5 de janeiro de 2011

Top 5 2010 - Séries


5 – Walking Dead
Fanático pelos quadrinhos Walking Dead já há anos – bem antes do hype causado pelo seriado – confesso que já me sentei um pouco “vendido” para assistir à série. Não é segredo para ninguém que sou fã de filmes de zumbis e a trama consegue resgatar o clima dos longas apocalípticos de George Romero, com o mundo entregue ao caos e personagens altamente humanos – não espere por heróis, as pessoas fazem (muitas) besteiras numa situação dessas. E, como toda boa história de mortos vivos, os zumbis não são os vilões, mas sim o cenário.





4 – Mad Men
É uma pena que somente a 1ª temporada desta série tenha sido lançada em DVD no Brasil – nos Estados Unidos, ela está presente em todas as premiações desde sua criação. E com justiça, já que o mundo dos publicitários da Nova York do início dos anos 60 esbanja roteiros de qualidade (com muito sexo e bebidas) e personagens inesquecíveis, em especial o enigmático e talentoso Don Draper (a forma com que o episódio piloto constrói a personalidade dele deveria ser usada como exemplo em todos os cursos de roteiro).





3 – The Office
Steve Carrell é um gênio. Se em seus trabalhos no cinema ele é “apenas” talentoso, em The Office ele mostra porque é o maior comediante de sua geração, em cenas de fazer o espectador perder o ar de tanto rir, muito bem assessorado por um elenco absurdamente afiado. Mas é preciso se acostumar com o seriado, já que seu grande charme da produção continua sendo o fato de ser um reality show fake – preste atenção aos personagens olhando discretamente para as câmeras nos (muitos) momentos constrangedores que acontecem no escritório da Dunder & Mifflin.




2 – Deadwood
Esqueça os westerns estrelados por Johyn Wayne e Gary Cooper. A pequena cidade de Deadwood é um lugar imundo, tanto física quanto moralmente, sem heróis. E um dos grandes trunfos dos roteiros é justamente não ter um personagem central – apesar de, evidentemente, alguns serem mais freqüentes que outros – mas sim a cidade como um todo, que, assim como a maioria dos personagens, é real. Com a qualidade típica das produções da HBO, a série praticamente reinventa o gênero, com episódios repletos de diálogos que fariam muitos roteiristas de cinema babarem de inveja e um personagem inesquecível: o britânico Al Swearengen, dono de um saloon e talvez o melhor vilão já criado em uma série de TV.




1 - Sopranos
É um seriado que beira a perfeição. Diálogos, roteiros, personagens: tudo parece ser lapidado a dedo nesta obra que apresenta o mundo do crime organizado nos Estados Unidos de forma inesquecível, com uma inteligência que faz com que alguns episódios sejam assistidos de joelhos. Os roteiros acompanham o cotidiano do chefão Tony Soprano, comandante de uma pequena família de New Jersey, às voltas com inimigos (muitas vezes mais próximos do que gostaria), transações escusas, amantes desequilibradas e problemas dentro de casa, com a esposa e os filhos. Isso, claro, sem falar na sua própria crise de meia-idade, que o leva, já no episódio piloto, para sessões de terapia. A última cena do seriado, criticada por muitas pessoas pelo final dúbio, é a coisa mais genial que vi em uma série de TV.

3 comentários:

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

Mad Men está na minha lista "para ver algum dia" desde sempre, ainda não vi, mesma coisa com Deadwood. As outras 3 são, óbviamente, sensacionais, mas não sei, LOST e Dexter deviam ter entrado...

Fabi disse...

"The office" e chocolate são das razões pelas quais não desisti da vida.

Letícia disse...

Tendencioso