8 de janeiro de 2009

Quem Vigia os Vigilantes?

Acabei de voltar de uma sessão “exclusiva” (aspas bem grandes, porque mais de 100 jornalistas estavam presentes) da Paramount, que exibiu cerca de 40 minutos do novo Star Trek e de Watchmen.

Vou tentar comentar um pouco do que eu vi, porque estou sem palavras a exemplo do que aconteceu em meados de 2001, quando foram exibidos 35 minutos de O Senhor dos Anéis.

Star Trek – para quem não sabe, a idéia de J. J. Abrams é restartar a franquia. Assim, temos novos atores interpretando Kirk, Spock McCoy e companhia bela, numa história que promete colocar a marca no século 21 – com toneladas de cenas de ação e efeitos especiais a dar com pau – tornando-a mais atraente para as novas gerações. O grande problema será vencer a barreira de ver novos rostos em personagens clássicos. Isso será bastante difícil. Mas, superando essa barreira, parece ser um ótimo filme. Ainda não sei se um ótimo filme de Star Trek, mas um ótimo filme.

Sim, chorei quando o Spock original apareceu.

Watchmen – Eu não sei como começar a contar para vocês. Vamos contar primeiro o que vi. Foram três cenas: a introdução (a morte do Comediante, que é a cena que abre tanto o filme como a HQ) e os créditos de abertura ; dr. Manhattan em Marte; Coruja e Espectral invadindo a prisão para libertar Rorscharch; e um trailer do filme. Ainda não digeri tudo o que assisti, mas vamos lá: os créditos de (ao som de The Times They A-Changin’, de Bob Dylan) é o melhor filme baseado numa história em quadrinhos de todos os tempos.

Sim, somente a abertura de Watchmen é melhor que Batman – O Cavaleiro das Trevas e Homem-Aranha 2.

As outras seqüências são impressionantes. Achei a luta que resulta na morte do Comediante um pouco exagerada, mas logo me acostumei com ela. Em compensação, o visual retrô (a história se passa nos anos 80), especialmente na cena na prisão, chega a ser impressionante. Ele não é ofensivo como aquelas bostas que vemos na Trash 80’s; é discreto, sutil, mas visível. E as cenas de ação deixam claro que trata-se de um filme de Zack Snyder, com bastante câmera lenta, mas sem enjoar (exatamente a exemplo do que ele fez em 300). Poucas pessoas usam este recurso como ele hoje, e ele usa isso apenas para colocar você dentro da história em quadrinhos original – ele chega a reproduzir fielmente algumas ilustrações durante as cenas em que vi.

Resumindo, saí do cinema com a sensação de que Batman – O Cavaleiro das Trevas é um filme feito há pelo menos três anos atrás.

E o trailer – que não será veiculado nos cinemas, sendo mostrado apenas nesta exibição – deixa claro que, mesmo tendo visto 40 minutos do filme, eu ainda não vi nada. Sinceramente, vocês não perdem por esperar. A não ser que uma catástrofe aconteça, daqui a um ano veremos o filme encabeçando as listas de melhores filmes de 2009.

Watchmen é leitura obrigatória para fãs de quadrinhos. O filme será também. Podem apostar.

18 comentários:

P! disse...

UHUL PRIMEIRA
agora vou ler o post :p

P! disse...

Desculpe, mas eu não resisti ao "0 clientes" e eu confesso que comentei antes de ler o texto, mas os motivos são compreensíveis:
estava no intervalo de Grey's Anatomy e assim que eu abri a página de comentários saiu do intervalo e apareceu o bebezão com a maior cara de coitadinho e eu pensei "assim que acabar eu leio o texto". Enfim.

Bom, eu entendi apenas a parte que você falou "Batman - O Cavaleiro das Trevas e Homem-Aranha 2", porque a única coisa que eu sei de quadrinhos são aqueles da Marvel do Batman que o meu pai tem.

Mas apenas o prazer de ser a primeira a comentar já vale à pena. :D

Anônimo disse...

Não sou particularmente um fã de quadrinhos, mas estou lendo Watchmen e gostando muito. Espero que o filme faça jus e, pelo que vc disse, posso manter minhas expectativas lá em cima. Vou acelerar minha leitura, ainda estou no primeiro volume...

Varotto disse...

"Sim, somente a abertura de Watchmen é melhor que Batman – O Cavaleiro das Trevas e Homem-Aranha 2."

Isso vindo de você, um fã ardoroso do último filme do Morcegão, é assustador.

Tenham medo...

Anônimo disse...

Rob, disponibiliza os feeds completos pelamordedeus. Não dá para abrir o blogspot aqui na redação ¬¬

Só dá para ler blogs do blogger no Google Reader.

Anônimo disse...

caraca... já tava afim de assistir Watch e vc ainda me faz essa...?
tem um problema, falando em tragédia, a briga da Warner e da Fox... pode ser que isso atrase o filme de março para algum outro mes lá adiante...
quanto aos quadrinhos, eu nunca tive a chance de ler, a não ser em scans, mas não tive coragem, admito que comecei a ler, mas quando soube que a Panini vai lançar a versão absoluta em março, resolvi que vale a pena esperar...
vou comprar nem que tenha que vender minha moto... mentira... minha moto não paga... heuheuheuee

Unknown disse...

Quis custodiet ipsos custodes

Anônimo disse...

O Champ foi indicado ao Tchananã Awards, você viu? Parabéns (:

Anônimo disse...

INDICADO A O QUE???????????????

Tyler Bazz disse...

É, eu vooou no sebo procurar. Ok que agora a especulação toma conta e, se eu achar, vai tar tudo 3x mais caro. Chupa, eu.

Agora..
"Sim, chorei quando o Spock original apareceu."

Bicha, bicha, bicha, bicha!
(calma, brincadeira..)
:D

Bruno disse...

Tem que ser bom mesmo, foi refeito umas 3 vezes.
Estou torcendo para que seja otimo, mas ñ sei. Minha sorte costuma não dar mto certo.
Achei que o batman seria uma merda, afinal achei o begins mto bom e pensei que iam foder com ele, agora to achando que watchmen vai ser bom.
O que pela logica.

Anônimo disse...

Cara, sou fã de carteira assinada de Star Trek e não vejo com bons olhos a mudança. O filme terá que ser muito bom para fazer o povo esquecer de Shatner e Cia.

Mas aguardo com ansiedade, afinal de contas, todo filme da série deve ser visto e revisto milhares de vezes.

Sou fundamentalista radical. (rs)

OBS: Mas sem viad*gem! (rs)

Thiago Dalleck disse...

O Varotto tirou as palavras da minha boca... aliás, do meu teclado =D

Blog do Sarge disse...

Essa última frase do seu post eu venho repetindo a anos.

Watchmen é leitura obrigatória para fãs de quadrinhos. E acredito que tenha muito a oferecer mesmo aqueles que nunca se quer leram uma gibi.

Não sei que vigia os vigilantes mas eu estarei por perto quando o filme sair.

Pulga disse...

Watchman é obrigatório. Mas não podemos esquecer de Sin City, os Invisiveis enfim.

Aguardo o filme mas, o final já vai ser diferente po. Palhaçada, mas é apenas o normal dos filmes holliodianos. Cara, admite, você está nos caminhos nerds - outro ator como Capitão Spock ? OMG

ederDBZ disse...

to passando pra falar que indiquei seu blog para ganhar um MEME (é um tipo de selo para o blog). Entra no CINEMA E PIPOCA e leia as pequenas regras para ter o MEME.

Acho seu blog incrivelmente bom, por isso indiquei-o

Samuel Bryan disse...

me tremi todinho com seu comentário de Watchmen
a cada vez q leio elogios como esses o peito aperta...
ancioso demais pela estreia

George Marques disse...

Só a abertura já é melhor que o cavaleiro das trevas? MelDeeellsss!!!
Mal posso esperar pra ver :D