22 de julho de 2008

Crise de Identidade

Nos anos 60, auge da guerra fria, os Estados Unidos começaram a investir num sistema que tornasse possível o diálogo entre todos os computadores das Forças Armadas. Com isso, estratégias e segredos militares poderiam ser transferidos instantaneamente de uma base para outra – independente do lugar em que elas estivessem – o que facilitaria muito, também, a pesquisa científica.

Isso foi o embrião de algo que, nos anos 90, seria conhecido como Internet, uma rede enorme que, em tese, conectaria todos os computadores do planeta entre si. De acordo com uma pesquisa feita em 2007, 17% das pessoas do planeta utilizavam regularmente a internet. O número ainda é pequeno porque provavelmente os moradores do Oriente Médio e os usuários do Speedy ainda não têm acesso a esta tecnologia, mas a tendência é que isso mude um dia.

Enfim, a internet revolucionou o modo de pensar das pessoas. Não se vive mais sem internet. Muito dos avanços científicos e tecnológicos dos últimos anos não seriam possíveis sem ela. Isso sem falar que qualquer pessoa pode se sentar e expor seus pensamentos ao mundo em blogs e páginas pessoais. Músicos expõem seus trabalhos, cientistas apresentam suas teses, escritores publicam romances e contos. Imagine o que Leonardo da Vinci, Beethoven e Einstein faria com a internet.

Já no Brasil, aparentemente ninguém fez nada com a internet ontem porque o Orkut saiu do ar durante algumas horas, para manutenção. De acordo com essa notícia aqui, miguxos de todos os cantos do país se reuniram na aldeia virtual, usando blogs e twitter para expressar seu pânico pela impossibilidade de entrar no Orkut. E aí, claro, começaram os boatos: o site ficaria fora do ar por seis meses, foi tudo um truque para aumentar a dependência das pessoas, estavam investigando todos os perfis atrás de pedofilia. O fenômeno já ganhou até nome: o apagão do Orkut. Original demais.

Enfim, os miguxos brasileiros estão mais tranqüilos. O Orkut voltou ao ar.

Ou, ao menos, parte dele.

Sim, porque continuando com o meu inferno astral, a única coisa do Orkut que não voltou ao ar foi o meu perfil. Aparentemente, a única página do Orkut que não abre é a minha. Isso porque dois minutos antes do Orkut sair do ar, meu perfil foi invadido.

Eu estava trabalhando tranquilamente e de repente comecei a receber e-mails do Orkut, e os e-mails me chamavam de Jeniffer (com dois “f” mesmo). Entrei no meu profile e tive a maior crise de identidade da minha vida. Constatei que tudo o que eu sabia sobre a minha vida, todas as minhas memórias eram uma farsa. A partir daquele momento, eu me chamava Jeniffer e tinha 19 anos.

Abri minha carteira, peguei meu RG e fui conferir meu nome. Nada de Jeniffer. Entrei no Orkut de novo. Agora eu não era mais Jeniffer, era apenas Jeni. Fui ler o “quem sou eu”, mas tinha um texto cafona ali, cheio de frases feitas, não consegui passar nem da terceira linha. Fui para o álbum de fotos e não tinha mais foto nenhuma. Ou seja, agora eu sou uma Jeniffer, ou melhor, uma Jeni, e não consigo nem saber se sou gostosa. Fui até o banheiro e me olhei no espelho. Barba mal feita, barrigudo, careca. Ou seja, a tal da Jeni era um canhão. Ô fase.

Voltei para a minha mesa e abri meu mail. As pessoas aparentemente não se importavam com a minha feiúra e estavam me adicionando como amigos. Em três minutos, umas cinco pessoas me adicionaram – todas elas com aqueles nomes indecifráveis e coloridos, escritos com a mesma fonte usada na capa daqueles discos de Death Metal que você não consegue nem ler o nome da banda. Todos eles adicionavam e mandavam scraps dando “oiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”, aparentemente sem se importar com o fato da Jeni ser careca e ter cavanhaque.

Ou seja, minha versão Jeni é bastante popular, mesmo sendo feia. As únicas conclusões que consegui tirar disso foram: 1) eu sou feia, mas muito legal; ou 2) eu sou feia, mas dou para qualquer um.

O problema é que fiquei curioso a respeito dos meus novos amigos, mas não sabia o que fazer. Sim, porque quando você é adicionado por alguém que não conhece, é comum mandar um scrap dizendo “De onde você me conhece? Quem é você?”, mas seria estranho demais começar a mandar scraps para meus novos amigos perguntando “De onde você me conhece? Quem sou eu? Eu não era homem hoje de manhã?”. Enfim, logo em seguida o Orkut saiu do ar e a Jeni foi embora com ele.

À noite, quando cheguei em casa, fui direto tomar banho e, até onde eu percebi, estava tudo no lugar. Fiz questão de checar. E, percebendo que eu era eu, fui dormir em paz. Mas, na dúvida, desliguei o celular. Afinal, vai saber com que tipo de loucos eu andava quando eu era Jeniffer?

E, enquanto meu profile não volta ao ar, deixo vocês não com um Top 5, mas sim com o Top 1 frases mais cretinas que as pessoas usam no "quem sou eu" do Orkut:

1. "Pessoas Inteligentes falam de Idéias, Pessoas Comuns falam de Coisas, Pessoas Medíocres falam de Pessoas!" (será que até hoje ninguém percebeu que esta frase fala de pessoas, logo, pelo sentido dela, quem escreve isso é uma pessoa medíocre?)

31 comentários:

MaxReinert disse...

hauhuhauhauhaua....

Coisas do Orkut... esses dias descobri que eu (ops.. a minha imagem/foto) era também de um cara que morava no interior do estado e tinha 24 anos... logo imaginei que das duas uma:

* Eu pareço ter cara de alguém mais jovem do que eu (tenho 35!)
* Eu pareço ter cara de viado (no outro perfil tinha 24 e isso parecia uma piadinha infame!)

Enfim.. depois de um "tira minha foto daí seu retardado" as coisas voltaram a normal (acho!)e minha imagem voltou a ser só minha mesmo...

PS: Outra pro top 1 (?):
Muito difícil falar me mim mesmo!

Garbo disse...

desvirginaei um post?? q orgulho...

tenho q comentar algo inteligente, até pq todo mundo vai ler e tlz vao no meu blog pra ver se sou um idiota ou se sou minimamente leível (essa palavra existe?) e agora? estou em uma crise de pânico, minha cabeça esta vazia. meu blog esta as moscas, pos a tempos nao vou la escrever algo, e a spessoas vão ver isso!!!

ja sei! se escrever idiotices aki ninguem vai me levar a serio e ninguem vai ver o quao incompetente eu sou. ou posso fazer um texto gigante cheio de lirismos e vao desisteir de ler antes de chagar no blog.

....

droga os leitores daqui leem textos grandes...

ja sei, posso nao revisar o comentario e aí ele vai sari cheio de erros de concordancia e portugues e vai causar o mesmo efeito...

é isso entao, um texto logo e ruim nunca atrairá as pessoas, mas o grand finale (isso um bordão como esse ja espantou metade) vai ser suficiente pra zerar os acessos no Garbo, la vai:


Bom texto Rob, passa la no meu!


hahahahah brilhante!

Garbo disse...

merda...

Kel Sodré disse...

hahahahahahah

"Ou seja, agora eu sou uma Jeniffer, ou melhor, uma Jeni, e não consigo nem saber se sou gostosa."

hahahahahahahahahhahahahaha

Amo estes textos com total cara de Champ-Vinyl!

Não sei o que acontece com meu blog que ele é desassociado do meu perfil. Portanto, Rob, dê uma olhada aqui, por favor:

http://www.armariodecoisinhas.blogspot.com/

Thiago Apenas disse...

"À noite, quando cheguei em casa, fui direto tomar banho e, até onde eu percebi, estava tudo no lugar. "

hauhauahhuahauhuahha
Deu até para imaginar a cena...

Tá, não gostei do que vi o0

R. O. disse...

E ai Jeni, beleza?

Anônimo disse...

hahaha suspenderam meu perfil semana passada, sabe Deus pq (possível desvio de conduta! Ohhh!!! :-O). Quase "morri". E sobre o Quem sou Eu, lembrei da descrição de um amigo meu, que colo aqui: "caralho, explicar quem sou eu é o mesmo que tentar tirar um furúnculo do saco. pode até sair, mas vai doer pra diabo. e vão sobrar lágrimas e xingamentos."

Marcio Sarge disse...

Isso está me cheirando a armação da Globo, que em um golpe só derruba o Orkut para que todos percebam(sem ele) que suas novelas não são tão ruins e que foi um erro as pessoas deixarem elas de lado para entrarem num cara chamado Orkut.

Em um futuro longo(eu acho) quando as máquinas já tiverem dominado tudo eles narraram para sua crias robóticas o fim da humanidade:

- bli-bli... Então era o inicio do apocalipse, o mal disse faça se o Orkut e o Orkut se fez, dai em diante descobrimos que não havia mais seres pensantes na humanidade
- Nooooosaaaaaaaaaaaaaaaa!!!1

Em tempo; ROb deixei uns selos que me repassaram no meu Blog, quando puder passa lá e pega se não vou ter que pagar a estádia.

Gilmar Gomes disse...

"Fui até o banheiro e me olhei no espelho. Barba mal feita, barrigudo, careca. Ou seja, a tal da Jeni era um canhão. Ô fase."

Cara, devo ser sua irmã mais nova... Jeh (Jéssica).

Anônimo disse...

Bom texto, Jeni. Espero que você não seja tão briguenta quanto o Rob, pois ele já brigou com a TVA, com a TIM, na padaria, na Colombo, com a síndica e com outros não relatados.
Que você escreva tão bem quanto ele.

Anônimo disse...

Essa frase é tão idiota que "comum" é a mesma coisa que "medíocre", e desde quando uma "coisa" é mais interessante que uma pessoa?

Fábio Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Melo disse...

Estranho...

Outro dia vi um tópico na comunidade do Champ (não a sua, do Champ) questionando a existência de um perfil de Orkut do Rob.

Agora podemos dizer que tal perfil existe (ou existia, sei lá) =P

___________________________________
Pois Bem...

Eyelyser disse...

MeEoOO DeUxXx!!!
Que coisa não?
acho que as pessoas hoje pensam mais no orkut como um parque ou algum lugar onde se sentem bem e estão rodeadas de pssoas de carne e osso.
sei lá... as vezes essa internet me aborrece. Cada vez mais as criancinhas estão ficando mais próximas de um físico à lá Faustão e só querem saber de Tibia. eita...

Otavio Cohen disse...

ahm, então é por isso q a galera da comunidade não conseguia encontrar o seu perfil.

fala o sobrenome da jennifer pra eu (não) te adicionar

Perci Carvalho disse...

' Gilgomex™ disse...
"Fui até o banheiro e me olhei no espelho. Barba mal feita, barrigudo, careca. Ou seja, a tal da Jeni era um canhão. Ô fase."

Cara, devo ser sua irmã mais nova... Jeh (Jéssica).'


Ô Dom viu!? fazem a gnt rir no post e nos coments xD


Nem liguei de ficar sem orkut, aliás, nem fiquei sabendo que fiquei sem orkut...Nao posso acessar daki do trampo mesmo... o que nao quer dizer q eu não o faça... blah.
Mas vou acessar pra te procurar, e saber se ainda eh Jeni ou já voltou a ser Rob.


bj

d. disse...

jeni, t add no kut miguxa!
ela IXCREVIA aXiM tBm?

ODEIO isso


VOLTAAAA PRA CASINHA ROB!

Henrique Miné disse...

"Pessoas Inteligentes falam de Idéias, Pessoas Comuns falam de Coisas, Pessoas Medíocres falam de Pessoas!"

nunca vi essa frase, mas quem coloca ve que tem um monte de palavras dificeis e acha que vai parecer inteligente.
ta bom então

xD

Thiago Apenas disse...

Rob. Vai falar sobre o novo filme do Batman (O Cavaleiro das Trevas)???

O Antagonista disse...

Cara, para mim o Orkut não faz a menor diferença, afinal, eu sou anti-social mesmo. Se essa porra sair do ar, juro a você, Jeniffer, que eu nem ligo...
hahaha...

Valeu.

Helen disse...

Não, não. Essa frase aí é, sim, horrenda (como várias outras o são), mas o PIOR que existe em termos de descrição no orkut é quando o 'cerumanu' resolve entupir a página com um texto de autoajuda BARATO — que diz coisas do tipo: "Seja imbecil!", "Não tenha vergonha de lamber asfalto!", "É normal correr como a Phoebe no Central Park!" etc. — creditado ao Veríssimo, Shakespeare, Fernando Pessoa ou Arnaldo Jabor.

Olha, com exceção do Jabor, que acho clichezíssimo e mal feito, os outros 3 são MUITO talentosos, não entendo como tem gente que acredita que aquele monte de frase feia é de algum deles. Aliás, entendo sim: é gente que não leu nenhum original dos autores e compra qualquer balela.

Comentando o texto, agora: Rob, tem coisas que só acontecem com vc! Ainda bem! =}

bEiJinHuXxX mIgUxAh JeNi ti vEju nA mIcArEtAhhHh fuiiiii XDXDXD

Gilmar Gomes disse...

pô Helen... Sacanagem!
Eu usava uma do Arnaldo que falava sobre barriga... Apesar de tb achar ele bem fraquinho.

Redd disse...

hahahaahahahahahahahahaha a minha sina é me deparar com essas frases cretinas! argh!!!

mas e aí, a Jení já se foi? acho q o orkut voltou meio "doidão", pq o seu perfil não foi o unico a aparecer trocado..

Anônimo disse...

Não sei porque as pessoas confiam tanto no orkut.

Ps. Rob Gordon, comentarei em todos os posts do seu blog. Comecei agora, um dia acabo. Pois tenho que ler os textos ainda. Espero que leia ao menos um. Os 4 primeiros posts do arquivo já estão comentados.
Ps²: quando conheço um blog e gosto MUITO, leio todo o arquivo.

Gilmar Gomes disse...

lucascf... uma dica...
passe no www.colunadolorida.blogspot.com


heuheueheuheuhue

gilgomex... cada dia mais cara de pau...

PS: e usando o grande número de leitores deste blog para arrebanhar novos leitores.

P! disse...

não precisava ter explicado o top 1, eu já tinha entendido de primeira.
mas o que acontece com você Rob?
nem comenta mais os comentários!
sua resposta aos nossos comentários faz falta, viu!

Fábio Melo disse...

Concordo Pâmela!

Thiago Neres disse...

Rob, li hoje no blog oficial do Orkut que menos de 0.1% dos usuários teve problemas como perfil alterado durante a manutenção de segunda.

Parabéns, você foi premiado!

(Comece a jogar na megasena)

=D

Lari Bohnenberger disse...

Ahahahahahahahahhaahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah.

Desculpa, não tenho nada melhor para dizer. A não ser que tenho uma amiga que descobri ser a versão feminina possuidora do azar Robgordoniano... o eterno "ô fase"...
Bjs!

Deise Rocha disse...

helen disse...

"
Comentando o texto, agora: Rob, tem coisas que só acontecem com vc! Ainda bem!"

Concordo plenamente com vc!

E o orkut saiu do ar, foi????
Jesus, em que mundo eu me encontrava, então????


--É sim, tem coisas q só a Deise não sabe...

Anônimo disse...

legal o blog


\,,/