8 de junho de 2010

Sugestão Obrigatória #4 - Eneaotil



Um cronista não é uma pessoa que sabe escrever, mas sim uma pessoa que pega absolutamente qualquer situação do cotidiano e transforma num texto de dar água na boca. Mas o problema é separar o joio do trigo: afinal, da mesma forma que o Twitter fabrica humoristas a torto e a direito, a Blogosfera também é formada por cronistas e mais cronistas – o problema é que muitos deles têm a capacidade de transformar qualquer assunto num texto desinteressante e, em muitos casos, mal escrito.

Mas, em meio ao trigo, um blog que brilha é o Eneaotil, assinado pela Subversiva. Não me lembro como eu o conheci, mas me recordo que a primeira vez que acessei, passei quase um dia inteiro lendo e fuçando nos arquivos. E me encantei com o texto dela, que tem aquela característica quase mágica de fazer com que você se sinta próximo a ela, ou ao filho dela, Luquinhas (presente em muitos dos posts), mesmo sem nunca tê-los visto na vida.

O texto da Subversiva tem uma característica que todo texto de cronista precisa: ele é leve. A forma com que ela escreve flui de uma maneira que não cansa nunca, e faz você gargalhar quando menos espera – e é isso que torna cada post em algo brilhante. Mas ele também é corajoso e não se furta a levantar perguntas que não têm resposta, sejam sobre o time de coração, sobre relacionamentos, sobre trabalho, sobre frustrações, sobre o filho... Em poucas palavras? Sobre a vida.

Assim, ao final de cada post, depois que você gargalhou, pensou sobre a vida e se emocionou, sobra apenas uma certeza: todo mundo é um pouco Subversiva, e todo mundo sempre foi um pouco Luquinhas. A nossa sorte é que a Subversiva sabe disso – e nos mostra isso, como ninguém, todos os dias.

Assim, deixo você com o Top 5 Melhores Textos do Eneaotil, escolhidos (e comentados) pela própria autora:

1. Deus não Fez a Gente Peixe - "Eu, aos 27 anos, tentando aprender a nadar. Nem precisa explicar mais nada, né?!"

2. Sogra - "O primeiro de uma série dos amores do Lucas. Daqui até o fim da vida, pretendo escrever um monte de capítulos."

3. Capítulo 7: O Fim² - "O capítulo 7 da novela particular do Luquinhas é triste, mas é bonito e tem a ver com um pouquinho de todos nós."

4. Sete - "Quando o Lucas fez 7 anos, escrevi para ele sobre o seu nascimento. É o texto que mais gostei de ter escrito até hoje."

5. Amor Eterno - "Tema recorrente no meu blog, os textos sobre o Corinthians sempre geram polêmica. Esse é leve, divertido e tem a ver com um dos meus amores eternos."

9 comentários:

Lelê - Subversiva disse...

Que coisa linda! E que bom que a gente se descobriu.

Varotto disse...

Muito bom.

Praticamente um Rob de maiô...

disse...

Não é à toa que o seu blog e o dela estão nos meus favoritos há mais de ano!
=)

Leandro disse...

Valeu pela indicação, blog excelente !

Abraço

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

Blog interessante, não muito meu estilo, mas interessante.

Amelie disse...

Que coincidência, eu encontrei esse blog há dois dias atrás, e comecei a ler todos os posts - de trás pra frente, em ordem crnológica.

Muito legal mesmo.

É um daqueles blogs que eu leio e penso: "por que foi mesmo que eu parei de escrever?"

Amelie disse...

Aliás, voltei a escrever: umbemtevi.wordpress.com

K. disse...

Completamente imperdivel, adorei a indicação. Me identifiquei muito com os textos. A diferença é que ela é uma mãe novinha, e eu uma mãe velhinha....

Helga disse...

Nossa, melhor indicação que recebi nos últimos tempos, imperdível.
Ela é engraçada, inteligente, criativa, enfim, adorei, obrigada!
beijão