22 de janeiro de 2008

Por uma Blogosfera mais Justa

O concurso para eleição da comunidade Blogger – Brasil terminou este domingo. O Champ-Vinyl foi eleito vencedor, entre os seis finalistas, com 61% dos votos – depois de vencer a categoria Cotidiano (com 69%). Assim, o Champ conquistou uma espécie de Tríplice Coroa no Orkut, vencendo o Estadual, a Copa do Brasil e, agora, o Brasileirão. Tomara que inventem logo uma Libertadores.

Antes de continuar com o post, quero, obviamente, agradecer a todas as pessoas que votaram no blog, foram às ruas, fizeram campanha e mandaram fazer 6.000 camisetas – que infelizmente não ficaram prontas a tempo. Muitos agradecimentos especiais caberiam aqui, mas quero ressaltar alguns deles: ao Davis, meu habitual marketeiro político; ao Júlio Moraes e ao Wagner, grandes camaradas (obrigado pelo grande apoio!), e ao Gomex, torcedor-símbolo do Champ, que consegue, sozinho, fazer mais barulho que a torcida organizada de muitos times.



Agora, é hora de falar do concurso em si. Blogs excelentes participaram em todas as categorias (sobretudo Cotidiano, que me sinto mais apto a julgar) o que engrandeceu em muito o concurso. E, apesar dos esforços e da idoneidade dos organizadores, erros foram cometidos, como deixei claro neste post aqui.

Maldade? Não, longe disso. Sacanagem? Pelo contrário. Os organizadores do concurso são mais que honestos e não precisam provar isso para ninguém. O que provavelmente ocorreu foi um pouco de inexperiência – algo completamente compreensível quando se realiza (pela primeira vez) um concurso numa comunidade com mais de 6 mil membros – e que não diminui a coragem deles em arregaçar as mangas e organizar um “campeonato” desse porte.

"Champ está aí!!! Sempre fã do seu trabalho" - Cezinha

Enfim, isso me fez literalmente brochar com o concurso. Todos foram prejudicados por esse erro – ou, melhor dizendo, esse acidente –, mas senti que a maior porrada caiu sobre o blog Pensamentos Equivocados. Além de empatar na liderança da enquete final com o Champ no momento de seu cancelamento (e muita gente vota por impulso no blog que lidera a enquete), que perdeu horas preciosas, já que permaneceu com um post pedindo votos com o link para uma enquete inexistente. Em outra situação, caberia aqui um “chupa Pensamentos”, mas não é o caso.

Outro fator que chamou minha atenção foi que, a partir de certa hora, a eleição perdeu um pouco de seu propósito. Deixou-se de escolher o melhor blog para se apontar quem faz política com mais habilidade. Digo isso, porque, em certo momento, fui avisado de que alguns dos participantes estavam pedindo votos via scrap para os membros “adormecidos” da comunidade – aqueles que mal freqüentam o fórum, nem sabiam que estava rolando uma votação e, consequentemente, não estavam particularmente dispostos a conhecerem os blogs participantes.

Fui verificar e vi que era verdade. E foi aí que eu me invoquei.

Ativei o no more mr. nice guy mode: on e comecei a dançar conforme a música. Em poucas horas, me tornei um mestre do marketing viral, descobrindo todos os segredos dessa arte moderna, basicamente triplicando o número de votos que eu tinha. Ou seja, se você possuir uma empresa de remédios para aumentar o pênis, ou vende Viagra mais barato, me contrate como diretor de marketing, porque vou fazer as vendas dos seus produtos explodirem.


"Leio o Championship em casa e no trabalho. O Rob Gordon sabe contar histórias como ninguém e sabe ser engraçado na medida certa, além de um certo mau humor e sarcasmo. Desde que conheci o blog já adicionei nos favoritos e todo dia eu acesso várias vezes procurando novos posts.” -
Thiago


Claro que isso teve um ponto positivo. Muita gente que contatei realmente se interessou pelo Champ (mais até do que pela enquete em si), o que me fez receber muitos elogios nos comentários e no Orkut (alguns, reproduzidos ao longo desse post como forma sincera de agradecimento). E isso, sinceramente, vale muito mais que qualquer voto.

Por outro lado, isso fez com que o concurso acabasse se tornando uma guerra para atestar quem fazia a melhor campanha política. Com isso, as piadas do Capinaremos, a criatividade do Um País Chamado Uati, a inteligência ácida do Pensamentos Equivocados, a riqueza de informações do Netesporte, a seriedade do Blogonews, os conselhos e dicas do Códigos Blog (e qualquer coisa que vocês admirem aqui no Champ) foram deixados de lado, quando, justamente, eles deveriam pesar em cada voto dado pelos membros da comunidade.

Afinal, acredito que o objetivo do concurso é eleger os blogs que elevam o nível da Blogosfera, e não da Scraposfera. E isso todos os blogs finalistas fazem com louvor.

Justamente por esse motivo e pelo cancelamento da primeira enquete (repito: não culpo ninguém específico por isso) que, ao invés de cair no velho esquema de agradecimento do Oscar e dizer que “todos os finalistas são ótimos, não acredito que ganhei e esse prêmio também é de vocês, rapazes”, irei um pouco além.

Não. Vou dividir REALMENTE esse prêmio com vocês.

Como vencedor do prêmio, estou abrindo mão da tradicional vaidade blogueira e proponho que seja considerado um empate técnico.


“Acompanho o Champ desde seu primeiro post, e ele é deliciosamente brilhante e hilário. Virou minha rotina visitar esse blog a fim de começar bem meu dia. É isso, eu confesso: sou uma junkie e groupie literária deste blog. Como não votar nele?” -
Larissa


Faço questão que cada um de vocês cinco pegue o selo de primeiro colocado do concurso e o estampe no seu blog. Todos vocês merecem isso, mas não é esse o ponto aqui. O que interessa é que isso iria reparar todas as injustiças citadas acima.

E claro que sempre vai ter um gordinho com camiseta do Linkin’ Park sentado na primeira fila que vai perguntar:

– Ah, mas você não mandou scrap para todo mundo também?

Ao qual respondo:

– Releia o meu post de 16 de janeiro e depois releia o que escrevi aqui, animal!

E caso me acusem de estar desprestigiando o prêmio com essa atitude, aviso que estou fazendo justamente o contrário. A importância que um prêmio entregue numa comunidade desse porte tem, para qualquer blogueiro, é grande demais para ser desvirtuada como foi durante o seu andamento, mesmo sem nenhum competidor ou organizador ter essa intenção.


"O Champ tem um conteúdo que prende a atenção do leitor, isso é muito importante! Continue o bom trabalho, Rob!” - Alex


Não falo pelos organizadores da comunidade, mas como detentor do prêmio. Sugiro, sincera e humildemente, que se declare um empate, pois acredito que todos teriam as mesmas chances de ganhar se não fosse por esses fatores que citei acima. Creio que essa seria a saída mais justa e honesta dado todos os percalços do prêmio. Em última instância: “o prêmio é meu e eu o coloco onde quiser”. E eu quero colocá-lo onde ele merece estar: nas páginas de todos os blogs finalistas.

Afinal, eu não quero ser senador, governador ou presidente – logo, não quero ganhar nada devido simplesmente a uma campanha bem feita ou a um acidente cometido por inexperiência. Quero apenas que meu blog tenha o reconhecimento que lhe é devido. E, nesse ponto, acredito que falo por todo e qualquer blogueiro.

Muito me honra ter recebido esse prêmio. Mas deixaria tão honrado quanto saber que, neste momento, estou falando por estes cinco blogueiros em particular e que, com isso, estamos contribuindo para uma Blogosfera absurdamente melhor onde blogs de nível conseguem viver em parceria. Talvez essa Blogosfera que imagino seja utópica demais e nunca irá existir; por outro, lado esse meu post talvez seja um passo nessa direção.

Deixo essa resposta com vocês.



18 comentários:

Descharth disse...

Fui jurado nesse concurso, não jurado de morte, mas acredite quase morri vendo tantos blogs em tão pouco espaço-tempo.

A qualidade dos blogs finalistas e dos que não foram finalistas, me surpreendeu. Acredito que os blogs evoluiram e muito.

Realmente fica difícil uma votação popular isenta de paternalismos. Muitos que votaram o fizeram por pedidos via Marketing, Eu mesmo alertei aos outros concorrentes sobre isso.

Acho sua atitude muito legal, e não creio que nela esteja embutido um desmerecimento ao concurso. Compreendo seu lado e lamento não ter concorrido...Finalmente eu teria uma porra de selo de melhor de alguma coisa.

Esperamos no futuro mehorar a organização do concurso. Talvez elegendo um corpo de jurados maior e quem sabe tirando a votação da mão do povo...seria justo? Não sei, nem sei se há concursos de blogs realmente justos.

Só sei que mereceu quem venceu, mereceu quem foi pra final.

Unknown disse...

Sou suspeito pra dizer que seu blog é o melhor, porque tecnicamente eu não parei para ler os outros.

Acompanho e venho aqui varias vezes ao dia ver se tem posts novos e sei que você merece o prêmio e tomou uma ótima atitude dando esse empate tecnico.

Eu ia dizer que votei, mas não vou mentir falando isso, e sim dizer a minha desculpa. Eu estava viajando e então não pude votar e muito menos comentei nos ultimos posts, mas saiba que li todos assim que cheguei em casa.

Fiquei feliz em saber que você ganhou, descobri o blog a pouco tempo, mas já acho merecedor de qualquer prêmio que disputar (bom, qualquer não né, vai saber o prêmio que eles podem te botar).

Além de tudo aquilo que os outros falaram, o seu blog também me deu a vontade de ter meu próprio blog, que ainda não criei por preguiça e por achar que talvez não seja muito digno de escrever algo realmente engraçado e interessante.

Parabéns pelo prêmio e pela atitude.

Rumo a Libertadores!

Anônimo disse...

Como espectadora dessa panelinha gigante chamada blogosfera eu acho tudo muito estranho. Eu leio alguns poucos blogs cotidianamente e sinceramente eu só leio os posts e nem me ligo em todas essas intrigas embora volta e meia tope com alguém reclamando sobre isso. Seu blog é muito legal nesse sentido. Eu percebo que você não é paranóico com publicidade, embora também não faça careta pra toda e qualquer troca de links, Meme, ou qualquer coisa assim, e eu sei que todo e qualquer forma reconhecimento que seu blog tenha ou venha a ter será absolutamente merecido. Você coloca qualidade acima de tudo e isso é importante. Parabéns mesmo!

Anônimo disse...

A realidade é que você mereceu a colocação. Um cara safo e criativo. com grandes idéias e uma inegável alegria. Além é claro de um pote de vaselina enorme, porque tem que ter cuidado pra ler esse post e não escorregar (rs).

Parabéns meu camarada. Nessa venceu o melhor.

Climão Tahiti disse...

Primeiro: Parabéns.

Segundo: ?

Terceiro: http://pensamentosequivocados.blogspot.com

Pelo menos eu fiquei em terceiro e não fiz esse tipo de campanha, pois como disse, sou tímido. =p

Pena que perdi votos com esse problema, mas fazer o que? Problemas acontecem... E parabéns pelo prêmio e, sim, adicionarei o selo ao blog mas com link para esse post. =p

Espero que o pessoal da comunidade acate sua escolha e coloque os links de todos na descrição da comunidade.

Gilmar Gomes disse...

Quero lhe desejar o parabéns, mais uma vez... Notando que minha imparcialidade (que se alguém tinha alguma dúvida da existência da mesma, ficou bem nítido no citamento de meu nome em seu post) fez com que eu participasse ativamente do concuroso (que eu queria ter concorrido, quem sabe eu ficasse entre os seis classificados e agora ganhasse o primeiro lugar mesmo ficando em último) apoiando de maneira discreta e quase velada, o blog de meu caro amigo Rob, o Champ.

Quero deixar aqui, meus sinceros e cordiais parabéns a todos os outros concorrentes, disputantes, competidores, etc...

Carudamente, Gilgomex.

Sil disse...

Sou parcial, adoro o seu blog porque me lembra exatamente de como você é em carne e osso e do alto de seus 1,60m(não se esqueça que sou mais baixa que você ^_^). Ler suas palavras é como se estivéssemos conversando pessoalmente e por isso, admiro sua capacidade de ser honesto em qualquer situação, falando ou escrevendo.
Sem contar o fato de que você me ensinou a máxima "perco o amigo mas não perco a piada", adoro fazer isso com os meus amigos e sempre me lembro de você nessas ocasiões ^_^
Achei muito correta sua atitude e não tenho dúvidas de que, se os blogs foram para a final é porque mereceram e, como você mesmo disse, o prêmio é seu, faça o que quiser com ele.
Mas, sendo parcial(já disse que sou) sem remoroso nenhum, acho que você mereceu ganhar, independente de campanha por votos.
Por isso, PARABÉNS!
Que o blog continue fazendo sucesso e vencendo sempre.
Um beijo
Sil

Zanfa disse...

Cada um utiliza as armas que tem em algum concurso, você usou do sensacionalismo e do mistério no post do Top 5, e depois mandou todo mundo ler aquele post.

E eu não comecei o "scrap festival", eu estava pedindo para pessoas conhecidas, ou que eu tinha pelo menos já visitado o blog no passado para verem a enquete e votarem, e se fosse em mim, melhor!

Só parti pro Ctrl+C e Ctrl+V quando eu vi que você estava fazendo o mesmo com todos os membros, só trocando o nome do alvo. =)

Você fez por merecer essa vitória, não importa o como e o porquê.

Parabéns, e seguimos adiante.

Anônimo disse...

Mais uma da série "você me enche de orgulho...". Parabéns pela atitude.

Otavio Cohen disse...

eu dei uma checada em todos os blogs concorrentes (ou na maioria), mas depois desse post e dessas declarações... o prêmio está justificado.

por uma blogosfera mais justa.

Redd disse...

eu votei no seu blog sim, pq gosto dos seus posts. conheci o blog durante a realização da enquete, mas por acaso, sem campanha...

admiro sua iniciativa... E nao qrendo duvidar dos jurados, dos organizadores e tal, mas realmente, um campeonato desses via orkut realmente é meio dificil de sair mto bem feito... Todos os blogs concorrentes mereciam o premio, e é bom ver vc dividindo com eles!

E sim, continuarei vindo aqui ler seus posts, pq existem poucos blogs como este!

Julio Moraes disse...

Opinião sincera. Acredito que o Rigotti colocou seriamente sobre a posição dele quanto ao concurso, realmente foi algo que poderia ser evitado antes deste final - Talvez alguns recentimentos? -

Mas passo por aqui para apoiar o Ricardo, e entendo e sei o que ele fez. Até ja pessoalmente divulguei a ele minha opinião sincera, mas a todos os blogs que participaram, aproveitem o espaço e os acontecimentos para uma comunidade mais unida, e compartilhem da vitoria, todos ganharam.

Anteriormente o Ricardo nunca precisou se utilizar de SPAMs ou algo parecido para ganhar, e o mesmo não faria isto agora a não ser que o motivo fosse bem sério.

Acredito que a questão aqui é a evolução da comunidade e também do entrosamento de todos.

Como diria qualquer ser humano por ai: "Ao menos, já aprendemos para a proxima."

Abraços a todos os vencedores. Tudo de Bom, e como diz a galera do Carpiremos, continuemos as nossas vidas blogueiras.

Até a proxima.

Gilmar Gomes disse...

couro ou lycra (alguém leu meu post sobre marcas? www.colunadolorida.blogspot.com) por uma calça mais justa.

Fábio Melo disse...

Em primeiro lugar, parabéns! Você não foi meu elegido (votei no Dragus e no PK) mas mereceu, não importa como. O caso da campanha via scrap, de fato eu vi, e de fato achei estranho (eufemismo mode ON), mas não achei nada desleal. Apenas estranho.

Eu mesmo fiz campanha na primeira fase para os meus favoritos em cada categoria (se bem me lembro você viu e até comentou no post, estou correto?) e até a primeira enquete ser sumariamente deletada fazia uma campanha particular para o Pensamentos Equivocados. Nada viral, nada muito marketeiro na verdade. Acompanhei de perto tudo de que disse respeito ao concurso e entendo (e apoio) 100% a sua decisão.

Hoje estava conversando com alguns parceiros de blog e me surgiu uma idéia: sou membro ativo do fórum da comunidade e tenho certeza que os moderadores sabem quem são os blogueiros que mais participam das brincadeiras/campanhas/bravatas. Talvez fosse o caso dos moderadores convocarem esse membros que estão sempre lá para fazer parte do corpo de jurados. Contabilizo pelo menos uns 30 blogueiros bastante ativos que seriam um juri menos injusto. Talvez funcione, talvez não. Só não gostaria que esse tipo de coisa se repetisse.

Enfim, mais uma vez Rob, parabéns!

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Natanael Garcia disse...

Parabens, e uma coisa o alex dise,seu blog tem um conteudo q prende as pessoas, vc pode montar um livro q mesmo assim vou ler, ao contrario de muitos blogs q são cansativos demais, meus parabens, um blog muito bem feito, conteudo de alto nivel e sua sinceridade fez com q colocasse ele nos meus favoritos, abraço.

Se gostar de esporte de uma passadinha no planeta rsrsrs

http://planetaesporte.efcbrasil.com/

Gustavo Timm de Oliveira disse...

Inicialmente, ia te parabenizar pelo prêmio, Rob.

Mas aí vi sua decisão de compartilhá-lo e decidi lhe dar parabéns por isto também.

Pronto para parabenizá-lo duplamente, soube de sua indicação no Blog do Noblat. Mais um parabéns se avistava... :D

Parabéns, Rob. Já escrevi isso no D Bituca, mas repito aqui: merecidíssimo!

Não pensou em inscrever o Champ no Ibest?

Grande abraço!

Ps: Foi uma honra fazer parte da tua estratégia de marketing de guerrilha :P

Gustavo Timm - D Bituca (dbituca.blogspot.com)

Gustavo Timm de Oliveira disse...

Esqueci de avisar que te indiquei lá no blog, ok?

Abraço!

Alyx Hawk disse...

Falae rob, belezinha?

Cara, parabéns pela vitória! Repito a declaração (que vc citou inclusive neste post) que fiz sobre seu conteúdo: Seu material é divesificado e prende a atenção do leitor! Isso é muito importante!

Mas olha, eu não vi meu link na sua lista de parceiros. Me add lá mano! Sei que vc é ocupado e talz, deve ter esquecido.

Meu link: http://alex-phoenix.blogspot.com

Abraços e parabéns!
Alex