31 de dezembro de 2008

Top 5 2008 - Cinema














5 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

A polêmica da lista. Não sei se os críticos esperavam por um novo Os Caçadores da Arca Perdida (algo que nem os dois filmes anteriores eram) ou se apenas se sentiram enciumados, já que Indiana Jones era um personagem de aventura praticamente desconhecido das novas gerações (e críticos precisam gostar de coisas desconhecidas para se manterem seguros - algo como “esse filme não é bom, bom é Indiana Jones, pena que você não conhece”). Bom, agora que a molecada conhece Indiana Jones, os críticos precisam meter o pau no filme, para tentar dizer que “isso aí não é Indiana Jones”. Falaram que o personagem envelheceu mal; eu discordo e acho que quem envelheceu mal foram os críticos. Assisti duas vezes e me diverti (muito) nas duas. E não era essa a proposta do filme?
















4 - Vicky Cristina Barcelona

Esqueçam Match Point e Scoop. Este é o Woody Allen que estávamos esperando há anos. Filmando pela primeira vez na Espanha – e sem atuar no filme – o diretor cria um dos melhores triângulos (ou pentágono, em alguns momentos) amorosos do cinema. De quebra, me fez finalmente ver o talento de Penélope Cruz e comprova o fato de que o espanhol Javier Bardem é o maior ator vivo, ao lado de Daniel Day-Lewis (não, eu ainda não assisti Sangue Negro, mas o DVD está aqui em casa, na fila).





















3 - Wall-E

A melhor animação da Pixar de todos os tempos. Sim, é melhor que Monstros S.A. e que Procurando Nemo. Isso porque Wall-E, em muitos momentos, esquece que é uma animação e torna-se um filme de ficção científica. Aliás, um dos melhores filmes de ficção científica em muitos e muitos anos. Sim, o visual é magnífico, mas este está longe de ser o grande trunfo do filme. Uma obra-prima.



















2 - Batman – O Cavaleiro das Trevas

O grande evento do ano. A maior adaptação de quadrinhos de todos os tempos – algo que quer dizer muito, especialmente hoje em dia. Apoiado totalmente no Coringa incômodo e doentio de Heath Ledger (que está mais para terrorista que vilão de quadrinhos), o filme é uma obra sufocante, que traça mais paralelos com o mundo de hoje do que os críticos intelectuais gostariam de admitir. Num mundo perfeito, levaria o Oscar de tudo.




















1 - O Poderoso Chefão

Não, eu não enlouqueci. Mas 2008 marcou o ano em que eu vi O Poderoso Chefão pela primeira vez dentro de um cinema – e ainda se tratava da versão restaurada. Sendo assim, era óbvio que ele entraria no Top 5 do ano, já que ele pertence ao Top 5 da minha vida. Se puder assistir no cinema, faça isso: trata-se de um filme totalmente diferente do que aquele que você viu em DVD. E trata-se de um filme muito melhor do que aquele que você viu em DVD.

11 comentários:

P! disse...

UHUUUL
PRIMEIRA NO ULTIMO DIA DO ANOOO!

Tyler Bazz disse...

Vicky Cristina Barcelona, sem a Penélope, seria um puta filme. Só.
Mas a mulher entra em cena e a coisa toma ares de puuuuuta filme. (perceba a gradação)

Batman, sem comentários.

(coincidentemente, vi esses 2 no cinema duas vezes)

O Chefão é o Chefão e devia ser exibição permanente, no mínimo uma vez por semana, em todos os cinemas do mundo. Eu quero :/

P! disse...

Eu acho que Batman tinha que entrar no primeiro lugar da lista, nada supera o Coringa.

Crepúsculo é água-com-açúcar e um romancesinho adolescente e meigo, mas fazer o que, eu apaixonei e entraria n minha lista de Top 5.

Ah, e não diga aquilo do Match Point, é um filme muito legal, ok. E eu já assisti os filmes do Indiana Jones antes de sair esse novo, então não tem essa de "você não conheçe Indiana Jones".

Enfim, tem uns filmes aí bemlôcos, brincadeira, tem uns filmes na sua lista que eu vou alugar.

Beijos e Feliz Ano Novo.

Thiago Dalleck disse...

Wall-E está na minha lista de próximos filmes, mas eu nem tinha muita fé, achei que era só mais um desenho bobo da Pixar, mas pelo que todo mundo fala, deve ser ótimo! E Batman é Batman!

Gilmar Gomes disse...

cara... esse vicky aí eu não vi e não conheço, mas todos os outros são excepcionais (como não poderia deixar de ser numa lista sua....)

PS: Poderoso Chefão também estaria na minha lista, pq nunca assisti, mas depois de tanto ouvir falar, resolvi dar uma chance pra trilogia... agora que assisti (baixado) vou comprar os tres dvds...

Otavio Cohen disse...

toda vez q vou ver VCB no cinema algo acontece e me faz mudar os planos.
Mas ainda hei de ver, até pq Javier Bardem é Javier Brdem

Lari Bohnenberger disse...

Tô louca pra ver Vicky Cristina Barcelona!
E agora fiquei louca pra ver Wall-E
também!
Bjs!

Corneteiro da Colina disse...

Pô, não consegui achar Wall-E isso td que falam... whatever...

MaxReinert disse...

Hummm.... eu nao devo ser tao fa de quadrinhos assim... gostei de Batman... mas so gostei!

Vicky tem tudo que se pode pedir num filme... e ainda e do Woody, com Javier Barden... ou seja, perfeito e meio!

Varotto disse...

Achei "Sangue Negro" meio arrastado demais. O filme não é ruim mas, na verdade, não gostei muito.

Wall-e, para mim, ainda tem o fato de que foi a primeira vez que fui ao cinema com meu filho. Já foi muto visto aqui em casa em DVD.

(destaque para o curta "Presto", sensacional!)

Brenu S. disse...

Rob,

Não preciso dizer que sou fã do Blog (bom, acho que agora já disse...), mas, rapaz, lembrei de vc ao ver este link do Blog de Brinquedo
http://blogdebrinquedo.com.br/2009/01/17/impressionante-action-figure-16-de-don-vito-corleone/

Diga se não é a sua cara! (a sua e de seus leitores!!!)

Abs,
Rubens