17 de outubro de 2007

Sensações (de que algo está errado)

Quando eu era criança, sempre fui meio outsider em relação a salgadinhos. Eu gostava mesmo é de batata frita, e esporadicamente comia um Baconzitos, para variar um pouco. Diferente de alguns amigos meus, verdadeiros estudiosos do assunto, que conheciam todas as marcas (até mesmo aquelas mais trash, tipo Ebicen ou Torcida) e estava sempre por dentro dos novos sabores que eram lançados. Alguns, inclusive sabiam qual refrigerante combinava mais com cada sabor e dedicavam-se aprimorar cada vez mais seus conhecimentos sobre o tema. A esta altura, claro, todos devem estar mortos devido à gastrite. Morreram em nome da ciência.

Eu não. Claro que, como toda criança, eu tinha meu lado trash, mas a respeito de salgadinhos eu era bem tradicional mesmo. E não gostava nem mesmo daqueles outros salgadinhos mais pops, tipo Fandangos ou Cheetos. Aliás, eu morro de nojo daquelas crianças que ficam comendo Cheetos e, na metade do pacote, já estão com um cavanhaque de farelo daquela merda.

Por isso que até hoje nunca me informei sobre os novos sabores de batatas fritas que saíram nos últimos anos. Eu passava os olhos pelas prateleiras de salgadinhos e via que deveriam ter mais uns dois sabores diferentes, mas nunca dei muita atenção a isso e a única que experimentei foi a Ruffles Churrasco (aquela que tem gosto de fumaça, sabe?), e mesmo assim, apenas por empatia com a palavra churrasco, mas aí é covardia, eu compraria até um tênis sabor churrasco.

Porém, ontem, passei no Pão de Açúcar para comprar meu jantar e decidi comprar uma batata frita para comer no caminho de casa. Porém, chegando ao corredor de salgadinhos, achei que estivesse no show room da Elma Chips. Isso porque eles lançaram uma nova linha de batatas fritas, chamada Sensações, com mais ou menos 50 sabores diferentes. Azeite. Azeite e Sal. Sal. Ervas Finas.

Por causa disso, demorei quase uns cinco minutos para encontrar um saquinho de batata frita com sabor de batata mesmo. Mas achei outro sabor com grande valor antropológico: Sabores da Terra. O que diabos é isso? Vem terra dentro do saquinho? As crianças deixaram de colecionar as figurinhas que vinham com o salgadinho e agora colecionam pedregulhos? Se bem que isso deve ser útil nas feiras de ciências. A criança joga um feijão lá dentro do saquinho de Sabores da Terra e, uma semana depois, o feijão virou um brotinho. Basta regar.

Alguém pode me explicar o que está acontecendo com o mundo? Batata frita era uma das últimas coisas que a humanidade ainda não havia desrespeitado. Agora, a Elma Chips maculou todo o conceito de batata fritas. Daqui a pouco, vão começar a lançar sabores como Uva, Bolinho de Chuva, Canja, Agrião. E, inevitavelmente, vai chegar o dia em que lançarão o sabor Picanha, com duas versões: com gordura e sem gordura. Meu medo é um dia eles fazerem um acordo com a Coca, e lançarem a Batata Frita sabor Coca-Cola, e claro que só vão lançar a merda da versão Geli-limão.

Procurado pelo blog, o Espantalho do Fandangos
ainda não se manifestou sobre o assunto.

Acha que estou exagerando? Pois bem, no caminho para o caixa, encontrei outra prateleira de salgadinhos, com o mais novo modelo (sim, modelo, porque uma batata dessas é um projeto, não é um alimento comum) não é de batata frita lançado pela Elma Chips: Frango Grelhado. Frango Grelhado! É brincadeira. Se lançarem uma versão sabor Arroz, você pode fazer uma refeição Elma Chips completa com Frango Grelhado, Arroz e um saquinho de batata sabor Batata mesmo, para acompanhar. Ô fase.

Quem não deve ter entendido nada foi a caixa, que acabou vítima da minha revolta.

– Faltou algum produto, senhor?

– Não. Pelo contrário. Tem produtos demais aqui. Tem coisa que não deveria existir.

– Como, senhor?

– Nada, nada. Quanto deu?

Ô fase.

Para finalizar, deixo vocês, agora, com o Top 5 Coisas Trash que eu comia quando era criança:

1. Dip Link – Era um pirulito gosmento que você mergulhava num pozinho (que, diziam que dava câncer) e chupava. Eu jogava o pirulito fora e comia só o pozinho. Ou seja, se realmente causava câncer, estou fudido.

2. Mastiguinha – Era uma espécie de vitamina do tamanho de um chiclete Adams. Na verdade, era uma bala que vendia em farmácia, mas não conheço uma pessoa que lembra disso, apenas eu. Outra lenda urbana infantil dizia que quem comesse mais de uma por dia, morria. Uma vez, eu e dois amigos comemos um pote inteiro em 4,5 segundos. E não morremos. Chupa, boato!

3. Geléia de Mocotó – Sei que não é muito apetitoso, mas sou tarado por isso até hoje. Toda vez que eu acho isso no mercado, compro potes para estocar em casa e como tudo em duas horas. E tanto faz a marca, pode ser Inbasa ou Colombo.

4. Suco de Feira - Nada é mais tosco que aqueles sucos sabor corante que vendem nas feiras, em embalagens ridículas com formas de calhambeques, aviões e tubarões. A criança tinha que abrir um furo ali e sair mamando naquela merda. Algumas décadas atrás, não era difícil me encontrar numa feira praticamente ficando com um tubarão.

5. Ice Pops - O dia em que a pobreza humana foi transformada em sorvete, ela levou o nome de Ice Pops. Eram uns saquinhos com um suco vagabundo, que você colocava no congelador e (supresa!) viraram sorvete. Na verdade, viravam gelo colorido. No verão, eu passava as tardes com meu irmão chupando gelo com cor de morango.

55 comentários:

Talita disse...

Acho que o buraco é mais embaixo. Na verdade esse Sabores da Terra não é nem batata, é aipim frito. Eu não estou brincando.

Felipe Bastos disse...

Oi amigo ,quanto tempo..fiquei um tempo sem blog e tal..

vim te avisar,que te indiquei ao um "prêmio" no meu blog...

http://cinemaafinseumadosedewhiskey.blogspot.com/

abraço !

Anônimo disse...

Bom, lembraças de infancia são uma maravilha, de todas as coisas que vc citou ou só me lembro da geléia de mocotó. ;x

Gilgomex™ disse...

hum...
acho que a única coisa d eminha infãncia que nunca esquecerei foi quando comprei um pirocóptero pra ver o bichinho voando...
mas minha total incompetência me fez desanimar com o coitadinho...

fiquei uns três dias tentando fazer aquilo voar a mais de 30 centímetos de mim, mas não rolava...

quando consegui ele voou e caiu num bueiro...

triste!

PS: receberei com prazer sua visita (e comentário ) em meu blog para ler a entrevista do século...

PS 2: entrevista do século...

Tyler Bazz disse...

Cara.. meu pai trabalhou alguns anos da minha infância na Elma Chips, e depois na Fritex (a "maior concorrente").. fui criado a base de Cheetos auhaUHauhaUHAauHA..

Essa Sabores da Terra aí tem de Mandioquinha e de Inhame!!!! =O

Fora o Fandangos, que até uns tempos atrás aí tinha de frango, de bife, e de chocolate!! (o FanDoce!)..

Ainda bem que não são da minha época..


o/

Maria Fernanda disse...

Se você experimentasse a batata Frango Assado mudaria seu conceito. É animal. E olha que eu sou tão purista quanto você. Tirando que além de batata eu também como palitinho salgado (Styski, Stisky? Sei lá.). E só.

Bjão!

An@Lu disse...

ah rob... agora cê avacalhou as minhas lembranças de infância em que eu comia fandangos vendo chaves, chapolin e carrossel... putz! infância medíocre hein?!
mas a verdade é que a paixão pelos fandangos ficou até hoje e sempre que alguem vem para portugal contrabandeia fandangos pra mim!

Anônimo disse...

Hahahahah, ótimo post.
Acho mesmo que só você conhece a Mastiguinha.
E aquelas pipocas rosas que eram coloridas com groselha (na melhor das hipóteses) e deixava a língua pink?!
Hahahah, ótimo, assim como geléia de mocotó.

JulianaGomes disse...

Prefiro Doritos jaiujia

Lindo o Layout! parabéns!

Anônimo disse...

Fandangos de chocolate...calma não infarte...rsrsrsrs estou falando sério

César Schuler disse...

Que revolta cara!

kkkkkkkkkk
ri demais com esse texto, muito bom cara :D

Anônimo disse...

Ai ai, dipilink era show de bola, eu amava o roxo, acho q era de uva....o pozinho era o melhor....e geléia de mocotó é uma beleza mesmo!
Nem me fale, isso faz eu lembrar da minha infância também...Acho que a única coisa que não lembro é dessa bala de vitamina, de resto, faz tudo parte da minha infância também.
Beijos

Cesar Fernandes disse...

vc esqueceu muita coisa.
tem sabor requeijão
sabor pipoca
isso mesmo pipoca em chips!!!!

meu sobrinho nem sabe o que é um milho

Babalu disse...

Ice Pops na minha terra se chama chup-chups / geladinho.

Tô contigo com a geléia de mocotó e não abro mão. o/

Unknown disse...

Que saudade, menino!
Então...
A Elma Chips, tá abrindo uma parceria com Miojo Lámen?
Porque parecem os mesmos sabores...rsrrs

Por "encrença que parível", eu me lembro de tudo que vc mencionou.

À propósito:
Velha não, jovem há mais tempo, certo?

Compartilho sua indignação, meu caro.

Beijokinha saudosa

*

Varotto disse...

Rapaz, sei como são essas situações de coisas que ninguém mais lembra além da gente. Como eu tenho uma ótima memória para coisas inúteis, isso acontece com freqüência comigo.

Mas se serve de consolo, eu lembro das Mastiguinhas. Então, se for delírio, deve ser do inconsciente coletivo. Para falar a verdade, acho que nunca comi e mal me lembro exatamente do que eram, mas me lembro bem do nome.

La disse...

Lembranças de uma infância não tão saudável existem aos montes, não? Dip Link, mini chiclets, o tiozinho do cachorro quente que passava na sua rua... isso sem contar a fatídica tubaína! Mas não adianta sermos puristas, as crianças hoje querem mais opções do que qualidade...

Anônimo disse...

Não Robs.... vc não é o único que lembra de Mastiguinhas.... eu comi muito disso também.

Unknown disse...

Cú, vc não é o único que lembra das Mastiguinhas. Eu tb lembro. Uhúúúúúú achava que eu era a única ou então que isso era coisa da minha cabeça. Que nunca tinha existido. Nem minha mãe lembra. E um dia eu tb virei o pote na mesa e comi todas de uma vez. Se eu pudesse achar isso na farmácia, juro que compraria para dividir com vc. Rsrsrsrs.
Beijão.

jv disse...

Dip Link e Ice pops eu também gostava disso ! Bom mesmo são aqueles palitinhos que não me lembro o nome...

Sil disse...

Cara, eu lembro das mastiguinhas, sou (bem)mais velha que você. Eu sempre comia mais do que uma por dia e enganava meus irmãos para comer mais do que eles ;-)

Eu odiava Dip Link, aliás, eu odiava pirulito e chiclete, preferia ler a brincar de casinha...eu era um verdadeiro ET hahaha!

Beijão

Anônimo disse...

Por isso que compro batata palha ao invés de salgadinho...

Sensações de frango à passarinho com limão é excelente e REALMENTE tem sabor de limão. Recomendo!

E eu sempre escolhia o suco de revólver *terrorista*

Tatiana Babadobulos disse...

afe, desenterrou mesmo essas coisas da infância. e eu adorava o ice pop, teve uma época que eu fazia em casa, um horror... hahaha

MaxReinert disse...

hauhauha... várias das coisas que vc falou eu conheço!!! ... ou seja.. to ficando velho!!!

Mas aqui em SC Ice Pops tbm se chama Chup Chup!!!

Quer comer uma coisa que vai te fazer ter insonia?
Pingo D'Ouro sabor Picanha!!!!

hauhauhahua

Precisa ver o cheiro que deixa na mão!!!!

Karin Kollnberger disse...

Oi Rob, obrigada pelo recado no meu blog, passe por lá mais vezes.

Lembranças "gastronômicas" de infância são ótimas. Eu comia fandangos amarelo com fanta uva, chocolatinho de cigarro e moeda, mini-chiclets (aquele que na embalagem tinha uma boca enorme rindo), pirulito com pó que explodia na boca, bala kids de café e um monte de outras coisas. Mas a fase mais legal foi quando a coca-cola estava dando como brinde aquele iôiô rosa escuro, era muito bom e virou mania.

Outra coisa: "sabores da terra" não é sabor de batata frita, não tem nada a ver. São na verdade mandioca e inhame fritos - produtos brasileiros e daí o nome.

Beijo!

SiLva&SiLva disse...

Daki a pouco lançam sabor de fígado acebolado também .
Excelente blog!!!!

Eduardo Vilar disse...

hahaha
você é a primeira pessoa que eu conheço (além de mim) que passou a infância comendo geléia de mocotó. era bom pacas, e ainda servia de copo quando acabava hehe
abraços

Amelie disse...

Mais 131 pessoas lembram de mastiguinha, ó:
http://www.orkut.com/ClickTracker.aspx?sei=CAMQARoLbWFzdGlndWluaGEgASiQkdEGMAI&sig=414d067ec1e0184ae1ea191546169056&url=%2FCommunity.aspx%3Fcmm%3D13912208

Bjos

FMstudios disse...

Kra blog top....parabens!!
abraços!

Rômulo disse...

Hdhshdhashus
Cara, tu é hilario!
Engraçado que o teu blog foi um dos primeiros que me derão aquela motivação permanente em MANTER um blog.
Sabe aqueles blogs falidos que se faziam no weblogger [seilá como se escreve] que nunca dava certo?
Poisé, tive uns 3.

Mas enfim.
Experimenta a saber Queijo parmezão. Tem gosto de meia velha.

^^

Abraço!

Anônimo disse...

Rapaz... Esse Ice Pops q vc fala aé nem parece ser pobre, pois com esse nome em inglês parece melhor que o da Kibon. Pq aqui onde eu moro ainda vendem desses mesminhos e aqui eles se chamam: FLAU ou GARRAFINHA,,, hauhauhauahQ! E vendem muito por aqui!! hehehe!

Anônimo disse...

Eu passei três semanas na Inglaterra em Julho desse ano, e a coisa mais original que vi em matéria de salgadinho foi mesmo Pringles sabor arroz. Uma porra chamada Rice Infusions, cheia de bolhas de ar e meio branquela, com cheiro de queijo e cebola. O mais legal era passar vários dias com aquilo aberto no quarto e tentar ignorar o cheiro de noite.

ex-amnésico disse...

Estou chorando de rir até agora!

Outro post fastástico, vai ser bom lá adiante! Não é a toa que tá cheio de prêmio! E vem mais por aí, certamente.

Os comentários são ótimos também. A batata sabor fígado acebolado do silva&silva foi demais (e eu comeria!).

Que susto, tive medo de ser o único a lembrar da Mastiguinha além de você (também era viciado, e em Melhoral Infantil também)!


Grande abraço!

Cruela Veneno da Silva disse...

eu me lembro da mastiguinha.

mas o sorvete não.

beijos

vera maya disse...

Só posso ler seus posts pela manhã, senão tenho que explicar a razão de ficar gargalhando na madrugada e acordando o prédio inteiro...
Quanto ao Ice, encontrei produtos genéricos por todo Brasil, com diversos nomes: chup chup, gelinho e sacolé..e adoro!! principalmente o sabor vermelho..
Sobre batatas, só conheço as "normais" e alguns sabores, mas tem em comum com os outros salgadinhos o mesmo cheiro (me perdoem os consumidores): chulé
Lembranças de infância, que delícia!
Parabéns..
Beijos

Carol disse...

Adorei o blog!!!!
Achei o endereço no orkut!!!!!
Posso colocar um link dele no meu blog?
Carol

Lari Bohnenberger disse...

Ah, esperimenta a batata sabor queijo! É tri boa!

Eu sempre comi muita porcaria quando criança (algumas continuo comendo até hoje), mas também nunca fui muito dos salgadinhos. Pagar para comer isopor? Tô fora.

Uma das minhas maiores alegrias foi descobrir que a nestlé havia relançado os deditos!!!

Agora, uma pergunta? Esse ICE POPS que vc citou por um acaso ´´e a mesma coisa que SACOLÉ?

Rafael Sarmento disse...

" Fe disse...

Se você experimentasse a batata Frango Assado mudaria seu conceito. É animal. E olha que eu sou tão purista quanto você. Tirando que além de batata eu também como palitinho salgado (Styski, Stisky? Sei lá.). E só.

Bjão!

5:12 PM"

No Way!
Frango assado pra mim só de dois jeitos...

Thiago Neres disse...

Hiuaehuiaehuiehuiehuieha... acho que pior que as batatinhas são os refrigerantes, que estão inventando cada coisa agora.

As empresas pegam duas frutas que não têm nada a ver uma com a outra (só a cor), misturam e lançam como se fosse algo gostoso. Aquela fanta laranja-manga... pelo amor de deus =P

De qualquer forma, belo post :D

Anônimo disse...

Cara, eu achava que Mastiguinha era fruto da minha imaginação!!!!!! Eu lembro também! E Ice Pop? Lembro até da propaganda, que a menina batia na porta do congelador e perguntava: "Ice Pop, você está pronto?" E ele respondia: "Tôôô!!!"
Quando falo isso pros meus amigos, eles acham que é invenção da minha cabeça! KKKKKK
Gustavo Medeiros
gustavomedeirosrn@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Cara, finalmente achei pessoas q tb comiam, e tinham vontade de comer mais de uma mastiguinha por dia... hehehe

Realmente existia essa lenda de q comer mais de uma levaria a criança a morte.. hauhauhauha

Na casa da minha mãe era como um ritual, eu só via o "sagrado pote de mastiguinha" uma vez por dia. Nunca descobri aonde eles escondiam...

Abração!

Anônimo disse...

Vc já experimentou as batatas sabor champagne? Sim, pois além de arroz e frango assado em saquinho, vc precisa de uma bebida p acompanhar a refeição!

Silvinha disse...

Eu também era "purista". Até experimentar a Ruffles Parmesão. Cara, eu trocava uma refeição por uma pacote daquele negòcio. Daì saiu de linha. Miseràveis!!! Fui em todos os supermercados, banquinhas e lojas de distribuição que pude e acumulei uns 50 pacotes. Fui economizando, comendo antes de vencer a validade. Me viciam e depois tiram do mercado?? Bastards
Mas depois de comer Pringles você esquece de Ruffles completamente (embora às vezes eu ainda pense na minha Ruffles Parmesão).

Ana Paula disse...

Eu tb lembro da bala mastiguinha!!! até q enfim alguém tb lembra.

Anônimo disse...

Rob, a Elma Chips chegou a colocar uo mercado um Fandangos sabor Churros! Os "salgadinhos" eram em forma de churros e vinha com um pacotinho de doce de leite pra acompanhar. Horrível, diga-se de passagem. E nesse reveillon foi lançada uma edição especial da Sensações... sabor CHAMPAGNE. Sinceramente, dessa eu gostei. Não sei se pelo nome, ou se é gostoso mesmo, mas os salgadinhos estão com sabores cada vez mais estranhos! Você chegou a ver o Fandangos Hot Dog?

Parabens pelo blog e um abraço!

Anônimo disse...

para tudo!! mastiguinha!! toso mundo que eu falo tbem nao lwmbra ja tentei achar foto na internet mas nao acho!!

Analyce Claudino disse...

Caramba! Esses dias me lembrei da Mastiguinha e pensei: vou consultar o grande oráculo (google)e eis que caio neste teu post. Eu era viciada em mastiguinha, elas vinham em um vidro, quadradinhas e coloridas, e o rótulo do vidro tinha um garoto com um sorriso grande, por entre os dentes do desenho a gente via as mastiguinhas. Eu amava, minha mãe tinha que esconder. Uma vez comi o vidro todo e não morri, mas acho que tiraram do mercado porque era bom demais e as crianças comiam como se fosse bala. Acho que nunca mais vou sentir aquele sabor de novo... Vou fundar um clube: mastiguinha's addicted! :D

Anônimo disse...

Hahaha...eu também era fã de mastiguinha, e não achei uma pessoa que lembrasse dela, até hpoje rs! Entro pro clube ! rs

Climão Tahiti disse...

Não gosto de Sensações... Sempre que como tenho a 'sensação' de que falta algo, como o sabor.

A única que gostei foi a de mandioquinha, mas aí já não é mais batata. Ou será?

*pensei sinceramente que já tinha comentado aqui...*

Marina disse...

Se Dip Link dava câncer, é câncer de estômago derivado de uma úlcera, de tão azedo que era aquele pozinho. Eu adorava. E geléia de mocotó, aqui em casa tem briga até hoje.

Eu sou do time dos que sabiam até qual refrigerante combinava com cada salgadinho. Mas sempre preferi batata. Até hoje, sou tarada por essas besteiras; nunca cresci.

Anônimo disse...

Lembro bem da tal mastiguinha, adorava comer aquele negócio e minha mãe não deixava comer mais de uma por dia, as vx eu pegava encondido.

Anônimo disse...

Até que enfim achei alguém que lembra da mastiguinha!!! Sempre perguntava aos meus amigos se eles lembravam da vitamina da Johnson's que tinha um sorriso no vidro onde a gente podia ver a cor dos tabletinhos e todo mundo pensava que eu era louca! Eu era viciada nisso e minha mãe escondia o vidro. Tenho várias outras lembranças ótimas da infância, como o "mandiopan", uma pelinha mágica que inflava depois de jogar no óleo quente e tinha uma propaganda que era feita pelo Ferrugem.

Renata Figueiredo disse...

Olá!!!
Eu lembro da mastiguinha!!!! Era viciada rsrsrs. Estava a procura de alguém que se lembrasse da mesma
Abrçs

Lilith Blue disse...

A mastiguinha era realmente um problema... era gostosa absurdo, mas só podia uma por dia!!!! Eu cacei o potinho pela casa toda e comi tudo de uma vez também, kkkkk. Realmente não matava mas podia intoxicar feio. pararam de fabricar... Até hj tenho trauma da vontade que passei de comer mastiguinhas escondido.

Vivi Rosada disse...

Eu achava ate hoje q só eu me lembravas das mastiguinhasss saudade boa q tenho!!! beijo