28 de janeiro de 2009

O Tempo Passa, O Tempo Voa...

O restaurante onde eu almoço, em Pinheiros, tem dois problemas graves. O primeiro é a mania do cozinheiro de bancar o artista, inventando nomes estranhos para os pratos mais comuns do mundo – qualquer dia eu falo disso aqui no blog. O outro é o serviço. Os garçons de lá não são internacionalmente conhecidos pela inteligência. Bom, vamos ser justos: a coisa melhorou de uns tempos para cá, quando começaram a contratar pessoas com um pouco menos de deficiência de fosfato no organismo para servir as mesas – um deles, especialmente, virou meu amigo porque também gosta de heavy metal e vem sempre se atualizar comigo sobre shows e discos novos.

Mas ainda sobraram uns garçons old school na equipe, que fazem questão de não olhar na sua direção quando você está chamando, e demoram uns cinco minutos para conseguir trazer uma lata de Coca Zero. Claro que, mais dia, menos dia, a seleção natural vai se encarregar deles, mas, até lá, eles vão continuar atrapalhando meu almoço sempre que um deles estiver atendendo minha mesa (e como eles fazem uma espécie de rodízio todos os dias, não adianta eu me sentar em outro lugar, acabaria virando loteria).

Desses garçons mais, digamos, tapados, um em especial consegue ser particularmente irritante. Às vezes, eu vou almoçar sozinho pelo único motivo de querer almoçar sozinho. Compro um jornal de esportes para ler enquanto como, e planejo passar uma hora ali, em silêncio, lendo, comendo e pensando na vida. Mas ele não deixa. Fica em pé, ao lado da mesa, lendo o jornal por cima do meu ombro. Eu mudo de posição, entro na frente dele, mas ele não se toca e continua lendo. Até a hora que eu me emputeço, coloco numa matéria sobre a semifinal do campeonato de vôlei feminino da Tailândia e deixo naquela página até ele ir embora.

Antes que pensem que sou grosso, se eu não fizer isso, às vezes ele insiste em comentar as notícias comigo. Eu estou comendo, e, de repente, ouço, ao meu lado:

– O Palmeiras ganhou?

Eu olho para ele com aquela cara de “se eu quisesse conversar, teria vindo almoçar com alguém”. Mas ele não consegue captar isso, é informação demais. Então, só me resta responder.

– Não.

– Mas tem uma matéria do Palmeiras aí.

– É um jornal de esportes. Tem uma matéria sobre o Palmeiras todo dia. Sobre o São Paulo também. Sobre o Corinthians também.

– Ah, então não ganhou?

– Não. Mesmo porque ele joga hoje. O jogo é daqui a oito horas. Aliás, a matéria é sobre isso.

– Ah.

Como não consigo encerrar a conversa, resolvo apelar para minha arma secreta.

– Você não consegue outra Coca para mim?

Aí ele se vê obrigado a ir buscar a porra da Coca e me deixa em paz. Na verdade, eu acabo nem tomando essa segunda Coca-Cola inteira, mas não me importo. Gosto de pensar que estou pagando R$ 2,00 por um almoço silencioso e não por uma lata de refrigerante. E assim vamos vivendo, eu e ele.

Mas ontem a coisa passou dos limites da cretinice.

Eu já estava no final do almoço, lendo as notícias sobre o Campeonato Carioca – que era a única coisa que ainda não tinha lido no jornal. Ele ali, em pé, ao lado da mesa. Eu já estava esperando o momento em que ele viria comentar algo sobre o Vasco. Eis que ele solta:

– É engraçado como o pessoal do Roupa Nova está velho.

Roupa Nova? Como assim?

Olhei o jornal de cima a baixo e não vi absolutamente nada sobre o Roupa Nova. Sem fazer movimentos bruscos para não assustá-lo, olhei ao redor procurando um CD do Roupa Nova nas mesas ao lado, ou um poster da banda na parede. Nada. Comecei a ouvir com mais atenção a música que estava tocando no restaurante. Não identifiquei o que era, mas não era Roupa Nova.

De onde diabos o Roupa Nova surgiu? Será que foi um pop-up que abriu no cérebro dele?

Não havia qualquer sinal de Roupa Nova ao meu redor. A única alternativa que restava era o fato de eu ter me transformado em alguém do Roupa Nova sem perceber. Peguei meu celular, levantei até a altura do rosto e olhei meu reflexo no visor.

Não, eu continuava sendo eu.

Só me restou fazer a minha melhor e mais caprichada cara de interrogação e olhar para ele. Foi o que eu fiz, mas o garçom continuou em silêncio, pois 1) ele não sabe reconhecer uma expressão de interrogação e 2) ele não considerou a hipótese de que a frase dele não se encaixava de forma alguma na realidade do planeta.

Assim, tive que apelar para a comunicação verbal. Mas fiz questão de continuar com minha cara de interrogação.

– O quê?

– O pessoal do Roupa Nova está muito velho.

– Ah, é?

Minha idéia era fingir interesse e, ao mesmo tempo, deixá-lo falar o que quisesse sobre o assunto. Desta forma, quem sabe, ele acabaria entregando alguma pista sobre os caminhos tortuosos que aquele pensamento percorreu pelo seu cérebro, evoluindo de uma simples “vaga idéia que não interessaria a ninguém” até chegar às suas cordas vocais na forma de um “comentário que valesse a pena ser dito em voz alta”. Infelizmente, não deu certo, porque tudo que ele respondeu foi:

– É.

Percebi que sutilezas não iriam funcionar. O negócio era entrar com os dois pés no peito e resolver logo aquilo.

– Só por curiosidade, porque diabos você está falando disso?

– Porque eles estão velhos.

– Não, porque você está falando ISSO? Não tem nada sobre o Roupa Nova aqui.

– Tem sim. Tem eles.

Ok. Calma. Como responder a isso?

– Hum?, foi tudo o que eu consegui.

– É. Eles estão aí no andar de baixo comendo. Eles sempre comem aqui.

– Ah.

– Não acredito que você não viu!

Por um momento, pensei em responder que se os caras da banda se sentassem na minha mesa e começassem a mexer na minha comida, eu não iria reconhecê-los, porque não faço a menor idéia de com o que alguém que pertence ao Roupa Nova se parece.

Por outro lado, caso ele fosse fã do grupo, esse é o tipo de comentário que poderia gerar atritos. O cara iria pegar bronca de mim, e, mais dia, menos dia, iria cuspir na minha Coca-Cola enquanto cantarolava freneticamente uma música do Roupa Nova na cozinha. Achei melhor sair pela tangente.

– Ah, é que eu estava lendo o jornal aqui.

Foi a sua vez de me olhar com cara de interrogação. Suspirei e expliquei:

– Eu fiquei olhando apenas o jornal e o meu prato. Dei algumas olhadas pela janela, mas só. Não olhei para as outras mesas.

– Ah, entendi. Mas eles estão velhos, viu?

– É. Acontece com todo mundo, respondi.

E acontece com todo mundo mesmo. Eu, por exemplo, estava envelhecendo uns cinco anos a cada frase que ele soltava.

– Igual ao Zezé di Camargo e Luciano.

(Interlúdio: porque algumas pessoas se referem às duplas sertanejas como uma pessoa só?)

– Eles também estão aqui?

– Não. Mas estão velhos.

– Ah.

– Algum tempo atrás, eu vi os dois na televisão sobre eles. Eles tinham 43 anos. Ontem, eles apareceram na televisão e já estão com 47.

– Nossa. Envelheceram quatro anos.

Aparentemente, ele não percebeu o sarcasmo e foi em frente:

– É, envelheceram muito. Já estão com 47 anos.

Seus olhos brilhavam e ele estava visivelmente empolgado em possuir essa informação. Aparentemente, ninguém mais sabia a idade da pessoa conhecida como “Zezé di Camargo e Luciano”, a não ser ele. E isso, pelo jeito, significava muito para ele.

Foi neste momento que meus neurônios entraram num processo de transe. Isso acontece comigo às vezes. Eles começam a tocar tambores africanos ensurdecedores e a dançar freneticamente, implorando para eu sacanear com a pessoa. Só param quando eu atendo esse pedido. E se eu não fizer isso, eles começam a me ameaçar, gritando que se eu não fizer o que querem, eles irão me deixar cego quando eu estiver atravessando uma avenida.

Resumindo: eu não podia deixar isso passar em branco.

Dobrei o jornal, me levantei e coloquei minha carteira no bolso, me preparando para ir ao caixa pagar. Olhei para ele e perguntei:

– Nem parece que eles têm 47 anos...

– Não.

O barulho dos tambores aumentou.

– E outro dia mesmo, eles tinham 43?

– Isso. Eu vi na TV.

O barulho dos tambores começou a fazer meu crânio tremer. Os neurônios dançavam cada vez mais rápido.

– É... O tempo voa. Quem diria que eles já estão com 47 anos? Aposto que nem faz tanto tempo assim que você os viu na TV e eles estavam com 43 anos. Quanto tempo faz isso? Uns três anos? Quatro?

Subitamente, os tambores pararam. Os neurônios interromperam a dança e ficaram aguardando em silêncio. Eles não se moviam. Aliás, eles mal respiravam, como torcedores que aguardam pela cobrança de um pênalti, esperando o garçom terminar de fazer as contas e responder a minha pergunta.

– É... Por aí... Acho que faz uns três ou quatro anos, sim.

Meus neurônios explodiram de felicidade. Agora, eles não apenas tocavam os tambores e dançavam como, também, gritavam alucinadamente. Meus órgãos devem ter imaginado que uma final de Libertadores estava sendo disputada dentro do meu cérebro e que, aparentemente, o time da casa tinha feito um gol.

Segurei uma gargalhada, me despedi falando qualquer coisa sobre o tempo passar rápido demais e fui embora rapidamente, antes que ele fizesse a prova real da conta que tinha acabado de fazer. Desci as escadas e fui em direção ao caixa. No caminho, percorri o restaurante com os olhos.

De todas as mesas ocupadas, duas delas estavam ocupadas por grupos de pessoas que estavam entre os 50 e 60 anos. Ou seja, até agora não sei em qual delas o pessoal do Roupa Nova estava.

Mas meus neurônios estavam ocupando demais celebrando, e não se importaram com isso.

E, para matar a saudade dos leitores - e contando com a colaboração do grande camarada Alê –, deixo com vocês o Top 5 assuntos aleatórios que você pode usar com desconhecidos na fila do banco, no restaurante ou no elevador, sempre que quiserem se passar por loucos:

1. – E a China, hein? (Diga apenas isso, não fale mais nada. Deixe a pessoa imaginar o que ela quiser)
2. – Sabia que o Paul McCartney é um sósia? Sabia que ele está morto? (Se a pessoa não responder nada, complete com “Já o Elvis, parece que ninguém sabe ao certo...”)
3. – Aceita um shuberry? (Se o sujeito ficar em silêncio, sem saber o que dizer, você olha nos olhos deles e grita “Ni! Ni!”. Se ele não conhecer Monty Python, os resultados serão inesquecíveis.)
4. – Putz, essa chuva vai acabar com a cidade hoje... (Mas diga isso sempre que estiver fazendo um sol de rachar)
5. – Já é Natal? (Ou qualquer uma de suas variações, como “Já é hora do café?”, “Já chegamos?”)


Posts relacionados:
Os “The Bits”
Geli-Limão
Nada Como um Dia Após o Outro

30 comentários:

Anônimo disse...

primeiraaaaaaaaasssssoooo!
Todos terão seus 15 min de idiotice, n é mesmo?

Anônimo disse...

Rob, os tipos que o cercam são hilários. Não sei como vc aguenta isso. Deve ser difícil ser vc. Ainda bem que tu tens o blog como catarse.
Morri de rir como o trecho:"De onde diabos o Roupa Nova surgiu? Será que foi um pop-up que abriu no cérebro dele?"

P.S.: O Zezé e o Luciano já estão na faixa dos 47?! Jurava que eles tinham uns 43! O tempo passa... mas humanidade não evolui.

Anônimo disse...

Para quem te conhece pessoalmente, o texto fica ainda mais engraçado. Só quem já viu a cara de ponto de interrogação pode entender completamente o absurdo da situação.

Chicletinha disse...

guria aih de cima fez uma baita sacabagem... flr da cara de interrogaçao.
td q eu mais queria era poder ter o privilegio de analisar esta 'reaçao'.
mas olha, o garçom pode ser um leitor do blog, q mto timido, naum encontrou maneiras de te flr isso e fica te cercando pelo simples prazer de star ao seu lado.
alias, ele deve tah mega feliz agora q ganhou algumas linhas por aqui.

Anônimo disse...

o telefone que toca/eu digo alô sem resposta

Gilmar Gomes disse...

o zezé di camargo e luciano é o pai da wanessa camargo...

e o chitãozinho e xororó é pai da sandy e junior....

só corrigindo, a diferença de idade entre zezé di camargo e o luciano é muito grande pros dois estarem com 47...

como assim não conhece roupa nova??? então tenho uma maldade pra você... você se passaria fácil fácil por um dos integrantes...

só precisava deixar bigode e deixar o cabelo... er... do jeito que está.

Anônimo disse...

hsuahsuahsaushaushaushaushaushaushaus

gilgomex foi no x da questão!

Anônimo disse...

Gomex

Já me falaram isso umas duas vezes. É o vocalista, né?

MaxReinert disse...

huahauhau...
não, não é o vocalista... o vocalista é o baterista e ele parece muito mais novo que os outros integrantes.... e mais alto... logo...............

Barretão disse...

Rob, tenta pedir uma Coca Gelimão pra ele, mas aí CONTA A HISTÓRIA DA COCA COLA! =)

Agora, o comentário do Felipe Lima me fez lembrar daquele cara que foi "tentar" estragar a festa de aniversário do SOS Hollywood. Não é que todos ao seu redor são hilário, Você é que escolhe ver o lado engraçado da coisa! Caso contrário, esse seria o blog mais emo da história! Já imaginou um emo que não conseguisse pedir uma Coca-Cola? Era suicídio afogado em Pepsi!

:p

Gabriel Leite disse...

Entrei e pensei: meu tempo é precioso demais pra desperdiçá-lo num texto gigantesco de um autor que eu não conheço (a não ser por poucos caracteres do Twitter) e acabar descobrindo que não passa de um post sem originalidade e cheio de pretensão como a maioria que lota a blogosfera.

No primeiro parágrafo eu já tinha esquecido de tudo.

Que blog bom pra caramba! Escrita ágil, ORIGINAL e DESPRETENSIOSA! Em outras palavras: sou um fã instantâneo.

Congratulations, men!

Perci Carvalho disse...

a conta dele ta errada... o Zezé di Camargo e Luciano tá com uns oitenta e poucos anos... 47 acho q tem o Zezé sozinho...

Pode me matar depois desse comentário.. mas eu JURO que eu ia dar um jeito de dar uma espiada no Serginho almoçando...

sim. eu sei que vc nao sabe quem é Serginho... ele é um 'Roupa Nova'. E tá velho mesmo.

Kel Sodre disse...

"a conta dele ta errada... o Zezé di Camargo e Luciano tá com uns oitenta e poucos anos... 47 acho q tem o Zezé sozinho... "

hihihihihihihhihihihihihih

"ele é um 'Roupa Nova'. E tá velho mesmo."

huahuahahuahuahuahuahuahuahuahua

Gostei tanto do post quanto dos comentários da Perci!!!

Varotto disse...

Muito bom! Seu melhor texto em muito tempo, Mr. Gordon.

Mas sobre o Roupa Nova, pode parecer estranho, mas eu acho que no repertório antigo deles tem coisa muito boa (antigo mesmo, tipo 70's e early 80's), além dos caras serem músicos muito bons e respeitados no circuito de estúdios.

Porém, há muito tempo que virou uma bandinha que só quer saber se emplacar hits em trilhas sonoras de novelas.

Bem que falam do Toto (Africa, Rosanna, etc.) como o Roupa Nova estrangeiro. Os caras eram uns puta músicos de estúdio respeitadíssimos (O Steve Lukater até hoje é muito respeitado no círculo guitarrístico), mas formaram uma banda mediana que tem alguns bons sucessos e um monte de coisas que não dizem nada.

Enfim, parabéns pelo texto e queremos saber mais sobre a culinária rebuscada do restaurante.

P.S.: Coca Zero?!?!?! O que um Wii não faz, hein?!

Sil disse...

Ah, você almoça no mesmo resturante do Roupa Nova e NEM SABE QUEM SÂO?!?!?!!?!
Sacanagem...eu adoro os "meninos" da banda, os arranjos vocais deles são ótimos e claro, eu gosto mesmo das músicas antigas, de quando eles eram meninos mesmo ^_^
Minha filha(Bruna) ficou 40 minutos em uma fila na Saraiva só para me dar um CD autografado deles.
E Percy, eu também daria um jeito de espiar o Serginho hahahaha!
Adorei o texto Rob, já animou meu início de fim de semana(sempre começo na quinta para durar mais).
Beijos
Sil

Barretão disse...

Sabe, Rob, acho que os caras do Iron Maiden estão velhos. Aliás, eles sempre foram velhos, né? que nem os Stones... faz uns 20 anos que eles tão velhos...

vou ligar no restaurante e dedurar isso pro seu garçom! =D

Varotto disse...

É, até acho que os Maiden estão velhos mesmo e que o Davey Murray está parecendo uma tia ;o).

Mas que ver o velho Dickinson ainda correndo e pulando de ponta a ponta do palco dá um alento, isso dá.

P.S.: Tava brincando. Não acho que eles estão velhos não. Mas outro dia eu vi o Murray, com um cortezinho estranho de cabelo e ele estava com a maior cara de tia velha mesmo.

Varotto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crisolda disse...

Vai, num implica com o colega, Rob. O moço deve tá tentando ficar na nova leva e tá se esforçamdo pra ser simpático. Ou então só gostou de você mesmo, é a cocaO e o fit funcionando,hhauhhauhaha
Mas aqui, e a china hein?

Crisolda disse...

Esforçamdo tá na nova regra? Putz..

G7 disse...

você esqueceu da frase de elevador de pessoas sem assunto mais falada do mundo:

E AI, CORRERIA?

G7

Otavio Cohen disse...

q prazer ler um post com cara de champ (não que vc escreva algo ruim, pq n é verdade, mas qdo o post é CHamp, n tem como não comentar)

"o zezé di camargo e luciano é o pai da wanessa camargo...

e o chitãozinho e xororó é pai da sandy e junior..."

¬¬ eu qria ter falado isso, mas eu posso falar mais. a wanessa camargo já namorou o KLB, sabia???


enfim, eu gosto de ROupa Nova das antigas (se bem que tudo q eles lançam é coisa antiga ao vivo, então...) e gosto do Toto que alguem citou aí em cima tb. só pra constar

Lari Bohnenberger disse...

Ahahahahahahahahahahhhahahaahahah
ahahahahahahahahahahahahahahahahah
ahahahahahahahahahahahahahahahahah
ahahahahahahahahahahahahahahahahhah
ahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Esta blogada está especialmente espetacular! Tô chorando, aqui! Como já é uma da manhã, e amanhã levanto às seis, sei que vou passar o dia muito cansada e dormindo pelos cantos, mas tá valendo...
Agora, só pra esclarecer: os caras do Roupa Nova podem até estar bem velhos, mas o Serginho é um coroa bem enxuto! Ainda dá um caldo! Tá, chega, deixa eu ir embora antes que os tambores na tua cabeça comecem a ribombar novamente! Rssss!

Ah, tem selinhos para você aqui: http://oelementofogo.blogspot.com/2009/01/presentes-ganhos.html

Bjs!

... disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuito bom!
Cara, adoro teus testos!
Aliás, deixei um selo pra você no meu blog. Dá uma passada lá pra apanhar.

Sucesso!

Thiago Dalleck disse...

"Será que foi um pop-up que abriu no cérebro dele?"

hauhauha, quase engasguei lendo

Anônimo disse...

"O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boaaaaaaaaa..."

pô, eu sei que é tosco, ridículo, mas eu não resisti haha

aqui em casa ainda hoje tem as fitas K7 deles, e ainda hoje, elas são tocadas aqui...

abraço Rob

Rafiki Papio disse...

Algo me tocou nesse texto.. Eu nunca mas esquecerei quando ver um garçom.
Sem movimentos bruscos, uma boa idéia.

Anônimo disse...

namorou com o klb!!!
hsuahsuas

jah disse q adoro os comentarios?

dari

Unknown disse...

tem um selo maneiro pra vc no meu blog!
passa la!
http://bacteriumcrazy.blogspot.com/

banana disse...

mais uma campanha do Centro Bananístico de Desenvolvimento Blogueiro: Rob, e a Mallú?