(Leia os Rounds 1 e 2 aqui)
Round 3
- Vivo, Atendente de
Nome Estranho, bom dia. Qual o código do assinante?
- 123456789.
- Em que posso ajudá-lo?
- Minha internet está
fora do ar. Novamente. Mais uma vez. De novo.
- Estou checando aqui e
o senhor está com um débito em aberto.
- Eu imaginei.
- O senhor já estava
sabendo do débito?
- Não. É que toda vez
que eu preciso ligar para vocês, vocês me dizem que estou com um
débito em aberto. Qual o valor que vocês acham que estou devendo
agora?
- Dez reais.
- Dez? Como eu posso
dever dez reais para vocês?
- É o que o meu
sistema diz.
- Sabe, dez reais é
dívida que a gente tem com amigos, não com empresas. Eu não me
lembro de virar para vocês e dizer “paga uma coxinha e uma Coca
para mim, depois te dou dez reais”, ou “paga essas cervejas aí,
quando eu sacar dinheiro te pago dez reais”. Eu nunca vi
alguém dever dez reais para uma empresa de internet. Nem sabia que
isso era possível.
- Meu sistema diz que...
- Bom, eu tenho uma
proposta. Vocês ligam a minha internet e bloqueiam alguns sites até
dar dez reais. Que tal?
- Como assim?
- Por exemplo, o Ig. As
notícias do Ig valem quanto? Uns 50 centavos? Duvido que seja mais, só falam da Ivete Sangalo naquele site.
Globo.com deve valer um pouco mais, porque tem videos. Eu não
assisto nenhum, mas reconheço o esforço deles. Vamos chutar...
Hum... Dois reais pelo Globo.com. Já temos dois reais e cinquenta
centavos abatidos da conta, é só bloquear estes sites. Faltam sete e
cinquenta. O site de vocês vale quanto? Um real? Pode bloquear
também. Faltam seis e cinquenta, certo?
- Senhor, eu não tenho
como proceder desta forma.
- Certo. O que eu
preciso fazer para que minha internet seja religada?
- O senhor precisa
fazer um depósito identificado no valor de dez reais.
- Depósito
identificado. Certo. Para isso, eu preciso ir ao banco.
- Sim, senhor.
- Bem, não sei se você
reparou, nós estamos no meio do carnaval. Os bancos estão fechados.
Então, deixe eu ver se entendi. Eu preciso esperar os bancos abrirem
para poder pagar uma dívida que eu não tenho, senão eu fico sem
internet?
- Isso.
- Vou fazer uma
contraproposta. O que você acha de vocês ligarem minha internet e
eu me comprometo a não explodir o prédio de vocês hoje de
madrugada?
- Senhor, não precisa
ficar nervoso.
- Eu não estou
nervoso. Eu fiquei nervoso até a terceira vez que vocês me deixaram
sem internet. Depois disso, eu entrei no estágio de tristeza e
fiquei chorando porque meu provedor de internet é um lixo. Agora,
estou no estágio de negação. Estou dizendo para todo mundo aqui em
casa que a internet está funcionando sim, basta saber usar.
- Não estou
entendendo, senhor.
- São os estágios do
luto. Como minha internet morreu, eu preciso atravessar por essas fases. Eu não sei qual a ordem específica deles, mas não tenho como
procurar no Google agora, já que estou sem internet. Mas só estou
mostrando que não estou nervoso.
- Entendi, senhor.
- Olhe, vamos fazer o
seguinte. Esses dez reais que vocês acham que eu devo... Eu nem vou
perder tempo tentando descobrir de onde vocês tiraram este valor. O
que você acha de ligar minha internet e, no dia que os bancos
voltarem a funcionar, eu faço o depósito desta extorsão?
- Sendo assim, posso
religar sua internet, senhor. O processo demorará de quinze a quarenta minutos.
- Você sabe que isso é
mentira, certo? Toda vez que vocês me falam isso, a internet
começa a funcionar imediatamente, ou ela não é religada.
- Senhor, o processo
demora de quinze a quarenta minutos.
- Tenho uma ideia! Esses dez reais que estou devendo. Se você deixar de lado esse negócio de quinze a quarenta minutos e ativar minha internet
agora, eu pago 20% a mais, por fora, direto para você. Que tal? Dois reais
inteirinhos, só para você. Fica sendo um segredo só nosso.
- Senhor, o processo
demorará de quinze a quarenta minutos. Não há nada que eu possa fazer.
- Tenho certeza de que
se eu tivesse oferecido dois mil reais, você já estaria passando
seus dados bancários, e minha internet estaria com a velocidade de
um foguete aqui. Mas, tudo bem. Eu aguardo.
- Posso ajudá-lo em
algo mais?
- Pode. Se vocês
inventarem mais uma dívida minha ainda hoje, será que vocês conseguem me ligar
avisando sobre ela amanhã logo cedo? Porque como eu vou no banco
depois do almoço, eu faço uma viagem só, e pago as duas dívidas
ao mesmo tempo.
- Senhor, tudo o que o
senhor deve é dez reais.
- Na verdade, eu não
devo nada. Mas tudo bem, eu pago. E minha internet?
- Será religada em até
quarenta minutos.
- Ok.
- Posso ajudá-lo em
algo mais?
- Não.
- A Vivo agradece sua
ligação e tenha um bom dia.
Round 4
- Vivo, Atendente de
Nome Mais Estranho Ainda, bom dia.
- Bom dia.
- Em que posso
ajudá-lo?
- Preciso de uma
informação. Tem como você acessar meu cadastro?
- Qual o código do
assinante?
- 123456789.
- Pronto, senhor.
- Você está com meu
cadastro aberto?
- Sim, senhor. Qual
informação você precisa?
- Quer saber se vocês acham que eu
sou palhaço.
- Senhor?
- Sim, quero saber
isso. Tem algum lugar marcado aí no meu cadastro dizendo “este
aqui é palhaço, pode sacanear?”
- Senhor?
- Porque se não tiver
nada aí na tela, aposto que está no cadastro impresso. Se você
pegar minha ficha impressa aí, tenho certeza de que a palavra “palhaço” vai estar escrita num cantinho do papel, a
mão mesmo. Porque vocês tem
algum problema comigo. Ou isso, ou a meta da empresa para este mês é
conquistar mil novos clientes e fazer um cliente antigo sofrer um
enfarto.
- Senhor, não sei como
posso ajudá-lo.
- Eu vou dizer como.
Vocês inventaram que eu tenho uma dívida com vocês. O valor é
de... Você promete não rir?
- Senhor?
- Promete, senão não
falo. Promete não rir?
- Sim, senhor.
- Certo. O valor é de
dez reais. Não comece a rir! Você prometeu! Se você rir, eu nunca
mais falo com você!
- Senhor...
- Enfim, eu disse que
vou pagar quando o banco abrir depois do carnaval. É até bom porque
como o valor é alto demais, eu ganho uns dias para pensar em como
vou levantar esta fortuna. Mas, claro, isso é problema meu. Enfim,
conversando com a atendente, eu expliquei que sim, vou pagar apesar
de não saber como eu posso estar devendo esse dinheiro. Mas eu pedi
para que a minha internet fosse religada. A atendente concordou,
e disse que eu teria internet num prazo de quinze a quarenta
minutos, e eu, mesmo sabendo que isso é mentira, acreditei. Agora,
olhe só, já se passou mais de uma hora e eu continuo sem internet.
- Aqui no meu cadastro
diz que a sua internet já foi religada este mês.
- Sim, ela já foi religada e desligada. Olhe, eu vou tentar explicar o que
está acontecendo. Toda hora minha internet cai. Aí eu sou obrigado
a ligar para vocês e pedir para que ela seja religada, e vocês me
dizem que só vão religar se eu der um trocado para vocês irem
comprar uma Coca na padaria. O problema não é nem a chantagem, mas a
frequência. Como vocês fazem isso semana sim, semana também, é
evidente que minha internet já foi religada este mês. Mais de uma
vez.
- Meu sistema diz que
eu não posso reativar sua internet.
- E daí? O meu sistema
diz que você não merece viver. E não é por isso que eu estou usando este argumento.
- Senhor, o máximo que
a internet pode ser reativada é uma vez por mês.
- Sabe, eu admiro muito
a criatividade de vocês. Cada vez que eu ligo, tem uma informação
nova. Eu ligo porque estou sem internet, e vocês dizem que estou
devendo. Eu digo que paguei, vocês dizem que vão ligar a
internet. Eu digo que a internet não foi ligada, vocês dizem que
não podem. Eu reclamo disso, vocês dizem que estou devendo. Eu digo que não estou devendo, vocês dizem que a internet não pode ser ligada este mês.
- Senhor...
- Daqui a pouco, eu vou ligar para dizer que estou sem
internet e vocês vão responder que não podem religar porque estou
sem camisa e almocei
bisteca. Vocês são bons demais.
- Senhor...
- Cada atendente aí escreve seu próprio material, ou vocês têm uma equipe só para isso?
- Cada atendente aí escreve seu próprio material, ou vocês têm uma equipe só para isso?
- Senhor...
- Bom, o papo está
ótimo, mas eu preciso ir. Tenho um monte de coisas para fazer hoje,
e vou passar o dia na internet trabalhando. Ah, a propósito, você
pode religar minha internet? Que cabeça a minha, quase me esqueci de
pedir.
- Senhor, sua internet
não pode ser religada novamente este mês.
- Olhe, é o
seguinte... É.... Espere. Você me dá um minuto?
- Sim, senhor.
- Só um segundo, por
favor.
- Sim, senhor.
- Só mais um instante.
- Sim, senhor.
- Pronto. Estava vendo uma coisinha aqui na Internet e me desconcentrei. Desculpe. O que você estava dizendo?
- Pronto. Estava vendo uma coisinha aqui na Internet e me desconcentrei. Desculpe. O que você estava dizendo?
- Que sua internet não
pode ser religada mais uma vez este mês.
- Puxa. Que notícia
ruim. E como posso fazer para ter internet novamente?
- O senhor precisa
pagar o débito em aberto.
- Os dez reais, né?
- Isso.
- Caso contrário, eu
fico sem internet para o resto da vida?
- Caso contrário, eu
não posso religar sua internet.
- Entendi. Bom, tudo bem. Eu
assumo meus erros e minha dívida. E peço que me perdoe.
- Senhor, não é
necessário...
- Eu faço questão. O
erro foi meu e eu mereço ficar sem internet. Estou me sentindo
péssimo e com vergonha. Quero desligar. Espero que você possa me
perdoar um dia.
- Posso ajudá-lo em
algo mais?
- Não, obrigado. Eu
tenho que lidar com a minha consciência sozinho.
- A Vivo agradece sua
ligação e tenha um bom dia.
- Obrigado. E mais uma
vez, me desculpe.
Desliguei o telefone,
fiz um café e me sentei no PC para ver as notícias na internet.
Pois no momento em que
pedi para a atendente aguardar alguns minutos, minha internet –
aquela mesma que não poderia ser religada – havia voltado a
funcionar, com sites, vídeos e e-mails abrindo normalmente. Ou a
atendente da Vivo encontrou um modo de driblar o problema, hackeando
o sistema da operadora e religando minha internet, ou era tão
toupeira que clicou em “ligar a internet desse cara” sem nem
perceber.
Agora, como ela nem percebeu que eu disse: “desculpe, estava vendo uma coisinha aqui na internet e me desconcentrei” quando voltei ao telefone, acho que a segunda opção é a mais provável.
Agora, como ela nem percebeu que eu disse: “desculpe, estava vendo uma coisinha aqui na internet e me desconcentrei” quando voltei ao telefone, acho que a segunda opção é a mais provável.
(Aproveite e curta a página do Champ no Facebook, antes que a Vivo corte minha internet novamente)
8 comentários:
Cara, genial como sempre. Mas confesso que estes seus dois últimos posts me deixaram tão p$@!, que eu nem consegui rir.
Muito surreal...
Realmente a Vivo fornece ideias para ótimos posts, mas se quiser mesmo resolver seu problema, abra um chamado na Anatel (reclamando da Vivo), já tive problema com a Vivo e o chamado na Anatel resolveu tudo em 48 hs, os caras precionam a Vivo e esta resolve o problema. Depois que você faz isso a Vivo passa a te tratar de outra forma, te passa até outro número para futuros problemas, é como se houvesse uma divisão, os clientes normais e os que já reclamaram na Anatel.
Vivo, uma empresa desonesta!!!
Rob Gordon, você me deve 10 reais de analgésicos. Estou com as bochechas doendo de tanto rir.
Rob Gordon, você me deve 10 reais de analgésicos. Estou com as bochechas doendo de tanto rir.
Eu hein... que empresa mais esquizofrênica, essa! o.O
O mestre... ahahaha
Essas cias de telefonia no Brasil são todas malucas!
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