5 de janeiro de 2011

Top 5 2010 - Cinema


5 - Ilha do Medo
Em seu quarto filme, a parceria entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio finalmente chegou à maturidade neste suspense psicológico. O roteiro é quase um primor e DiCaprio mostra, cada dia mais, que realmente virou um ator de verdade. Mas o grande trunfo do filme é mesmo a direção de Scorsese que, seguindo o exemplo de Alfred Hitchcock, esbanja inteligência ao enganar a platéia o tempo inteiro, da forma que desejar.





4 – Como Treinar o Seu Dragão

Num ano comandado por animações, este projeto da DreamWorks chegou aos cinemas sem fazer muito alarde, visto que o estúdio estava mais interessado em promover o quarto Shrek. Contudo, é um dos melhores títulos da história do estúdio, com uma história encantadora, repleta de cenas de aventura e uma dupla de personagens centrais (o pequeno garoto viking e seu dragão) que mostra uma química de fazer inveja a muitos atores de carne e osso.





3 – O Segredo dos Seus Olhos
Premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, este longa argentino mescla inteligência e sensibilidade de uma forma poucas vezes vista, especialmente nos últimos anos. Seu roteiro, mesmo com ares de filmes policial, é um verdadeiro tratado sobre amor, paixão e a passagem do tempo. E de quebra comprova definitivamente que Ricardo Darin é, ao lado de Javier Bardem, um dos maiores atores desta geração.



2 – Toy Story 3
Após os excelentes Wall-E e Up – Altas Aventuras, a Pixar continua seu reinado sobre o mundo das animações mostrando, ano após ano, que o gênero pode ser tudo, menos infantil. Neste capítulo que encerra a trilogia sobre os brinquedos do menino Andy (agora crescido), há de tudo: aventura, comédia, suspense e romance, na medida exata. Mas sua grande qualidade é explorar os personagens centrais e as amizades entre eles de uma forma que torna impossível não chorar rios dentro dos cinemas.





1 – A Origem
Para desespero dos intelectualóides de plantão, existe vida inteligente no cinemão americano. E, atualmente, o diretor Chris Nolan é um dos grandes responsáveis por isso. Após o brilhante O Cavaleiro das Trevas, ele repete a dose com este longa estrelado por Leonardo DiCaprio (e um elenco de apoio invejável), apresentando uma trama ambientada no mundo dos sonhos, com ares de filme noir e costurada com uma precisão cirúrgica de fazer inveja a muitos filmes do circuito de arte.

11 comentários:

Otavio Oliveira disse...

Bela lista. tenho vergonha de dizer que não vi o Segredo. Mas os outros eu vi e (vc deve ter visto ou ouvido falar) entraram no meu top 5 na época do Meme das Antigas. A única diferença é que não tinha o Como treinar seu dragão e tinha o Tropa de Elite.

E, Rob, Melhor Filme Estrangeiro. Não Coadjuvante. hahaha

MaxReinert disse...

Lista ótima!!!

E muita shame on you Otávio por não ter visto O Segredo!

Ops...ainda não vi ToyStory3!!!

#calaabocaMax

Climão Tahiti disse...

Vi apenas A Origem.

Os demais não.

Não tive $$$ na agulha pra acompanhar cinema esse ano... =p

Tyler Bazz disse...

Não vi 2 deles.

A Origem é realmente BOM DEMAIS.
E O Segredo de Seus Olhos é um dos melhores filmes que eu já vi até hoje..

Tyler Bazz disse...

Não vi 3 deles, aliás.

Fernanda disse...

Ví todos esses. Adorei e concordo com praticamente tudo. Só que eu gostei por deveras de Scott Pilgrim, e colocaria ele na lista.

Ótimas escolhas!

Unknown disse...

Com certeza esses 5 estariam na minha lista também, só mudaria a ordem. ótimos filmes!!

Anônimo disse...

aaaaaaaaah, tava com saudade dos top 5

Ana Savini disse...

Vi todos e gostei de todos.
Olha só "O Segredo dos seus olhos" aí na lista... Foi o meu preferido de 2010, como já havia falado no meme.

Fabi disse...

"Seu roteiro, mesmo com ares de filmes policial, é um verdadeiro tratado sobre amor, paixão e a passagem do tempo."

EXATAMENTE isso.

Kel Sodré disse...

Porra, Otavio, que decepção! ATé eu vi El Secreto!! Aliás, vi esses dias, à noite. Fiquei tão impressionada que tive que ver um pedaço de BBB11 pra abstrair e conseguir dormir depois.