29 de dezembro de 2007

Top 5 2007 - Séries

Esse foi o Top 5 mais difícil de fazer, mas por um excelente motivo. Enquanto o cinema cai na mesmice de sempre, a vida inteligente explode na televisão, com produções extremamente mais interessantes que as vistas nas telonas. Com isso, muitas séries boas ficaram de fora, como Prison Break, Monk, Deadwood, My Name is Earl e até mesmo Desperate Housewives que, apesar de nunca mais apresentar uma temporada do nível da primeira, continua bem acima da média.


















5 - Jornada nas estrelas – A Nova Geração
Um seriado de 1987 num Top 5 de 2007? Bem, não é culpa minha que a série foi lançada em DVD por aqui apenas agora, dando a oportunidade de rever seus episódios. E é impressionante como – especialmente a partir da terceira temporada – se mantém atual, tanto no conteúdo de seus roteiros como no aspecto visual. Ficção científica de primeira qualidade, baseada totalmente nos roteiros e não em efeitos especiais, com roteiros instigantes, repletos de críticas sociais. Apesar de emocionalmente falando a Série Clássica ser o meu xodó, a tripulação de Picard ainda é a protagonista das melhores histórias de Jornada nas Estrelas. Isso sem falar nos borgs, vilões mais geniais de todo o universo de Jornada.

















4 - The Office

Uma das séries de humor mais subestimadas da atualidade, The Office é lembrada apenas por ser uma versão americana de uma série inglesa cult e por ser estrelada por Steve Carrell. Sim, o talento do comediante é uma das forças motrizes dos episódios, mas The Office é muito mais que isso: com um elenco totalmente afiado e diálogos deliciosamente sarcásticos – que usam muito bem a linguagem de reality show do seriado – seu ponto forte acaba sendo o roteiro, que explora muito bem cada um dos personagens, em especial o deliciosamente ridículo nerd Dwight Schrute.


















3 - Supernatural
Apesar de criado por McG (que tem um toque de Midas ao contrário, normalmente estragando tudo aquilo em que encosta a mão), Supernatural é a salvação das pessoas que sentem falta de uma boa série de terror na TV. Dando muito mais valor a atmosfera sombria que a sustos e efeitos especiais gratuitos, os argumentos, que acompanham as aventuras de dois irmãos que passam os dias caçando criaturas das trevas explora (e atualiza) alguns dos maiores mitos das histórias de terror. E faz isso com classe, ao contrário da maioria das produções atuais do gênero para o cinema.























2 - House

Mantendo o que eu escrevi no Top 5 do ano passado, House permanece com o mérito de apresentar o melhor personagem da televisão atual. E a série só não está em primeiro no ranking porque ainda não terminei de assistir a terceira temporada – ou seja, a falha é minha, e não do seriado. Mas os poucos episódios que já assisti mostram que continua sendo um dos pontos altos da televisão, mesclando humor e drama com uma qualidade invejável. E, de quebra, com o maior trabalho de interpretação que a telinha viu em muitos anos, graças ao desempenho de Hugh Laurie no papel central.
















1 - 24 Horas
O grande trunfo de 24 Horas é não mexer em time que está ganhando. Apesar da febre 24 Horas ter passado, (e, aqui no Brasil, Jack Bauer ter dado lugar ao Capitão Nascimento), o seriado continua cumprindo exatamente a que se propõe, funcionando como o modelo a ser seguido por séries de ação, como as também muito boas The Unit e Prison Break. Mas, ao contrário delas, 24 Horas não apresenta um episódio fraco em momento algum, mantendo uma regularidade impressionante ao longo de sua temporada, aumentando cada vez mais a intensidade das intrigas políticas e da explosividade (e imprevisibilidade) do personagem central.

7 comentários:

Tyler Bazz disse...

24 Horas é realmente ótimo!
Mas, pra mim, nada nesse mundo ganha de House!

A terceira temporada é ótima até o fim, e o que já se viu da quarta segue a linha... \o/

As outras eu não conheço (nunca nem assisti Jornada nas Estrelas), mas vou acabar indo atrás da tal The Office... parece legal.

o/

Anônimo disse...

Tenho que confessar que tenho um gosto muito diferente do seu, mas ao mesmo tempo bem parecido. Não concordo com tudo o que você pôs nesses Top 5, mas sou obrigada a ficar impressionada com a lucidez que você avaliou cada um dos itens, mesmo aqueles que eu passaria longe, como Aerosmith e Beatallica (Isso não existe de verdade, existe?)

Thiago Neres disse...

Rob, uma curiosidade... você já viu The 4400?

É uma série de ficção científica muito legal. Diferentemente de Heroes, 4400 ganha o telespectador pela história excelente.

Infelizmente, foi cancelada há poucos dias =/

Mas vale a pena dar uma olhadinha!

Francis disse...

Bom, todos a minha voltam adoram 24 horas, eu por minha vez sempre fico (com o perdão da palavra), na merda, quando o assunto é esse. Como eu quase não assisto tv, eu não vi o seriado passando na mesma, eu só vejo seriados que eu baixo no pc, e 24 horas ainda não foi um deles. No momento estou baixando muitus seriados e animes, mas quando sobrar um tempinho com certeza, eu vou começar a baixar. Mas pelo que dizem, a série é foda! Sobre as outras, só assisti algumas, e eu acho que Super Natural é a melhor dentre todas, eu acho a série muitu bem bolada, com episódios muitu bem formulados, você nunca se sente entediado, ou que o episódio é repetitivo, sempre diferenciando um do outro, é uma sério que está de parabéns, e o nosso amigo Rob também, ótimo post cara, começarei a frequentar mais esse blog. abraço.

Anônimo disse...

Que falha!! House em 2º lugar!! Tudo bem que gosto não se discute, mas essa lista ficou muito pobrezinha sem Nip/Tuck e Huff. Ok, Huff quase ninguém conhece e só teve duas temporadas, mas é incrível!

Bjs,

Anônimo disse...

House é melhor série em exibição, mas Dexter é sensacional também, vale uma conferida para quem ainda não conhece. E The Office está na lista de próximas séries para acompanhar, tenho ótima expectativa.

Guilherme disse...

House Imcomparável conserta esse rank ... aew...
House é o melhor de todos...
Além do mais todo episódio sao coisa diferentes...
Hoje em dia a maioria dos seriados policiais tem todos a mesma história ( Opiniao própria )
Vlw