12 de janeiro de 2009

Ah, Blogosfera...

Não sei se vocês viram, mas a edição do prêmio Best Blogs Brasil (ao qual o Champ foi indicado a Melhor Blog e Melhor Blog Pessoal / Cotidiano) fez jus ao próprio nome e “virou Brasil”, como diz meu pai, quando quer se referir a algo que virou uma zona – e eu adoro essa expressão.

Enfim, eu estava aguardando o fim da votação para me manifestar a respeito do concurso, mas, devido aos últimos acontecimentos...

Antes de mais nada, quero agradecer a todos os que votaram no Champ, nas duas categorias. Eu não tinha a menor pretensão de ganhar (especialmente concorrendo com blogs feitos por equipes ou celebridades. Sério, fiquei feliz demais por ser eleito finalista, ainda mais em duas categorias), mas também não esperava receber tantos votos quanto obtive. Mesmo. O apoio de vocês é extremamente importante, não para ganhar prêmios, mas sim para eu continuar escrevendo. Quer dizer, eu continuaria de qualquer jeito, mas, com vocês elogiando, escrevo com mais tesão... Enfim, vocês entenderam.

E o voto de cada um de vocês significa demais para mim, especialmente “competindo” com blogs de qualidade absurda, como o do Max. Sei que vai parecer que estou pedindo confete, mas é verdade: eu recebo elogios que jamais imaginaria receber desde quando criei este blog, o que me faz gostar cada vez mais dele, e cada vez mais de escrever para vocês, que estão aí desse lado da tela. E, não, eu não acredito em todos os elogios. Uma vez eu virei para o Tyler – que é um cara que deixou de ser companheiro de blog e virou amigo – e perguntei se “vem cá, meu blog é bom assim mesmo, como as pessoas dizem?”.

E ele respondeu que sim.

E eu continuei não acreditando.

Ou, ao menos, não acreditando em todos elogios. Olho muitos blogs por aí que são, a meu ver, muito melhores que o meu, e, em alguns, ainda me dou ao luxo de pensar, enquanto leio: “Filho da puta! Por que EU não tive essa idéia?”.

O que estou tentando dizer aqui – e não sei se estou conseguindo – é que cada voto que recebi significa muito para mim. Sim. Cada um deles. Cada voto que recebi, cada elogio que vocês colocam aqui, me mostra que estou no caminho certo, com este blog. O caminho certo não é fama e fortuna. O caminho certo é gostar cada vez mais deste blog, e escrever cada vez mais com tesão – mas sempre duvidando de um ou outro elogio. E eu ainda vou criar coragem para escrever um post com os nomes de todos vocês.

Mas chega de demagogia. Vamos falar do concurso. Recentemente, um blog – que concorria comigo na categoria Melhor Blog – foi desclassificado. O motivo? Ele é um blog de mp3 ilegais. Ou seja, ele é contra as regras do concurso. Eu já tinha visto este blog entre os classificados, mas fiquei na minha – mesmo com todo mundo sabendo minha opinião sobre isso, e sobre o estrago que isso faz à imagem da blogosfera.

Na verdade, o concurso já havia enfrentado alguns problemas, pois qualquer pessoa com e-mail pode votar. Ou seja, deve ter gente que, na ânsia de ganhar, ficou a noite inteira criando e-mails fakes no Gmail e no Hotmail. Cria e-mail, vota; cria e-mail, vota. É correto? Não, não é. Vale? Vale, a regra não previu isso. Espero que no próximo ano coloquem CPF no cadastro. E, em momento algum, culpo a organização do BBB por isso, o pessoal é esforçado, honesto (ao menos, parece), e o concurso está apenas no segundo ano. Justamente por isso que espero com mais ansiedade as "notas dos jurados" - afinal, eu jamais ganharia de blogs que tem mais colunistas do que eu tenho de leitores.

Mas não é menosprezar o concurso, pelo contrário. Gosto de pensar que eu fiz o meu melhor (e ainda estou fazendo), mas eles fizeram melhor que eu. Logo, os prêmios aos vencedores, que ainda não conhecidos, são mais que merecidos.

Mas algo que me deixaria com vergonha é participar de um concurso que aponta, como Melhor Blog, um blog de downloads. Se você tem um blog de downloads e está lendo isso, pode se ofender à vontade. A partir do momento que você oferece músicas que não são suas em seu blog, eu posso apresentar opiniões que são minhas no meu blog.

Felizmente, este blog foi eliminado da disputa.

Agora, o mais divertido é que, pelo que tenho visto, o dono deste blog está inconformado com isso e ameaçou, inclusive, processar os organizadores. Sério, não é sacanagem minha. Agora, me digam... Por que isso? É porque a sua reputação como dono de blog ficou manchada? Ah, me poupe, você não tem um blog, você tem um apanhado de links. Agora, processar? Advogado? Tribunal?

Parem o mundo que eu quero descer.

Não tem como ser mais ridículo. Tudo bem, as pessoas querem ganhar o prêmio – eu queria também, claro – mas partir daí para um processo? Se você é o dono do blog em questão, me responda uma coisa. Você já ouvir falar em sexo? Bom, se você tem um blog, você tem acesso a internet, logo, você já deve ter ouvido falar. Mas você costuma fazer sexo? Mantém parceiros freqüentes? Sua vida sexual é ativa? Aliás, falando em vida, você tem uma? Tem emprego, estuda, pratica alguma atividade? Porque, se sua vida é o seu blog, parabéns: você acabou de pagar o maior mico de 2009 na blogosfera brasileira – e olhe que ainda estamos em janeiro.

Às vezes, dá vergonha de ter um blog e ser “colega” de gente assim. Quando será que as pessoas vão parar de criar blogs simplesmente para se tornarem a próxima celebridade da internet? “Mas o meu blog tem dez vezes mais acessos que o seu”. Ok. Quantidade não é qualidade. Olhe o nível dos leitores que tenho e depois olhe o nível dos leitores que você... Bem, olhe o seu nível.

Agora vai brincar com as outras crianças e deixe os adultos conversarem.

Gente, ter um blog é um tesão. Se você costuma vir para cá e não tem blog, crie um (viu, Varotto?). Se tiver vergonha do que escreve, não divulgue. Logo você perde essa timidez e estará louco para ter mais e mais gente lendo o que você escreve. Agora, não se esqueça que seu blog faz parte da sua vida, e não o contrário. E, se um dia você ameaçar processar alguém por causa de um concurso de Melhor Blog, acho que é hora de começar a repensar sua vida. Sua VIDA, não seu blog.

Afinal, é apenas um blog.

Posto isso, venho fazer algumas campanhas descaradamente aqui, na última semana de votação do BBB (e isso vale para quem votou em mim ou não), indicando os blogs amigos do Champ que estão na disputa:

Vote Nossa Via (blog do qual o Max participa) na categoria Arte e Cultura
Vote NoGhetto na categoria GLBT
Vote Capinaremos na categoria Humor
Vote Visão Panorâmica na categoria Política
Vote TecnoZilla na categoria Tecnologia
Todos blogs acima são excelentes, e, mais importante que isso, são trabalhos de blogueiros de primeira linha.

E, em notícia relacionada, o Champ foi indicado a Melhor Blog (pelo segundo ano consecutivo) no Tchananã Awards do site Judão – como alguns leitores (é o caso da Luna) já falaram nos comentários do último post. Obviamente, venho pedir mais votos para vocês. Basta entrar aqui e descer até a categoria Internet & Tecnologia, e escolher o Champ como melhor blog (a enquete aceita um voto por computador).

No próximo post voltaremos à programação normal.
Update: se o dono de algum blog de download quiser me processar por causa deste post, leia e releia com cuidado, porque talvez eu tenha colocado o telefone do meu advogado escondido no texto. Se você é um leitor freqüente, ou alguém que caiu aqui de pára-quedas, não preciso me preocupar, porque sei que você tem o bom senso de ir fazer outra coisa da vida. Afinal, você TEM uma vida.

20 comentários:

MaxReinert disse...

Olá Sr Champ!!!!!

Obrigadão pela indicação.... é sempre um prazer ser citado pelo Sr!!!!

Thxxxxx

Tyler Bazz disse...

Ahh eu ia mó fazer uma piadinha, tipo "ok, você não acreditou no que eu falei.. ótimo.. era mentira".. mas blá!

Eu fico mó orgulhoso cada vez que sou citado aqui. Não tem jeito. O blog é foda, você é legal pra caralho, sua namorada é legal pra caralho.. seu irmão deve ser também. Só faltava você ser bonito. AUHUHAAUHAUHAUHAUHAUHAUHA

Volto a dizer, cada elogio é merecido.
Pára de frescura. ¬¬
:D


o/

(vai, gente.. quem não votou no Champ, vota!) (vota nos outros também!)

M. disse...

Rob, te entendo perfeitamente e te dou toda a razão do mundo.

Não sei se ficou sabendo do Miss Blogs Brasil, mas aconteceu a mesma coisa. A votação online foi cancelada por tentativa de fraude, mas o blog em questão não foi desclassificado. Aliás, a maioria dos posts desse blog é copiado de portais de notícias. O resto, é muito mal escrito. E tava lá, na final, escolhido por um júri de não sei quantos blogueiros.

Fazer o quê? Eu já me conformei que não existe Justiça. Podemos apenas chegar bem perto.

beijos

Varotto disse...

Um dia... Um dia...

Thiago Apenas disse...

Um dia eu chegou lá!

Thiago Dalleck disse...

Corrupção e competição excessiva têm em todo lugar, e quem faz isso ainda acha que tem razão; enquanto não ganhar, não estará satisfeito... Espero que futuramente, blogs não sejam apenas mais um método de ganhar fama e dinheiro.

Anônimo disse...

Ok, anotado. Então... não dá para dizer qual era o blog dos downloads ? é que pode ter alguma que estou procurando... rs.rs.rs.

Blog do Sarge disse...

Tenho uma opnião um tanto diferente da sua sobre download na rede.
Até mesmo escrevi um post sobre http://geofrontmarcio.blogspot.com/2007/04/pirataria-uma-bandeira-social.html

Essa opnião é de cunho social em se tratando de um concurso de blogs em nada tiro sua razão de achar injusto, o que tb acho, concorrer com um cara que não produz nada, simplesmente suga de alguma outra fonte que suga de outra e assim vai.


De qualquer forma parabéns por isso aqui, seu blog é uma resposta pra qualquer revoltadinho de concurso.

George Marques disse...

Ainda acho que se o cara realmente processar a organização do concurso, quem vai ser preso é ele que disponibiliza conteúdo ilegal para download.

Eu tenho uma vida e tenho um blog também (que não chega perto nem de relance do Champ)

Fiquei um tempo sem passar por aqui mas não consigo parar de vez

E todos os elogios são de verdade, pode acreditar

Pedro, o Nogueira disse...

Peraí, deixa eu ver se eu entendi: um blog de downloads ILEGAIS querendo PROCESSAR alguém? Ah, ok.

Lou disse...

É bem isso Pedro, é bem isso.

Quer dizer, é uma idéia simplesmente ridícula essa. Coisa de quem não tem cérebro.

Anônimo disse...

Robenildo Godofredo, acho que tenho abertura para lhe dizer isso da maneira mas seca possível:

O Champ é o melhor blog que eu conheço, exceto quando fala de blogosfera, pois nessa hora ele meio que deixa de ser o Champ de verdade.

Esquece esses embates sem futuro. Deixa eles para mim. Meus leitores adoram. Os seus, eu acho que preferem o bom Champ de problemas com a Visa.

=P

Fica em paz cara.

Lucas L. disse...

Cara, eu leio teu blog já faz um bom tempo, acho demais o jeito que tu escreve.

Mas tenho uma opinião contrária à tua sobre "pirataria de internet".

Em se tratando de música, acho bom para o artista brasileiro a divulgação "gratuita" que ele tem. Quer ganhar dinheiro? Faça shows. Até porquê todos sabem que muito pouco do dinheiro dos cds vendidos vão para o artista.

E sobre bandas estrangeiras: poxa, tem banda (boa ou não) que pode usar dinheiro como papel higiênico. Se fosse gastar meu pouco dinheiro de brasileiro de 18 anos em cds originais, não conheceria 1/100 das bandas que conheço e gosto.

Quer dizer, tu tem uma coleção de cds do Iron Maiden originais, eu tenho em mp3. Acha que eu não gostaria de ter tudo encartado na prateleira? Sim, e muito.

Mesmo sabendo que os caras já nem precisam mais desse dinheiro, eu gastaria meus tostões nos(caríssimos) cds originais. Mas não dá...

Me diz, se na tua época entre 15 e 18 anos, houvesse internet tão popular assim, tu não baixaria música ou filme?
Quer dizer, já nessa época tu tinha dinheiro pra comprar esse tipo de produto original?

E em se tratando de filmes: poxa, a pirataria leva cultura cinematográfia para as pessoas mais pobres. E eu não acho que eu to sendo hipócrita. Acha que um assalariado com familia teria condições de gastar R$ 50,00 em um filme?

Explicando de novo que eu sou fã do teu blog, e acho que tu deve ser um cara bem legal. Só não concordo com esse teu pensamento.

E isso nada tem a ver com o blog expulso lá do BBB. Tá certo mesmo. Aquilo como tu disse não se enquadra com a proposta do concurso, e o cara, por ter feito o que fez, é um idiota.

E eu não discordo só sobre isso contigo.

Sobre tu achar que alguns elogios não são sinceros... Que besteira, hein? :-)

Teu blog consegue juntar humor com fatos cotidianos de uma maneira leve, sem apelar. E isto é ótimo.

Bem, sinto muito por qualquer erro de português, e espero que tu continue com teu ótimo trabalho aqui.

Tyler Bazz disse...

Vou dar minha opinião nisso tb:

Eu sou a favor (não sei se 'a favor' é certo, porque não ergo a bandeira) de downloads. Baixo coisa pra caramba, coisa que eu não teria acesso de outra forma.

O que eu sou contra é download em BLOGS. São blogs como esses, que não fazem nada além de disponibilizar conteúdo pirateado pra download, que queimam a imagem dos blogs.

E é aí que alguns meios ganham razão quando fazem campanhas anti-blog.

Thami disse...

Teu blog tem uma qualidade indiscutível, e com prêmio ou sem prêmio este é um daqueles blogs de dar inveja (boa é claro) e de usar como exemplo pra combater aqueles que acreditam que da internet, principalmente blogs, não se tira nada de bom.

Parabéns e muita sorte \o

Fábio M. Barreto disse...

Pirata tem tudo que morrer mesmo.. hhahahaha.. por essas e outras que a blogoesfera é, e sempre será, uma grande e eterna piada.

Rob, manda ver e vamo que vamo! Manda um beijo pra Tenente Marlene! =D

Zanfa disse...

Grande Rob, valeu velho!

Sabe que pode contar com o meu voto e meu apoio sempre. ;D

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, quero agradecer a indicação e a citação.

Você e eu nos acompanhamos desde quase o início (Ok! Isso parece viadagem; mas não é), e sempre gostamos de observar o crescimento e amadurecimento de nossos blogs e de tantos outros que começaram conosco a caminhada.

Maturidade e inteligência se completam nunca se excluem. Logo, tanto faz para nós quem ganhe; tenho certeza de que um torcerá pelo outro sempre. Se todos ganharem, melhor ainda.

O que aconteceu no concurso foi chato porque a Cynara (organizadora) batalhou tudo sozinha e correu atrás de patrocinadores para garantir a realização de uma cerimônia com direito a troféu e tudo.

Não a conheço particularmente e jamais troquei duas palavras com ela pessoalmente. Mas a reputação que ela tem na rede é ótima.

E tanto é verdade que ela estava "passada" com a ameaça do camarada que, fiz questão de dizer lá no blog do bbb, não tinha a menor razão de ser e a menor chance de se concretizar.

Só fico triste porque quem quer levar a coisa a sério e se profissionalizar fica "queimado" por essas atitudes infantis e a blogosfera continua mantendo aquela imagem caricata dos macacos digitadores ou adolescentes espinhudos ruivos.

Da mesma forma é a fraude na votação. Havia blogs concorrendo que não obtiveram 20 votos em meses de votação e, em questão de horas, chegaram a mais de 200 votos "miraculosamente".

Mas fazer o que? Pedir auditoria e processar os organizadores? Ora! Como você bem disse, tenho coisas para fazer.

Só acho que "vencer" votando em mim mesmo deve ser pior do que brochar na masturbação. Em que isso me engrandeceria?

Acho exatamente o contrário. Ganhar com milhares de votos fakes demonstra apenas a minha incompetência como escritor e como blogueiro. Acho muito melhor ter os cento e pouco votos legítimos que tive do que os mais de 200 claramente fakes que alguns blogs "arrumaram" na hora decisiva e de forma instantânea.

No mais, as pessoas têm uma incrível ideia de que ganhando algo dessa forma alcançarão alguma benesse financeira ou de credibilidade. Mal sabem elas que ocorrerá justamente o contrário se o concurso for desacreditado e claramente fraudado.

É uma pena, mas a realidade é que maturidade não é para todo mundo.

Anônimo disse...

Quanto a declaração da Maria, ela procede. Eu fui um desses "tantos blogueiros" que julgaram o "Miss" e fui voto vencido para a desclassificação do blog. A maioria optou pela vaselina e premiar todos. Acho que com receio de processo (pode acreditar).

Inclusive o promotor do concurso abandonou a ideia de promover um novo, tamanha a confusão e os problemas que foram causados.

Tiago Faller disse...

Olá! Cheguei aqui através do BEst Blogs Brasil.

PErcebi que tu realmente mereceu ser indicado.

Escreve muito bem e sabe defender seus pontos de vista.

Grande abraço, nos veremos mais vezes por aqui.