24 de março de 2008

Carta Aberta aos Donos de Supermercados

É do meu conhecimento que, com a chegada da Páscoa, o consumo de chocolate (sobretudo na forma oval) invariavelmente aumenta, fazendo com que a data torne-se de extrema importância para o varejo brasileiro. Também é do meu conhecimento que expor os ovos de chocolate em armações colocadas nos corredores dos seus estabelecimentos (formando espécies de túneis) é uma estratégia de marketing muito bem elaborada, já que isso chama a atenção dos consumidores para a data com pouco investimento em materiais promocionais – afinal, a decoração é composta pelos próprios produtos.

Porém, em nome de todas as pessoas adultas (que, consequentemente, realizam suas próprias compras) cuja estatura gira em torno de 1.60m, solicito, humildemente que a partir do próximo ano, vocês coloquem alguns ovos de marcas reconhecidas e tradicionais também nas prateleiras normais. Não é necessário abdicar da tradicional exposição em arcos, mas faz-se necessário que vocês disponibilizem também ovos de chocolate de outras maneiras mais acessíveis.

Isso porque a atual exposição destes produtos no modo escolhido por vocês faz com que eles sejam de difícil acesso para pessoas da referida estatura, inibindo o consumo de alguns clientes que contam tanto com poder aquisitivo como disposição para adquirir ovos de chocolate.

Acredito que falo em nome de todos os membros dessa faixa de consumidores (pequena em estatura, mas considerável em volume) quando aponto algumas situações que, invariavelmente, sou obrigado a enfrentar todos os anos, em seus estabelecimentos, com a proximidade da Páscoa:

1. Como não alcanço os ovos, sou obrigado a pedir para algum atendente do mercado pegar o ovo para mim. Isso me deixa totalmente inibido em desistir de comprar o produto caso eu ateste que este não é do meu agrado (ex: invenções ridículas como ovos recheados de frutas tropicais, pedaços de frango ou mirra) e pedir para o funcionário “pegar aquele outro vermelho ali que eu quero ver”, repetindo processo até que eu encontre algo que cumpra minhas expectativas.

2. Novamente, como não alcanço os ovos, preciso ficar pulando embaixo dos aros feito um personagem de videogame no mercado para alcançá-los (nem sempre com sucesso), o que normalmente acarreta em dois constrangimentos:

I – ser obrigado a ouvir as risadinhas das pessoas que presenciam a cena;

II – ser cercado por crianças que, ao me verem pulando justamente sob os ovos de chocolate (o que leva à inevitável associação com o Coelhinho da Páscoa), se aproximam correndo e gritando, acreditando que sou algum promotor dando amostras grátis e brindes para promover alguma novidade achocolatada.

3. Ser atingido por um ovo Laka tamanho 21 no momento em que uma senhora, da mesma altura que eu, pulando para conseguir agarrar um ovo (como descrito no item 2), acabou se chocando com a armação, derrubando três ovos – o maior deles em cima de mim. Com isso, acabei descobrindo, que a resposta à pergunta “Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?” é: “um hematoma no ombro”.

4. Desistir de pegar os ovos inatingíveis e, resignado, presentear meus entes queridos com ovos de marcas que não são penduradas nos túneis, como Chocolates Souza, Chocolates Jundiaí, Chocolates Dois Irmãos, Chocolates Alfredo, o que me garante a imagem de “mão de vaca”.

5. Desistir de pegar os ovos inatingíveis e, resignado, presentear meus entes queridos com caixas de bombons, o que me garante a imagem de “preguiçoso que deixou para a última hora e não encontrou ovo nenhum”.

Creio que, após isso, não preciso me alongar mais. Acredito que ilustrei bem a situação das pessoas da minha altura nessa época do ano e que vocês tomarão as providências necessárias para o próximo ano.

Certo de sua colaboração e no aguardo das devidas providências, agradeço antecipadamente.

Rob

29 comentários:

O Antagonista disse...

Cara, apoio suas reivindicações... são mais do que justas. Eu também sofro com isso... eu tb estou nessa faixa de estatura... eu também passou por esse constrangimento...
Srs. donos de supermercados... abaixem os ovos, por favor! E antes que algum engraçadinho faça alguma piada, vale salientar que estou me referindo aos ovos de páscoa!!!

Valeu!

Anônimo disse...

é isso ae!!

CAMPANHA : ABAIXEM OS OVOS JÁ!!

Anônimo disse...

Sabe o que é melhor nessas ocasiões. Mando o mercado "tomar" e vou para outro lugar. Eles não pensam nos consumidores. E meu dinheiro é precioso demais pra gastar com quem não pensa em mim.

Excelente artigo.


PS: Fiquei imaginando vc pulando embaixo dos ovos... Lamentável.

Anônimo disse...

O meu problema é justamento o contrário. Não posso passar nesses túneis por ficar batendo a cabeça nos ovos, ou ter q andar abaixado.

Realmente, é uma solução péssima, só é agradável pra quem está na altura média da população.

Anônimo disse...

Eu tb ganhei um hematoma, só que foi na cabeça...e pior, o ovo era da barbie!

como vc mesmo diria: ô fase

An@Lu disse...

ah Rob... Sai do armário e se joga no salto alto!!! rsrsrsrsrs
Noooossa! Dei gargalhada imaginando você pulando debaixo dos ovos, de Páscoa, claro!!!!
E depois, ficar ali no escritório segurando a gargalhada faz mal, sabia?!
Adorei esse post!

Hally disse...

Huahuahuahuahuahuahau, que triste...
imaginei alguém de 1,60 pulando pra alcançar os ovos...
mas e como ficam as pessoas altas se decidirem abaixar os ovos?
Vocês ganham hematomas no ombro, e nós na cabeça!

Adorei o post!

Anônimo disse...

Para agradar todos eu apoio as armações móveis!
inovador, conveniente e útil. fica a dica.


btw, vendo o blog lembrei que vi aquele filme 1408 com o John Cusack, adaptação do conto do S. King.
Tenso!

Helen disse...

Alternativa prática, saborosa e no preço médio de ovos de Páscoa de marcas consagradas (até mais barata, na maioria das vezes):

Presenteie com caixas de Ferrero Rocher. Simplesmente o mais maravilhoso dos bombons, numa caixinha simpática e você pode dar de cara a caixa com 24 unidades.

(Eu não trabalho para eles, só amo o chocolate!)

Luiz Eduardo disse...

Faz algumas semanas que visito o blog e hj resolvi comentar...

Concordo q devem abaixar esse ovos. Quando vou pegar um tenho de empurrar o carrinho até em baixo do que eu quero e subir na grade que fica em cima das rodas.

Mas é engraçado observer as cenas que ocorrem no túnel dos ovos: pais levantnado crianças pra pegarem os ovos (previamente escolhido por eles) e esposar que ficam apontando pros maridos tirarem os que elas querem ver e logo colocando de volta e falando que depois de ter visto uns 20 decidiria depois.

Só sei que ainda não comi o meu ovo de páscoa, acho que vou guardar pro natal...

Sil disse...

Apoio sua reivindicação, você ainda tem 5cm a mais do que eu, é constrangedor ficar pulando embaixo daquela cobertura de ovos e todo mundo achando graça em volta.

Mas Rob, confesso que fiquei rindo por uns 5 minutos aqui ao visualizar a cena de VOCÊ pulando para alcançar os ovos :DDDD

Beijo

Sil

Gilmar Gomes disse...

resumindo:

CHUPAAAAAAA, BAIXINHO!

Anônimo disse...

hahahHAHahhaaa...

tempo que nao venho aqui, tempo que nao tenho tempo pra vir aqui, mas finalmente apareci..

bom.. aqui na minha cidade eles ja fazem isso.. ja expoem os ovinhos tmb nas prateleiras pra criançada poder pegar.. mas os ovos sao sempre daqueles pequenininhos. acho que pra nao correr o risco de alguma criança estragar um e a mae nao querer levar

:p

apoio sua causa, rob!

um beijo

Otavio Cohen disse...

já tem um tempo q eu n ria tanto por aqui. haha.
mto bom.

a solução pra vc é comprar chocolate na segunda. estão quebrados mas ainda são chocolates. não estão nos aros mas ainda são chocolates. são baratos. logo, vc pode comprar mais. e não será mão de vaca.

parabens d novo!

Ana Savini disse...

Bom, eu entendo bem o que você passou... Tenho a mesma estatura e ir ao supermercado não é punk só na Páscoa. A prateleira mais alta da gôndola também não é o lugar mais feliz de se pegar algo quando se tem 1,60 m.
Você já assistiu "Pequena Grande Família"? Kkkkkkkkkkk!! Dá para tirar várias dicas desse programa...

Redd disse...

eu, do alto do meu 1,60 metro, concordo e apóio!

Unknown disse...

Olá...

Eu tenho 1,73 e não alcanço.
Nos mercados aqui em Minas tem um gancho amarrado num cabo de plástico p/ retirar os ovos.(eta frase mal escrita essa minha).
Parabéns pelo blog.
Deviam "importar" esta idéia.
Abraço.

Tyler Bazz disse...

Óóóótimo, como sempre, Rob! Tenho certeeeza que ano que vem os ovos estarão mais baixos.. aUHAuhAUHauhA

Eu nunca tenho problemas para pegar os ovos de páscoa, 1.75m e tal, mas esse ano eu folguei muito: no Carrefour tinha promotoras de todas as grandes marcas de chocolate. Eu simplesmente encostei num dos pilares da tal armação de ferro, e fui apontando os escolhidos: "aquele ali.. esse não, o menor.. pega aquele da Lacta.. ah, você é da Nestlê? Tem problema é? Chama a mocinha da Lacta pra mim então..."

o/

Anônimo disse...

heuaheuhaehuaha...

tenh 1,60... heuahuha.. nunca fui tão bem representado nessa época!!

vlwsssssssss Rob!!

samamba... disse...

também tem o lado de quem tem de se abaixar para passar pelos corredores... para deixar mais acessível, os supermercados tendem a deixar um vão de menos de 1,90m do solo. Super confortável passar pelo corredor parecendo q teve um torcicolo =/

Thiago da Hora disse...

sei que a situação é séria, que você escreveu isso com razão e propriedade, mas... estou morrendo de rir aqui imaginando você pulando loucamente pra pegar os ovos e sem conseguir alcançar. HAHAHAHA

eu tenho uma sugestão muito melhor: não compre nada! economiza, não engorda e não passa vexame dando pulinhos no meio do mercado. HAHAHAHA

Unknown disse...

Hummmm... Por que será que a última parte do texto me parece familiar? Adorei!

Beijos*

MaxReinert disse...

ai ai.... eu sempre costumo rir por aqui... mas hoje... é sacanagem... eu passei mal!

e... infelizmente, sou obrigado a concordar com o Gilgomex:

CHUPAAAAAAA, BAIXINHO! [2] [3] e [4]

hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhhuahauhauhauhauhauhauhuahuahhauuahuahuahuahuahuah

R. B. Dillinger disse...

Nossa, hahaha deve ser um constragimento e tanto. Se pelo menos fosse aquele túnel em que os ovos começam na lateral e formam um arco ainda quebrava um galho ne?
ehehehe

abraço!

Anônimo disse...

Oi, Rob! Gostei do texto, como sempre. Mas foi um pouquinho mais difícil chegar aqui. Na coluna de indicações do autor, o link para esse texto está direcionando para o "nada como um dia após o outro". Conserta lá depois.

Abraço,

Carol

Anônimo disse...

Hahahaha, não acredito que ainda não tinha lido essa!

Fiquei imaginando a cena e, confesso, vc me mata de rir!

Que a páscoa de 2011 lhe seja mais generosa.

Fabi disse...

Então, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHA.

CHORAY de rir aqui, menino, choray.

"acabei descobrindo, que a resposta à pergunta 'Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?” é: 'um hematoma no ombro"

Não tenho nada a dizer, apenas HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Fabi disse...

Então, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHA.

CHORAY de rir aqui, menino, choray.

"acabei descobrindo, que a resposta à pergunta 'Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?” é: 'um hematoma no ombro"

Não tenho nada a dizer, apenas HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Fabi disse...

Então, postei link no Twitter pro post, porque tinha uma amiga pedindo alguma coisa pra ler: SUCESSO de público e crítica! Todo mundo se esbaldando de rir. : )