31 de dezembro de 2009
Top 5 2009 - Cinema
5. Avatar
Num ano particularmente fraco, Avatar consegue seu lugar na lista mais pelo aspecto visual, com a grande revolução que apresenta, que pela história. Mas isso não é demérito da trama, e sim decorrente do fato de que é impossível colocar o aspecto técnico em segundo plano. Quanto à trama, está longe de ser a repetição de clichês que muita gente vem apontando, com aventura, romance e comédia – e uma grande mensagem ecológica – muito bem dosadas. Além disso, para aqueles que insistem que o filme não traz nada de novo em termos de enredo, deixo uma pergunta: quanto foi a última vez que o cinema trouxe algo de novo neste sentido?
4. Up – Altas Aventuras
Hoje, está mais que claro porque as animações da Fox (A Era do Gelo) e DreamWorks (Shrek) brigam apenas pelo segundo lugar na preferência do público. Afinal, a Pixar elevou o gênero a outro patamar, com histórias maduras e passagens inesquecíveis. Enquanto os outros estúdios fazem animações, a Pixar faz filmes que, por coincidência, são animações. Este aqui é um dos melhores, nem tanto pelo visual magnífico, mas pelo personagem central, um velhinho resmungão que se mantém fiel aos sonhos de sua esposa, mesmo após a morte dela. Mais que uma aventura, é um filme magistral sobre solidão.
3. Gran Torino
Passou despercebido pelo Oscar, assim, teve uma carreira mais modesta do que deveria no cinema. Mas é um dos grandes filmes do ano – e entraria fácil num Top 5 Clint Eastwood. Assisti duas vezes e chorei de soluçar, nas duas, com a história do solitário durão (num papel que resume totalmente a carreira de Clint como ator) que assume, mesmo sem ter vontade disso, o papel de pai do jovem vizinho imigrante – assim como Up – Altas Aventuras, é um filme que explora a solidão de forma impecável. Aliás, coloque uma roupa de cowboy em Clint e troque os imigrantes por índios, e você tem o melhor western da década.
2. Star Trek
A releitura de J. J. Abrams para o universo criado por Gene Roddenberry sintetiza tudo o que George Lucas deveria ter feito em Episódio I de Star Wars, mas não conseguiu. Traçando a origem dos personagens centrais, Abrams criou uma obra que atraiu milhões de neófitos e, ao mesmo tempo, emocionou os fãs – eu chorava feito uma criança em todas as cenas com Leonard Nimoy. Para dizer que o filme não é perfeito, faltou um pouco mais de espaço ao personagem do Dr. McCoy. De resto, é perfeito.
1. Watchmen
A melhor história em quadrinhos de todos os tempos na opinião de dez entre dez fãs do assunto ganhou uma adaptação madura e corajosa nas mãos de Zakk Snyder. Com um visual estilizado, o longa tem um final diferente da trama original, mas o que importa é que a essência da idéia de Alan Moore continua toda ali. Forte candidato a cult, deve, no futuro, ser reconhecido para a sua época como Blade Runner é para os anos 80.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Poxa gostei tanto dos quatro prim eiros filmes e você me pões Watchman como primeiro! Pessoalmente não gostei de Watchman, achei muito massante, mas acho que o filme foi feito mesmo para fãs e não leigas com eu.
A lista é boa, p/ um ano fraco de cinema, mas Avatar além da mensagem sobre ecologia e críticas às políticas norte-americanas, traz também uma mensagem implícita sobre etnias, ao mostrar todos os E.T.'s como azuis dificultando o reconhecimento de cada etnia existente no plnaeta Terra
Gostei muito de Avatar e Up! Os outros três ainda não vi.... mas, "500 dias com Ela" e "Abraços Partidos" entrariam na minha lista fácil!
Cara... Um elogio para Watchmen!!! heuheuhuehuheue...
Eu ainda não assisti... Mas já estou me preparando para o ato, acho que não me arrependo pq aparentemente o visual combina com o gibi e alguns atores parecem muito inspirados neste filme... Especialmente o (pai do Sam e do Dean) Comediante!!!
Gostei muito de Watchmen, foi muito foda, inclusive me fez ler a Graphic Novel (sim eu não tinha lido ainda, é uma blasfêmia, eu sei). Entraria fácil no meu top 5 também, em 2° lugar provavelmente. Mas não consigo deixar de sentir falta de "Bastardos Inglórios" na sua lista. Aquilo foi uma obra prima cara.
Dessa lista, só vi Watchmen. Queria assistir desde a época que estava no cinema, mas acabou não dando certo e só consegui ver na última segunda. Muito bom!
O "Up!" tem umas das cenas mais marcantes de todos os tempos para mim: a história do casal, contada em menos de dois minutos, sem nenhuma fala. Magnífica!
Postar um comentário