18 de maio de 2010

Carta Aberta ao Sr. André Forastieri

Caro André Forastieri:

Na posição de jornalista como o senhor, gostaria de abrir esta carta pedindo desculpas, em nome de todos os fãs de heavy metal, pelos comentários ofensivos que você recebeu em seu blog, por conta do texto Ronnie James Dio – O Deus Ridículo do Rock.

Infelizmente, alguns fãs – não apenas do metal, mas de todos os tipos – levam qualquer crítica aos seus ídolos para o lado pessoal e, na falta de argumentos melhores para retrucar, elaboram respostas que não acrescentam em nada à discussão, normalmente abordando temas como gosto musical e orientação sexual do autor.

Quanto ao seu texto em si... Bem, ele é puramente opinativo. E você tem o total direito de expor sua opinião, tanto quanto eu tenho o direito de discordar dela. Na verdade, eu discordo da maioria dos textos sobre música que você assinou desde a extinta revista Bizz, mas não havia pensado em responder algum deles. Até hoje.

E não decidi elaborar uma resposta hoje porque sou fã de Ronnie James Dio (sim, sou), mas porque achei que o oportunismo do seu texto beirou o ofensivo. Aliás, oportunismo é a palavra chave aqui.

Em determinado trecho, você cita que este “mundo de fantasia pseudocelta estilo Senhor dos Anéis/RPG/Harry Potter é coisa de pré-adolescente”. Sim, talvez você esteja correto. São canções sobre um mundo fantástico, com criaturas e artefatos irreais.

Mas o que me deixa curioso é que o senhor, atualmente, está à frente de uma editora cuja principal publicação é uma revista sobre videogames que tenta, a todo custo (e com um esforço louvável), mostrar aos não-iniciados no tema que “games não são coisa de criança”.

Analisando isso de forma simplificada, você coloca as músicas com esta temática como coisas de criança, ao mesmo tempo em que luta para mostrar ao mundo que Super Mario (com todos os seus cogumelinhos que conferem super-poderes, tartaruguinhas e roupinhas de abelha) como “coisa de adulto”? Desculpe, mas isso soa totalmente incoerente para mim.

Enfim, creio que cada um é adulto onde deseja.

Claro que você pode argumentar que a indústria dos games rende bilhões todos os anos, com títulos que não devem em nada – em termos de criatividade, relevância, orçamento e tecnologia – aos grandes filmes de Hollywood (algo que sua revista propaga de forma cada vez mais insistente), o que a torna um assunto de adultos.

E eu, mesmo sendo fã de games, vou rebater dizendo que a indústria do heavy metal, mesmo longe de seu período de maior apelo popular, ainda movimenta fortunas a cada ano, com lançamentos (em diversos formatos) e shows.

Além disso, ambos são, para mim, entretenimento. Se eu consigo aprender alguma coisa (e aprender alguma coisa inclui, também, “estimular minha criatividade”) jogando games ou ouvindo as músicas de Ronnie James Dio, creio que isso é mérito meu. Se você não consegue, talvez o problema esteja em você, e não necessariamente nas músicas, que “são coisas de pré-adolescente”.

Como eu disse, creio que cada um é adulto onde deseja. Ou melhor, onde consegue.

Na verdade, preciso me retratar: essa sua atitude não me soa incoerente, mas sim desrespeitosa. Posso estar errado, mas, lendo e relendo seu texto, não consigo deixar de sentir, como afirmei acima, um enorme oportunismo nele. Pois você não tem nada de pontual a dizer em seu texto, apenas que não gosta de Dio e de seu trabalho.

Enfim, é sua opinião. Ou melhor, é sua preferência musical. Agora, elaborar um texto sobre isso justamente um dia após a morte do artista em questão é de um mau gosto incrível. Como se não bastasse, você expõe sua opinião da forma mais ofensiva possível, usando o termo “ridículo” à exaustão – o que denota implicância pessoal ou falta de um vocabulário mais rico.

Este mau gosto só é ultrapassado pelo péssimo timing dele, o que explica o oportunismo a que eu me referi. Mas claro que timing é tudo para quem busca atenção. Dio acabou de morrer, quer hora melhor para polemizar e ganhar acessos e mais acessos no blog?

Assim, somando seus argumentos e a data da publicação, seu texto perde todo o caráter informativo ou opinativo, soando como um ataque gratuito aos fãs. E isso no pior momento possível, já que fãs – novamente, não apenas do metal, mas de todos os tipos – costumam sofrer com a morte de seus ídolos. Além de desrespeitar os fãs, você está desrespeitando uma pessoa que acabou de falecer de câncer.

O mau gosto disso é memorável.

E esse oportunismo lhe rendeu, hoje, o posto de “assunto da internet”. Até este momento, seu artigo possui 227 comentários, e seu nome está circulando pelo Twitter. Parabéns. É o seu dia de glória, mesmo que para isso você teve que contradizer, com esta atitude, tudo aquilo pelo qual luta, na sua vida profissional, a respeito dos games.

Assim, a próxima vez que alguém colocar que a indústria de games – aquela mesma indústria que põe boa parte da comida na sua mesa – é “coisa de criança”, lembre-se, antes de começar a argumentar contra isso, que ela pode, sim, ser coisa de criança para alguns; mas, para outros, ela jamais será.

Para algumas pessoas, ela pode ser uma grande paixão; os games podem ser algo que esteve em suas vidas inteiras, e que, simplificando, os tornam mais felizes. Ou seja, eles significam para essas pessoas exatamente a mesma coisa que as músicas de Ronnie James Dio significam para seus muitos fãs.

Então, se você exige, em seus longos editoriais, respeito sobre suas formas de entretenimento preferidas, favor começar a respeitar os hobbies e paixões dos outros. As pessoas que compram a revista que você edita são fãs de games; se você quer que eles sejam respeitados, dê o exemplo respeitando os fãs de coisas que você não gosta.

Porque, ao contrário do que você parece ter enormes dificuldades em compreender, “respeitar” e “gostar” não são sinônimos. Nem precisam ser.

Como eu disse, creio que cada um é adulto onde deseja. Ou melhor, onde consegue. Ou melhor ainda, onde lhe convém.

Para finalizar, dou o braço a torcer e assumo que sim, você merece a fama que conquistou hoje. Não devido ao seu texto sobre Ronnie James Dio e sim por ter criado a palavra “tronitruante”, que ainda não existia na língua portuguesa até ser usada em seu texto. Pessoalmente, fiquei na dúvida se você estava tentando escrever “tonitruante”, mas, na minha humilde posição de alguém que gosta de “coisa de pré-adolescente”, achei melhor não dar palpite algum.

Grandes abraços.

PS – Se o seu texto foi uma homenagem a Ronnie James Dio, a ambigüidade dele o tornou totalmente infeliz. Mas, caso esta tenha sido sua intenção, favor desconsiderar esta carta.

230 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 230 de 230
Unknown disse...

PARABÉNS!!!
eu votaria em vc p/ presidente!
todo respeito ao Dio!

João Neto disse...

Rob Gordon... Parabéns cara!
Você foi muito profissional e coerente em seu post em resposta ao Forastieri. Eu também fiquei indignado com toda a covardia explícita e gratuita sobre o nosso querido e saudoso DIO.
Ah! Já adicionei teu Blog nos meus favoritos!
Força brother!!!

Elison disse...

Olá caro amigo Rob Gordon, suas palavras realmente expressaram exatamente oque todos nós fans do Mestre Dio e de Heavy Metal em geral gostaria de ter dito. Não digo isso aceitando a critica de que os "metaleiros" não tem argumentação ou qualquer outro tipode preconceito que sempre recai sobre, mas por motivo emocionais agente acaba indo pro confronto e baixando ao nivel do tal Forastiri, e vc soube com muita inteligencia e honradez colocar o tal jornalista em seu devido lugar!
Sou um fan aqui do ACRE e agradeço enormemente por sua carta!

BRESLAU disse...

Parabéns, excelente texto! Acesse o meu blog também, colocarei um link para esse post nos comentários da homenagem que fiz ao Mestre DIO. Obrigado!

http://breslaubeer.blogspot.com

Unknown disse...

parabéns Rob Gordon. vc deu uma resposta inteligente a um jornalista ignorante e egoista que fez um comentario ridículo em busca de atenção!
R.I.P DIO

HEADBANGER ACRIANO disse...

CARA... TODA VEZ QUE LEIO ESSE COMENTÁRIO INFELIZ SOBRE O DIO, ME DÁ VONTADE DE ENCHER A CARA DESSE ANDRÉ FORASTIERI DE PORRADA... ESSE CARA É UM FRACASSADO, É SÓ QUESTÃO DE TEMPO PRA ELE TÁ NA MERDA... É POR ISSO QUE ELE FICA APELANDO. QUE VC TENHA UMA MORTE LENTA E DOLOROSA SEU BAITOLA!

Paulo Dickinson disse...

Falou tudo Rob, kara vc falou tudo o que estava na minha mente do que eu queria falar na cara desse infeliz !
Parabéns !

Ang-chan disse...

querido, vc foi perfeito!!! Sintetizou exatamente o que nós queriamos dizer e expressou muito bem.
Obrigada de coração!

Unknown disse...

Ronnie James Dio,como sabemos (fãs),foi muito mais que um mestre do Heavy metal. Sempre deu exemplo de carater social, promovendo shows onde o lucro foi convertido para enrtidades que prestam o serviço de caridade. Suas músicas sempre estaram em minha mente e coração, como para milhares de fãs em todo o planeta. Exemplo.
Pena que alguns "pêsos" só sirvam ao próprio égo, e não reconheçam o luto do Metal.
Obrigado Rob Gordon.

Anônimo disse...

Seu comentário disse tudo, perfeito, gostaria apenas de saber se o André o leu. Parabéns, e gostaria de apenas reforçar o seguinte: André deveria ter respeitado o luto de todos da família, bem como dos fãs, ou seja, nós que sempre adoramos a música do mestre e sempre continuaremos. Valeu...

Emerson disse...

Olá amigos / Irmãos do Metal

Boa Noite...

Rob .. Boa noite

Peço licensa pra expor minha humilde opinião aqui no seu blog
Meu nome é Emerson. 38 anos
Sou um hedbanger. Sempre fui desde meus 13 anos de idade e com certeza assim vou até minha morte. Como muitos sempre tenho que ouvir asneiras preconceituosas sobre a música que ouço, a roupa que visto, sobre meus amigos (irmãos) do Metal, etc. Mas isso a gente supera, fácil. .. Amo o trabalho de DIO, gosto muito mais dele do que de meu pai. Como todos passaram a chamá-lo(mestre), realmente agora sabemos que ele era um mestre para todos nós. O Heavy Metal é meu refúgio. Minha paz , minha religião. Também estou muito, muito triste com a perda dele. Tenho discos em vinil do mestre Ronnie. Ante-ontem chorei ouvindo Luck-up the wolves.

Mas tentem entender minha opinião. Depois de ler a notícia dada no blog daquele verme oportunista (forastieri) e alguns outros imbecis dessa ala podre disso que chamam de mídia, tive um ímpeto de escrever vários chingamentos, e chama´-lo de tudo aquilo que todos tem vontade( e muitos o fizeram)
Afinal é logico. Quando se leva um soco, a reação instantânea é revidar.
Mas pensem sobre isso... é exatamente aí que ele conseguiu sua fama !!!!
Com 300 posts o blog do cara nunca esteve melhor !!
Então pensem nisso...

1) IGNOREM esse imbecil. Não lhe dirijam palavras de baixo calão...
não escrevam mais nada a ele.( Não estou desmerecendo o que vc fez Rob, ao contrário, sou a favor do que já foi feito contra esse babaca) Mas isso é o bastante. Não perpetuem a "FAMA" deste imbecil.

2) Se for preciso citá-lo, dêem o título que ele merece...

Jornalista mal sucedido, mal informado, oportunista e preconceituoso.
Penso que essa seria a forma de
acabar de vez com essa carreirazinha ("jornalista") de merda que ele tem.
A própria mídia engolirá esse ser desprezível.

e por último

3) Aquele que for o felizardo de encontrá-lo na rua, de-lhe uma cusparada e um murro no meio da cara e diga ... esse é pelo nosso querido Ronni James DIO, seu otário

Abraços e Muito Heavy Metal a todos.

brunoveloso disse...

Postei isso no blog do Forastieri, se será aprovado ou não, veremos:

"Feio por feio, Dio não lançava mão de programas de edição de imagem e maquiagem para estampar um "site" na "web".

Provavelmente tinha consciência plena de sua imagem e certamente acharia ridículo a tentativa de parecer com um bumbum de bebê mumificado alguns milhares de anos antes do próprio herói vir a supostamente "encarnar".

Acreditava eu que beleza e juventude nunca foram requisitos para se fazer entretenimento. Principalmente música. Até porque não têm relação com a técnica.

Esse senhor não merece respeito. Corrigindo, sua opinião não o merece.

É espantoso e nojento quando se traveste de liberdade de expressão o proselitismo religioso. Ou numa hipótese ainda pior, quando as palavras de um "profissional" (bem como seu emprego) parecem estar plenamente vinculadas a uma tentativa de massificação da informação e seu direcionamento a uma ideologia disfarçada, mas sempre presente em todos os veículos de mídia desse conglomerado "cristão-capitalista" milionário.

Espero não ter sido mais ofensivo que André o foi, mas observemos: ele está vivo pra responder.

Só não o deveria fazer sob a alcunha de "jornalista". Isso maltrata a já desgastada imagem que tem a profissão.

Jornalistas deveriam noticiar. Nem mais nem menos que trazer a público um fato. Atividade diversa é a de comentaristas, blogueiros, internautas visitantes e líderes religiosos que dão opinião.

Se financiada por interesses velados ou insuflada pela paixão pura e simples é outra coisa."

Unknown disse...

Simplismente obriigada, por usar o


seu espaço público para fazer


circular coisas úteis e


interessantes sem precisar ofender

ninguém !


*BeeijO !

Vinicius Souza disse...

gostaria de dizer um monte há aquele jornalista, mais não interessa mais, o não conhecimento e a tentativa de aparecer deu super certo, e agradeço por sua carta kr, escrever xingando ou falando da opção sexual dos outros é muito facil, mais escrever como vc escreveu é muito dificil, muito obrigado mesmo pela carta aberto dirigida ao sr. esqueci o nome dele, ou melhor não interessa.

Anônimo disse...

Longe de mim defender o Forastieri mas apelar na finalização da carta aberta a fez perder metade da credibilidade. Você discorre sobre a forma oportunista e sobre as ofensas contidas no texto dele, pra no final das contas, chamar atenção por causa de um errinho bobo de digitação? Um tipo de ofensa que só perde pras relacionadas a sexualidade ou questionamentos quanto a habilidades cognitivas, em números de ocorrencia na internerd.

Rob Gordon disse...

Anônimo do comentário anterior:

"Tonitruante" não é um erro de digitação, apesar da proximidade entre o "t" e o "r" no teclado. Tonitruante é ima palavra que muitos acreditam erroneamenteexistir no vocabulário português.

PS. O meu "ima" é um erro de digitação - apenas para você entender melhor a diferença.

Anônimo disse...

O texto ta bom e tal, mais eu não quero as desculpas desse imbecil não, ele merece todos os comentarios ofencivos ou mais, ha uma sabedoria que é o seguinte: "Quem fala o que quer ouvi o que não quer"
Bom mais mesmo assim valew pela resposta por aquele absurdo.

Unknown disse...

"Na posição de jornalista como o senhor, gostaria de abrir esta carta pedindo desculpas, em nome de todos os fãs de heavy metal, pelos comentários ofensivos que você recebeu em seu blog, por conta do texto Ronnie James Dio – O Deus Ridículo do Rock.

Rob Gordon..quanto a minha pessoa não há necessidades de se desculpar com esse idiota q se diz "jornalista", esse cretino nãopassa de uma barata pseudomiiática. ... comentários ofensivos??

Ofensivo ..foi o q esse crápula, patife e mal caráter escreveu logo após o falecimento do Mestre DIO.

Unknown disse...

"Infelizmente, alguns fãs – não apenas do metal, mas de todos os tipos – levam qualquer crítica aos seus ídolos para o lado pessoal e, na falta de argumentos melhores para retrucar, elaboram respostas que não acrescentam em nada à discussão, normalmente abordando temas como gosto musical e orientação sexual do autor."


Mas quem levou pro lado pessoal foi justamente esse cretino. É tão patético,é tão pulha, que teve a cara-de-pau de querer ridicularizar até mesmo a calvície do Mestre DIO. Não se trata de faltas de argumentos dos fãs..mas sim ..de INDIGNAÇÃO..com tamanha falta de desrespeito, não somente com um artista..um músico..mas tb com um ser humano q estava passando momentos difíceis em sua vida ..com relação a sua saúde..q resultou em sua morte...

Argumentar e discutir sobre uma crítica pertinente, inteligente .. é uma coisa...mas esse não é o caso. Esse imbecil, não fez crítica alguma, a não ser escrever um monte de asneiras e tolices, sobre um artista e músico, q de fato ele desconhece.


Excelente sua argumentação a posteriori. Mas qualquer desabafo, mesmo q seja o mais ofensivo.. será compreensível e entendido..tamanha foi a falta de caráter e respeito.. desse retardado fútil e pueril.

Afinal...nem todos, se darão ao trabalho de perder seu tempo pra procurar saber o q esse estúpido..faz ou deixa de fazer em sua vida. Vc fez e mt bem, parabéns. Mas poderia ter nos poupado dos DOIS primeiros parágrafos.

Abraços ...

Anônimo disse...

A man begins scathing his wisdom teeth the senior time he bites on holiday more than he can chew.

Anônimo disse...

aqui fica só um pequeno comentário para esse cara.

você com certeza sobre de algum transtorno mental.

pq não se interna logo num hospício e some da web com os seus comentários.

após a sua morte talvez eu mesmo crie um blog falando.

André Forastiere, um retardado que pensava que era jornalista.

Fabi disse...

Menino, te contar que o mais próximo que eu cheguei de heavy metal foi o documentário daquela turnê do Iron Maiden, o "Flight 666", mas, outra vez, que resposta...! Você é bom nisso.

Ler suas coisas é muito prazeroso.

E vou mostrar o post a uma amiga que gosta muito do Dio, tenho certeza de que ela vai ficar feliz.

Beijo!

PS: Resolvi começar a leitura dos posts pela tag "A humanidade não deu certo", porque tenho certeza de que vou gostar.

Ana Flor disse...

"Porque, ao contrário do que você parece ter enormes dificuldades em compreender, 'respeitar' e 'gostar' não são sinônimos. Nem precisam ser.

Como eu disse, creio que cada um é adulto onde deseja. Ou melhor, onde consegue. Ou melhor ainda, onde lhe convém."

AMEI!
Assinado: fã dos New Kids on the Block aos 32 anos de idade. :)

Anônimo disse...

A contented noachian maturity is the award of a well-spent youth. A substitute alternatively of its bringing glum and melancholy prospects of decay, it would hand out us hopes of unwavering stripling in a bettor world.

Bruno disse...

O cara afirma que Restart é rock e ainda acha os caras "rebeldes".
Nada mais do que patético.

Exasperada da Silva disse...

Eta cartita mal escrita!

"elaboram respostas que não acrescentam em nada à discussão" -- 'acrescentar' é transitivo direto. Portanto vc deve dizer -- e escrever -- não acrescentam NADA à discussão.

Se vc faz quetão do "em", então vc poderia, dizer "q não aperfeiçoam em nada" ou "não prejudicam em nada". Ou pode usar qq verbo q vc escolha... desde q com a regência certa.

"responder algum deles": o correto é "responder A algum deles".

Esses são apenas 2 de mtos erros, imprecisões e incoerências. Não discuto a parte opinativa: não sei são Ronnie James nem André F.

Só guglei ele justamente pq li agora algo assinado por AF de q discordei e tava tentando descobrir a idade do cara.

Abraço!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, parabéns por todo o blog!

Este Forastieri é um perdedor! É a sintese daquela frase "Todo crítico é um músico / ator / diretor / escritor frustrado!"

Desde a época da revista Bizz que este cara fala as mesmas asneiras apelativas e frustradas.

O oposto de seu contemporâneo Ayrton Mugnani que escreve ótimos textos sobre qualquer assunto.

João Neder
jp2880@yahoo.com.br

RODRIGO ALVES LACERDA disse...

Pena que ele não lera isto. Belo texto!

Anônimo disse...

Caro Rob.
Somente hoje tomei conhecimento deste post, mea culpa!
Faço uma reprimenda sobre o post, peça desculpas por todos os metaleiros, exceto Wilson Branco (eu), pois como admirador não me sinto incluso na totalidade a que representa no referido pedido.
Sobre o post do senhor André, tudo bem, afinal cada qual convive com o seu próprio mundo e ele acredita piamente que o dele é melhor, como eu disse tudo bem.
Apenas uma coisa me deixa intrigado no artigo do senhor André, ele deixa entreaberto (e coloca entreaberto nisso!) um possível oportunismo de Ronnie James Dio, ora bolas, sobre a entrevista com Kurt Cobain, ele declara veladamente que a fez a contra gosto, não teria também um oportunismo de sua (dele) parte?
Com a única exceção apontada, o restante do texto (seu) ou post, está muito bom e coerente.
Aceite um abraço amigo
Wilson Branco

Mr. Mandelbrot disse...

Esse Forastieri sempre gostou de polêmicas, e sempre foi um belo de um chato de galocha. Mas isso ajuda na carreira quando não se tem talento, fazer o quê.
Me lembro bem desse artigo (na Bizz) onde ele usou o tal "tonitruante", se não estou enganado foi numa crítica de um disco do Killing Joke, falando do baterista. Se foi o primeiro, não sei, mas não lembro de outros. A seção de críticas de discos da Bizz era uma pérola atrás da outra... você podia ir comprar de cara os discos que eles não gostavam, era certeza de coisa boa.
Só acho que só de onda deveriam fazer uma paródia desse "artigo" substituindo Dio por um game famosinho (entre adultos cultos, claro) qualquer só pra ver a reação dele.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 230 de 230   Recentes› Mais recentes»