de ver links para outros blogs nos seus textos. Barra lateral quilométrica cheia de links não é linkar, é encher lingüiça.

Não põe a culpa no BlogBlogs (que avisou na home sobre a mudança)

Anônimo disse...

Todos os dias estão mudando as regras e como é sem aviso temos que correr para recuperar o prejuízo.
Hoje vi que no technorati meu rank também caiu de 38 mil para 82 mil e meus posts sumiram.
Alias lá diz que você colocou um link para mim, vim ver e não sei onde está, mas mesmo assim agradeço.

Anônimo disse...

Fábio,

Concordo com algumas das coisas que você disse, sim. Realmente, o Interney cair para 8 mil votos pode aumentar a chance de ele sair da liderança do ranking – PODE, já que ele não saiu. Mas outras, eu discordo veementemente.

A primeira delas é a respeito dos links na barra lateral ser “encheção de lingüiça”. Quando eu linko o post do blog X num post meu, estou indicando aos meus leitores – porque é com eles que o Champ fala, independente de eles terem um blog ou não; tanto que muitos não tem – que aquele determinado post X do blog Y é bom. Agora, quando eu coloco o link de um blog na barra lateral ao contrário de “encher lingüiça”, estou indicando aos meus leitores que eu LEIO aquele blog, independente do post que estiver publicado ali. Com esse link, eu falo que o blog inteiro é bom.

A segunda delas é que você está nivelando a blogosfera por cima. E, por mais que eu deteste discordar de você nesse ponto – para mim, a blogosfera ideal seria aquela em que o Champ seria o pior blog em língua portuguesa, e eu aprenderia alguma coisa nova a cada blog que entrasse – quando diz que todos os blogueiros bons encontram tempo para divulgar seu blog a qualquer instante.

Não, não duvido disso.

Mas leia o texto com atenção e veja que a única parte que abordo os blogs bons é o terceiro parágrafo.

Todo o resto do texto refere-se aos blogs de miguxos, iXcRiToS AXim, ou de donwloads, que são muitos – você é blogueiro bom, antigo, sabe a realidade é essa – certamente vão se beneficiar disso. Sabe como? No velho esquema do “linka o meu, que eu linko o seu”, que sempre existiu, mas que vai ser intensificado com isso (como eu disse, não basta mais ganhar um link, você precisa ganhar um link a toda hora).

Com isso, o meu blog, o Interney, o Poisbem vão sair prejudicados. Sinceramente? Eu não estou muito preocupado com a minha posição no ranking do BlogBlogs – não é assim que meço o sucesso do blog perante aos leitores (mesmo porque, como eu disse, muitos deles não têm blogs e mal sabem do que se trata o BlogBlogs, daí o motivo de eu explicar isso no primeiro parágrafo).

Não.

Minha preocupação sempre foi com a Blogosfera, como a) leitor, que gosta de conteúdo de qualidade, b) blogueiro, que insiste em discutir com as pessoas que não possuem blogs que estes podem, sim, ser meios de comunicação de qualidade, como o seu blog mostra – sem puxa-saquismo.

E essa atitude do BlogBlogs, a meu ver, vai radicalmente contra isso.

Quer uma prova? Pesquisando sobre o assunto, cheguei a encontrar um blog (cujo nome não entrego) onde o blogueiro afirmava ter gostado da decisão do BlogBlogs, pois, nas palavras dele, “isso motivaria pessoas como eu, que tem um blog há poucos meses, continuar postando”. Porra, se desanimou depois de uns poucos meses, então porque criou?

E, caso você acha que este blogueiro gostou disso simplesmente porque agora ewle não vai desanimar e continuar postando porque pode finalmente competir com o Interney... Bom, isso vai contra o que EU acredito (a questão de postar para virar uma celebridade virtual, e não por conteúdo, já que ele criou o blog para derrubar o Interney da liderança) e contra o que VOCÊ acredita (se essa decisão transformou o Interney em “o blog a ser batido”, vai apenas aumentar o hype em cima dele).

Enfim, continuo acreditando que isso foi nocivo demais. Quanto aos meus links, não é difícil eu linkar um blog aqui nos posts, basta olhar com atenção (mas NUNCA são links gratuitos). Mas, enfim, se você, como excelente blogueiro que é, acha que estou linkando poucos blogs aqui no Champ, acabei de decidir que vou colocar em prática uma idéia que eu já tinha há algum tempo.

Abraços

Rob

Anônimo disse...

Rob, eu gosto do que você escreve. Mas, fui sincera contigo porque não conheço cinema, filme, não ouço músicas.Gosto das crônicas sobre síndica, teu fantasma e tuas listas Top.

Desde quando você escreveu aquela carta dá época do concurso do orkut foi quando te conheci e comecei a ler tuas crônicas. No começo não sabia se era verdade ou para rir, já que estava começando na blogosfera.

Quando tu escreveu um artigo em que dizias me mostre um blogueiro que não deseja ser famoso e te mostro um mentiroso, fiquei magoada porque não almejo fama, quero continuar escrevendo e ter amigos virtuais apenas. Não quero gente que vá no meu blog dizer apenas "oi, legal teu blog". Quero pessoas debatendo junto e quero continuar sendo mãe, esposa, professora e levar uma vida mais real do que virtual.

Como sou extremamente sensível, desconfiei que tu não ias com a minha cara. E quando vi o "PS: dava pra fazer um post desse só com os links de blogs que a Isa tem/teve, né.. aUHAuhaUHAuha" do Tyler, pensei que fosse para mim pois também deletei vários blogues e tenho outros mas, somente o Diário, por enquanto está no blogblogs. Mas como me chamo Izabel, meu apelido é Iza, talvez não tenha sido para mim.

Com tudo isso quero te dizer que lá no Dragus falei que tinha visto primeiro o post aqui, meio escondida, porque mulher, é desconfiada... desconfiei que de uma forma ou de outra meus comentários tentando fazer humor. não eram bem-vindos por aqui.

Para mim não importa se linkam ou não para mim, não é desta forma que escolho os blogues que vou ler e gostar. Não posso ficar perdendo tempo já que só acesso a internet de casa e trabalho o dia todo. Então leio apenas o que me interessa.

O meu blogue pode ser uma porcaria já que não tenho tempo de fazer rascunhos mas, tenho o orgulho de dizer que tudo que ali está escrito foi escrito por mim.

Não me leva a mal. Assim como fui lá no Pensamentos e desabafei e como gosto das coisas muito bem claras deixo aqui também meu manifesto.

Te digo que também acho que existe algo muito estranho no blogblogs e Technorati.

MaxReinert disse...

Tenho que voltar pra ler essa discussão aí de cima... mas por enquanto só vim dar uma de dedo-duro...

http://achoaki.com/index.php/2008/10/mui-links/

e assim eu descobri que estava errado... tem meu link aío no meio desses todos sim!!!!

;)

Anônimo disse...

eu não encontrei a palavra exata, mas sei que tem... mas tem um porém... como tou usando o WORDPRESS, aparecem os sites que publicam o link do meu blog... mas o seu não apareceu... apareceu num outro blog que copiou seu texto...
pacabá.

ass: gilgomex.

Anônimo disse...

finalzinho de um comentário do próprio rob aqui acima:
"acha que estou linkando poucos blogs aqui no Champ, acabei de decidir que vou colocar em prática uma idéia que eu já tinha há algum tempo."

medo, muitoooo medo.

gilgomex...

Anônimo disse...

Negão...

"... como uma forma de preparar o joio (pessoas que têm um blog) do trigo (blogueiros)."

Seria "separar" o joio do trigo??

ps: to pondo o link do teu próprio blog na assinatura. Não se se conta, mas, vale a intenção.

Anônimo disse...

Ale

Tem razão, valeu o toque. Já está arrumaaaaaaaaaaaaaaaargh(do).

Anônimo disse...

me achei:
"Eu e alguns outros blogueiros levamos um “tombo”"

eu sou o "levamos"

Otavio Cohen disse...

Acho que não tem eu por aí. Não sei se isso é bom ou ruim. acho que é bom, prefiro não estar do que estar em uma palavra tipo "perderemos" ou "horrorosos". Mas também não estou no "parabéns" e nem no "exceção" eheh

Anônimo disse...

Chupa, blogblogs!

P! disse...

O joio todos nós somos, já que para se ser blogueiro, o básico é ter um blog. Mas nem todo joio é trigo?
Seria eu o trigo ou o joio?
Esse post cheio de link tá me matando.
Eu não achava que você era de ligar pra essas coisas de BlogLogs e afim, já que os primeiros lugares são sempre ocupados por blogs de celebridades - que, aliás, são todos joios- .
Eu acho que o BlogLog nem sabe que o pobre e raquídico Achados e Perdidos existe, but that's ok, porque o que importa pra mim são as pessoas que lêem ele e não o número que está na frente do nome "Achados e Perdidos" no BlogLog.
Acho que quem sabe dar valor aos blogs sabe quais são bons e valem à pena, não precisam ir ao BlogLog para confirmar isso.

E haja paciência pra encher esse post de links.

Otavio Cohen disse...

ora, pamela. o blogLog é aquele blog de pessoas globais, n é? acho que é sim. já o blogblog é esse ser que está sendo xingado até a sua próxima geração.

sobre bloglogs, indico um sensacional,minha gente: www.bloglog.com.br/reginaduarte.
isso sim é blogueira.

P! disse...

P.S.: Não é por nada não, Fábio, mas você é um dos grandes adeptos dos comentários "Legal. Entraí: www.nãolíseupostentranomeublog.blogspor.com".
Estou falando isso porque você JÁ COMENTOU ASSIM no meu blog.
E eu não gostei.
Tambpem não entrei no seu blog.

P! disse...

Também*

All3X disse...

Opa, meu blog está na lista.
Sobre essa grande discussão do Blog blogs, bem...sou novato e ainda tenho muito que aprender, com o tempo irei assimilar melhor e ter minhas próprias conclusões.
Enquanto isso, apenas trabalho para permanecer ativo na blogosfera.

M. disse...

O ObdM também caiu. Deixei um comentário no blog do BlogBlogs (ou algo assim...), perguntando se esse novo cálculo não prejudicava os blogs antigos.

Nem recebi resposta. Deve ser porque não estou entre o top 500... :D

beijos

Tyler Bazz disse...

Não, Iza, não era sobre você.

Era sobre outra Isa.. :)

Anônimo disse...

Olá Champ,

Aqui fala o Manoel Netto, do BlogBlogs, que também é blogueiro e caiu muito no ranking após a mudança, mas está achando linda essa "dança das cadeiras".

Perceba que Ranking NENHUM (nem mesmo o PageRank do Google) define qualidade de um blog, ele apenas organiza uma lista baseada em critérios estabelecidos. O nosso critério é: links recebidos de blogs diferentes nos últimos 6 meses.

A blogosfera brasileira é mutante e diversa. Existem dezenas, talvez centenas de grupos de variados tamanhos falando sobre temas em comum. Essas blogosferas conversam, através de links e trackbacks, blogrolls e outros termos conhecidos. São essas conversas que queremos rastrear e exibir. Uma captura semi-instantânea de algo tão volátil quando blogs.

Se você reparar no Ranking, dos blogueiros "top" se assim podemos chamar, poucos restaram no topo. Isso não quer dizer que sejam blogueiros ruins, apenas que eles deixaram de ser referenciados como eram antes, quando não havia tantos blogs legais, com conteúdo e conversando nas blogosferas. Isso não é, de forma alguma, ruim. Pelo contrário, hoje qualquer pessoa pode estar entre os 100 blogs mais linkados. Basta que ele esteja sendo referenciado no meio em que convive. Conversando. Fazendo o dever de casa de blogueiro.

Cair no Ranking não deve ser motivo de raiva ou desânimo. Não significa que um blog é pior. Significa que outros blogs bacanas estão surgindo, sendo referenciados, linkados. Aparecer na frente fica mais desafiador, porém mais gratificante.

Estou disponível, caso queira bater um papo sobre isso: mnetto [at] webcointernet.com.

Abraço e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Cara... que trabalheira pra fazer esse post, hein!

O.o

Anônimo disse...

Bah!!!
Cheguei em casa e fui ler os comentários.
Me deixou de queixo caído, Rob.
...
Vou te contar:
Não sei lidar muito com este mundo virtual e as vezes os amigos vão lá me dar uns puxões de orelha.
...
Vim para cá te pedir desculpas por ter interpretado mal.
...
Tem mulheres que são assim, infelizmente, desconfiadas e junto a isso ainda sou impulsiva e escrevo as coisas como se estivesse conversando com as pessoas no exato momento que estou escrevendo.
...
Teu comentário lá no blog não só serviu para que eu aprendesse que na internet, nem tudo é o que parece e que preciso contar até 10 antes de publicar um post; como para me convencer ainda mais de que ser blogueiro é escrever, principalmente escrever de próprio punho, suas idéias e suas opiniões.
...
No meu blog me nego de publicar até mesmo aquelas coisas que vêm de email de corrente... e outras coisas que não são de minha propriedade. No máximo deixo o link para o artigo que menciono.
...
Bom passado o susto do teu comentário lá no blog, resta-me dizer:
Tyler-Não leva a mal esta pessoa temperamental.
Rob-Agora não preciso vir aqui as escondidas... hehehehe
....
Viu o que o Gilgomex escreveu lá.
"iza...!!!!
vc teve um comentário do Rob Gordon... vc sabe o que isso significa??
que vc está no caminho certo... aliás, muito mais do que certo...
NO CAMINHO DA VERDADE!!! huheuehuheuee"
...
Daqui a pouco vou acabar me achando!
...
Agora vou dormir mais feliz! :)

Marcio Sarge disse...

É interessante essa discussão sobre popularidade e ranking na blogesfera brasileira, mas ao meu ver infrutífera.
Acredito, baseado em minhas andanças por blogs, que o que interessa à maioria dos blogueiros é notoriedade meteórica, querem da noite para o dia serem transformados em estrelas virtuais, a caçam avidamente por exposição, mas se esquecem de oferecer algo de qualidade em troca. E não vejo os mundança nesse panorama.

Não quero, e me orgulho disso, estar no mesmo rank de um blog de downloads onde não é necessário nada além de tempo para ser feito, além do que é desleal, sou melhor que isso.

Ao longo do tempo cativei um público em meu blog e o conceito deles sobre o que escrevo pesa muito mais que os equívocos gerenciais do Blogblogs.
Tem respeito e um dever para com eles, pois é seus comentários que me fazem crescer em uma das coisas que amo fazer: escrever.

Ainda divulgo meu blog em comunidades sim, com o tempo que me resta, mas com a esperança de conquistar bons leitores e descobrir bons blogs, não estou interessado em cometáristas de banheiro.

Concordo com o Rob, o BlogBlogs premiou a preguiça, pior pra quem sem importa com ele.

Até

Anônimo disse...

Só uma coisinha antes da tréplica:

@Pâmela, posso até ter feito um comentário medíocre no seu blog algum dia (sinceramente não lembro, mas é bem provável que eu tenha feito mesmo), mas as pessoas mudam. Eu mudei como blogueiro e acho que meu comentário aqui prova isso. Eu posso ter feito um comentário cretino por não ter gostado do que você escreveu. Hoje eu não escreveria nada. Se isso te incomodou tanto, me desculpe.

Agora a terrível e excruciante tréplica:

Começo logo pedindo desculpas pelo "encheção de lingüiça". Sou estúpido, às vezes.

O fato é que quero deixar claro que não acho que exista essa "corrida" para derrubar os pop blogs, como o Interney e o Sedentário. Não acredito nem seria interessante, pois todos os blogs ditos grandes têm muito a nos ensinar.

De fato você falou uma coisa muito forte e correta: eu nivelei por cima e esse foi meu erro, pois assim criamos excessões em vez de regras (nossa, Freud desceu em mim agora). No dia que o pior blog do mundo for o Champ (that's not gonna happen dude) estaremos vivendo na Utopia de Thomas More =P

O que quis dizer, e no meio de tanta palavra eu não disse, é que um ranking de 6 meses (e ainda sustento que um ranking de 3 e de um mês seriam interessantes) privilegia sim que tem interesse real pela blogosfera e pela produção de conteúdo de qualidade, como você, o Max, o Dragus, o Arthurius, o Cardoso, o Carlos Merigo, o Cavalini e tantos outros.

Enquanto o miguxo implora por 1000 links, nós estamos produzindo conteúdo relevante (é subjetivo, mas isso é outra discussão), e depois de 6 meses (quando os links são descartados e é reiniciada a contagem) o blog do miguxo desaparece, e o nosso fica, pois nós somos referenciados por um público que construimos, ao contrário do miguxo, que não constrói público, e sim "parcerias".

Por isso achei a mudança excelente. Só beneficia quem merece, e quem faz com que a blogosfera ganhe mais importância e relevância.

Fui mais claro agora?

=P

Barlavento disse...

Ai gente! Tanto barulho por nada! Enquanto vocês discutem o ranking nós (Lázaro e eu) continuamos aqui, esperando por bons posts e só.
Nem sei o que é esse tal de blogblogs, e nem quero saber! O que queremos, Rob gordon, é que você mexa o seu traseiro gordo desta poltrona carcomida e se abolete na frente do pc a produzir bons textos. E quanto a você, Sr. Buchecha, trate de postar no Poisbem! Já perdeu o emprego, agora quer perder tempo?


Pode parecer um pouco egoísta da minha parte, mas acho que a minha relação com o blog é essa e acho que é pra isso que blogs existem: todos os dias entramos aqui e em alguns outros: Pois bem, Arrobazona, Para Francisco e Hoje vou Assim e leio. Às vezes temos algo relevante pra dizer e comentamos. E, nem sei se é importante pra você, mas no MEU ranking você é o número 1... (Pronto! Falei! Helio e Fábio, amo vocês mas...)
Lázaro prefere o Arrobazona, porque publicou a foto dele primeiro...

Anônimo disse...

@eu,

Se eu publicar uma foto sua você me põe no número 1?

=P

Anônimo disse...

O mesmo do outro blog que copiou e colou lá este texto.

Faz meses que entrei em processo de exclusão no serviço, porém, vejo que é tão díficil quanto cancelar linha telefonica, cartão de crédito, seguro saúde, e outros serviços.

Barlavento disse...

@fábio buchecha, só se for um ensaio sensual... Lázaro e eu, estilo paparazzo... kkkkkkkk...

E por falar em Lázaro, ele disse que não gosta do seu blog "pseudo-jornalismo-investigativo".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Beijomeliga.

Anônimo disse...

@eu

E eu não gosto de gatos.

#prontofalei

Thiago Apenas disse...

Rebaixado???
A humanidade não deu certo...

Sil disse...

Eu só entro nos links da barra lateral porque são justamente os seus indicados que, para mim, é o que vale como recomendação.

Quanto ao ranking e toda essa discussão filosófica sobre a blogosfera não significam muito para mim mas, de qualquer modo, ofereço minha solidariedade. Se precisa de mais gente para ajudar a bater, sabe que pode contar comigo e com o meu banquinho ^_^
Beijo
Sil

P! disse...

Fábio,
Pelo comentário que você fez, não parecia que você simplesmente não tinha gostado. Parecia que você não tinha lido.
Tá bom, tá perdoado Fábio, desde que você tenha realmente mudado o estilo do seus comentários.

Anônimo disse...

Fiz a minha parte: acabei de linkar seu blog no meu.

Lucas Dutra disse...

A mim, me resta os Parabéns.
Nunca vi um post como este, mas isso é uma pena.
Uma ideia inovadora e eficiente (o post)
Agora a idéia do blogblog pelo que li em seu post, é um fiasco e como você mesmo disse. Favorece apenas aos pseudo blogueiros.
Talvez a intenção do blogblogs possa até ter sido boa, mas o resultado foi orrivel.
Bem, pra mim este blog sempre tera valor. Me lembro dele des de quando criei o meu a quase dois anos e vejo que ele só progredio.
Porisso, mais um vez, meus Parabéns .
abraços.

Regina Bolico disse...

Oi Rob!
Não sei qual foi teu critério na escolhas dos blogs para linkar, mas fiquei surpresa quando vi que tinha linkado o meu blog. Os meus dois blogs são muito simples, mas escrevo para divulgação do meu trabalho e das coisas que defendo: a proteção animal num blog e o meio ambiente no outro. Jamais me passou pela cabeça o ranking, até porque teria que fazer um esforço muito grande para estar nos primeiros lugares e isso eu não tenho tempo. Costumo colocar na listagem dos meus blogs os blogs que me linkam, até para que outros amigos possam entrar em contato. Achei interessante o teu texto, não tinha entendido, um amigo é que me explicou onde encontraria o link do meu blog.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ok, por partes.

Mesmo acreditando que o tema valeria outro post, não vou incomodar os meus leitores que não tem interesse na discussão.

Apesar das mensagens do Fábio Buchecha e do Manoel Netto (leia-se BlogBlogs), continuo sendo totalmente contrário à mudança do ranking do site. Vou tentar explicar de outro jeito, pegando um blog que não seja o Champ, mas qualquer um que esteja linkado na barra lateral.

O Outro Blog da Mary, por exemplo, está na barra lateral do Champ como uma sugestão de leitura para os meus leitores. Parto do princípio que, a partir do momento que estou indicando este blog, meus leitores visitam este blog freqüentemente – e se eu deixar de acreditar que meus leitores fazem isso, o link perde seu propósito e eu estarei gastando espaço do meu blog à toa.

Assim, não me vejo obrigado a linkar o blog da Mary toda hora, a cada post que eu escrevo (ou que ela escreve), porque meus leitores já estão entrando ali.

E não me lembro de quando linkei o blog dela, mas certamente faz mais de seis meses. Ou seja, para o BlogBlogs, este meu link não tem valor nenhum quando se contabiliza a colocação do Outro Blog da Mary no ranking.

De acordo com o Fábio, isso privilegia quem tem interesse real na blogosfera, porque, em seis meses, o blog do miguxo que conseguiu 1000 links desapareceu e os blogs de conteúdo relevante continuam aí.

Sim, é verdade. Mas quero ir mais a fundo nisso.

Sem dúvida, em seis meses, o blog do Miguxo desapareceu, e o blog que produz conteúdo de qualidade continua aí. O que aparentemente ninguém pensou é que, em seis meses, o blog do miguxo desapareceu e deu lugar a outro blog do miguxo, que vai fazer a sua parte na guerra de links.

E suposto blog de conteúdo? O blog de conteúdo continua aí, mas perdeu todos os links (recebidos justamente pela qualidade do seu conteúdo), e ele cai drasticamente no ranking (como aconteceu agora). A não ser, claro, que ele entre em contato com todos os blogueiros que o linkaram, pedindo para “você me pode linkar de novo na sua barra lateral, porque os seis meses já passaram?”, o que é uma atitude digna do blogueiro miguxo.

Resumindo, os blogs do topo continuarão os mesmos. Já os demais blogs serão sempre nivelados por baixo. O blog do miguxo não vai desaparecer no ranking porque ele estará sempre ali, roubando visibilidade e espaço na blogosfera de quem produz material de qualidade. Vai mudar apenas o nome, o layout e o autor, mas continua sendo o mesmo blog do miguxo, com seus downloads e piadas roubadas de outros blogs. Assim, o blog de qualidade, a meu ver, estará numa desvantagem cada vez maior, já que – como disse acima – ele não vai assinar um contrato de “renovação de links” com seus leitores.

Explicando melhor: cada vez mais, os blogs de conteúdo têm que disputar espaço de igual para igual com o blog do miguxo, já que ambos começam do zero. E a recompensa dele ter conteúdo é que ele terá que fazer isso eternamente, brigando por espaço com um exército interminável de blogs de merda, que, se são ultrapassados com facilidade, não param nunca de vir.

Isso já acontece na blogosfera? Já, claro. Mas, em minha opinião, o BlogBlogs não precisava endossar isso. Um dos comentários que recebi pelo texto afirma que o BlogBlogs deveria privilegiar, sim, os blogs mais antigos. Concordo totalmente. Claro que não acredito que os blogs antigos tenham que possuir uma blindagem e fiquem intocáveis no ranking, mas, a meu ver, eles precisam, sim, ser diferenciados dos blogs “vala-comum” que surgem a cada dia. Mas, a meu entender, o que esta mudança propõe é justamente o contrário.

Traçando um paralelo, o que esta mudança permite é que alguém que nunca votou na vida possa ser eleito deputado.

O Manoel disse que isso tornará o ranking mais dinâmico. Também acho. Mas, infelizmente, acho que a qualidade vai ser sacrificada em nome disso. E, não, não acho que a qualidade de um blog esteja na sua posição do ranking, mas sim (ao menos, no meu caso, na qualidade dos seus leitores). Mas a visibilidade de um blog é bastante ajudada por isso – por isso que bato na tecla do “brigar por espaço” – e quem escreve (quem escreve de verdade), quer ser lido.

Meu receio é que a blogosfera se torne um enorme tópico “comente no blog acima” que vemos nas comunidades do Orkut (e que têm 5% de qualidade e 95% de bobagens), trocando apenas o “comente no blog acima” por “linke o blog acima”.

Espero que eu esteja errado.

Barlavento disse...

Estamos aqui, todos os dias para ler você. O prazer que seu blog e todos os outros blogs de conteúdo relevante nos proporciona nunca poderá ser quantificado pelo Blogblogs. Acho que isso é o que realmente importa. Na verdade, desconfio que o criador do Blogblogs não passa de um miguxo... (Teoria da conspiração mode: on)

Anônimo disse...

Dá para perder um tempão acessando os links. Poderia ter conferido onde está linkado o meu blog pelo código fonte, mas decidi praticar um exercício e visitei cada "palavra" do texto até chegar ao meu link.
e conheci muitos endereços interessantes.....

Anônimo disse...

Blogs de conteúdo e Ranking não são sinônimos.

Mas de qualquer forma essa decisão do BB só vem a acrescentar melhorias e dá chances ao presente.

Suponhamos que Interney resolva nunca mais postar nada em seu blog. é justo ele ser referência somente porque seu blog existe desde os primórdios da Internet brasileira?
Quantos milhares de anos levaremos até chegarmos ao lugar dele nos rankings?

Existem blogs com mais de 30 mil visitas dia que nem sequer estão nos BBs da vida. Já vi blogs de Page Ranking 4 que não recebem 100 visitas dias.

O único ranking que realmente me interessa é o Google pesquisa. Se escrevo algo e esse algo cai entre as primeiras colocações, está bom.

E não me venham com esse papo que BB te dá visitantes ou melhora seu posicionamento No Google.

Nesse mês recebi 38 mil visitas vindas do Google e zero do Bb mesmo estando em 228 no ranking deles.

M. disse...

Eu acho que deveríamos fazer uma greve e retirarmos todos nossos links pro BlogBlogs :D

Unknown disse...

honestamente , o blogblogs pra mim é mais uma pera de tempo que um ponto de referencia. Se você parar pra analisar os blogs que estão no topo da lista do ranking tem mais propaganda que conteudo em si.O pouco conteúdo que tem são referencias de coisas de blogs americanos

É decepcionante ver que são todos muito parecidos e totalmente cheios de si por causa de um simples numero.

Prefiro não estar no top e escrever/postar sobre aquilo que me dá vontade.

Achei seu texto bem bacana, nao sei se você viu mais no outro blog que eu comentei o cara do blogbogs veio tentar explicar mais não disse coisa com coisa...

:)

Unknown disse...

honestamente , o blogblogs pra mim é mais uma pera de tempo que um ponto de referencia. Se você parar pra analisar os blogs que estão no topo da lista do ranking tem mais propaganda que conteudo em si.O pouco conteúdo que tem são referencias de coisas de blogs americanos

É decepcionante ver que são todos muito parecidos e totalmente cheios de si por causa de um simples numero.

Prefiro não estar no top e escrever/postar sobre aquilo que me dá vontade.

Achei seu texto bem bacana, nao sei se você viu mais no outro blog que eu comentei o cara do blogbogs veio tentar explicar mais não disse coisa com coisa...

:)

Rafiki Papio disse...

Eu tive um blog, de dois meses, não significa que eu tenha me cansado dele, ele tinha propósito de durar apenas esse tempo, era éphémère, como a própria vida. não me importo com divulgações. Ele tinha um propósito,criar pontes de teias(elas tinham cores, a cor lilás),cumpriu e como uma efêmera morreu.
Penso em fazê-lo novamente,em dezembro,mas também para durar dois meses,não vou divulgá-lo além dos que já o conheciam(acho que cinco pessoas).
Enquanto ao post, realmente esse tal site aí comete um erro, gosto de vir aqui e ao Pequeno Inventário de Impropriedades, vocês dois merecem o seu verdadeiro lugar aos sol...
Saudações!