5 de janeiro de 2011

Top 5 2010 - Posts

5 - Fórum – Experiências Sexuais Verídicas de Nossos Leitores
Uma das coisas mais difíceis que eu tento fazer no blog é apresentar as situações do cotidiano de forma criativa. Às vezes, não fico satisfeito em recheá-las de piadas, eu preciso criar algo em cima do formato do próprio texto (um exemplo é o post do Toddynho, que muita gente ainda se lembra). E poucas vezes eu me diverti tanto quanto ao fazer isso neste texto, que, além de brincar com o Besta-Fera (que é um personagem extremamente divertido de trabalhar), resgatou alguns dos meus primeiros textos. Sim, eu criava textos fictícios da Fórum (da antiga revista Ele & Ela) durante as aulas na faculdade para me divertir. E diversão aqui é a palavra-chave: afinal, você não conseguirá fazer alguém se divertir com seu texto se você não se diverte enquanto o escreve.


4 - Cicilho
Impressionante como uma palavra pode mudar um texto inteiro. Escrever o texto foi fácil, difícil foi segurar a risada durante a ligação. Não, minto. Escrever o texto não foi tão fácil assim. Assim que a ligação terminou, eu reproduzi todo o diálogo e o transformei em crônica em alguns minutos, mas não estava satisfeito com ele. Estava apenas uma transcrição, faltava alguma coisa. Foi quando eu tive a ideia de transformar o nome do meu alterego, de Cecílio para Cicilho. Eu estava sozinho na redação – era tarde da noite – e a primeira vez que li o “Cicilho” escrito na minha frente, gargalhei a ponto de passar mal na minha mesa. E era um dia que eu precisava demais de uma gargalhada dessas.


3 - Fome de Viver
Ninguém reparou, mas o post sobre os meus exames médicos é quase uma saga condensada em um único texto. Basta ler com atenção para ver que cada um dos exames é um trecho independente, com situações totalmente diversas e estilos diferentes. Coloquei tudo num único texto por dois motivos: o primeiro é que não tinha certeza (até hoje não tenho) se cada exame poderia ser desenvolvido como um post único. Acho que não. E segundo porque tive receio da médica “alemã” que comandou meu teste ergométrico ficasse muito parecida com o Herr Direktor de Saúde deste post aqui. Assim, os exames acabaram virando um post só, mas isso é positivo já que eu percebi que os leitores não apenas suportam como gostam de um texto com piadas tão distintas. Pessoalmente, tenho muito orgulho do trecho das lambidas na televisão, e dou risada dele até hoje.


2 - Star Trek - Primeiro (e último) Contato
Como fã de Jornada nas Estrelas, escrever este texto foi umas das coisas mais divertidas que fiz nestes anos de blog. E, por mais que eu sempre tive vontade de fazer algo neste estilo, eu não ficava caçando ideias para criar este post – um dia, fui até o boteco comprar Coca e a ideia pipocou na minha cabeça, quando eu estava pagando. Voltei correndo para a minha mesa (no elevador, já tinha metade do texto rabiscado na minha cabeça), sentei e escrevi de uma tacada só. Acho que nem todos os personagens centrais têm graça no texto, mas meu lado “fã” fez questão de usar todos os principais, de acordo com a personalidade de cada um. E me lembro de ter aprendido o valor de um bordão ao escrever este texto – toda vez que acho que a história está derrapando ou se perdendo, eu faço o Spock soltar um “fascinante”, e o texto entra no rumo novamente. Até hoje releio este texto de tempos em tempos e morro de rir com as legendas das fotos, especialmente a que mostra o Kirk conversando com Spock.


1 - Série Uma Vida em Copas
Pode parecer exagero, mas escrever alguns dos textos foi semelhante a meses de terapia, fazendo com que eu percebesse o motivo de muitas das minhas características, além de fazer as pazes com diversos elementos do meu passado – apesar do post sobre a Copa de 78 ser quase um exercício de imaginação. Cada texto da série tem uma história de bastidores, mas dois deles têm significado especial: o primeiro é o da Copa de 1982, que eu tive que parar de escrever duas ou três vezes, de tanto que eu chorava; e o outro foi a da Copa de 1994. Desde o primeiro texto, os leitores se mostraram ansiosos por este e, quando chegou a vez de escrevê-lo, eu senti um pouco de receio, achava que não sairia algo à altura do que as pessoas estavam esperando. O alívio (como escritor e como pessoa) quando eu publiquei foi tão grande que até hoje eu acho que o texto seguinte, da Copa de 1998, é meio perdido, quase como se eu tivesse terminado tudo o que queria dizer em 1994, e estivesse começando uma nova série. Mas, no conjunto, nenhum texto que escrevi em toda a minha vida foi tão importante quanto esta série, especialmente em termos pessoais.

8 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

Excelente seleção. A propósito, foi na série Uma Vida em Copas que eu conheci seu blog.

Filipe Ribeiro disse...

Aliás, minto: foi na Carta Aberta ao Movimento "São Paulo para os Paulistas". Mas foi a série que me viciou no blog.

Natalia Máximo disse...

A Besta-Fera é um personagem? Como assim?

E a série da Copa foi realmente sensacional. Thumbs up

Marina disse...

Os que eu gostei mais foram o 5 e o 4, respectivamente. Besta-Fera é meu ídolo.

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

Que legal, um deles eu nunca tinha lido! hahahahha

Kika disse...

Rob, dentre estas, a do Cicilho foi uma das mais engraçadas,realmente. Mas as da Copa, dava pra ver a sua entrega nos posts, o que nos envolveu completamente!

Adorei a retrospectiva!

P.S.: um pouco ausente dos comentários porque, como já disse antes, esses programinhas de feeds facilitam a vida mas acabam com nossas visitas aos blogs... :(

Pri disse...

Nossa, mto legal este top 5 ... me fez lembrar de alguns textos engraçados e ter vontade de ler alguns q não me interessei na época! Parabéns!

Kel Sodre disse...

Estou tão desatualizada do Champ, Rob... mas prometo (mais pra mim mesma) que um desses fins de semana eu ponho a leitura toda em dia. Tô até com saudade! hahaha Abraço.