29 de dezembro de 2007

Top 5 2007 - Quadrinhos

Assim como aconteceu com o cinema, o ano não foi dos melhores para os quadrinhos. Especialmente no que diz respeito aos super-heróis. Sim, algumas boas sagas foram lançadas este ano, mas invariavelmente elas acabam pecando pela irregularidade devido ao enorme número de revistas e de escritores envolvidos. Restou, então, buscar uma alternativa fora do mundo dos super-heróis. Ou, em alguns casos, fora dos tempos atuais do mundo dos super-heróis, como vocês conferem na lista abaixo.






















5 - Fábulas

Sim, já haviam entrado no Top 5 do ano passado, e continuam neste ano, mesmo tendo mudado de editora no Brasil (agora saem “aos pedaços”, pela Pixel, que poderia muito bem continuar com a estratégia de álbuns encadernados). É um dos melhores trabalhos da atualidade, com personagens muito bem construídos e tramas desenhadas com perfeição, que não poupam críticas e referências a nenhum conto de fadas, seja ele conhecido ou mesmo mais obscuro. E mostra que os personagens das fábulas são mais humanos que imaginamos (ou gostaríamos) e é justamente essa a graça da história.






















4 - O Cavaleiro das Trevas – Ed. Def.

O trabalho que alçou Frank Miller a condição de astro internacional dos quadrinhos e revitalizou o personagem Batman ganhou, este ano, uma edição à altura de sua importância, com capa dura, material extras e a inferior seqüência O Cavaleiro das Trevas 2, também de Miller. Mas o ponto alto do material é a história original, uma minissérie em quatro partes que apresenta um Batman velho e que explora a psique doentia do personagem como ninguém havia feito até então – e como poucos fizeram deste então. Hoje, vinte anos depois de escrita, permanece como uma das melhores histórias de super-heróis de todos os tempos, ganhando importância a cada dia.



















3 - Batman Crônicas / Superman Crônicas

As primeiras histórias dos dois maiores personagens da DC Comics, publicadas originalmente na primeira metade do século 20, ganharam uma edição caprichada e imperdível para os fãs de quadrinhos, com capa dura e belíssimo acabamento. Com isso, é possível ler (com gosto) as primeiras aparições de alguns dos maiores personagens de todos os tempos (além dos dois heróis) como o Coringa, que continua sendo o maior vilão do universo DC. Indispensável em qualquer coleção.






















2 - Biblioteca Histórica Marvel

Assim como Batman Crônicas / Superman Crônicas, os heróis da Marvel (Quarteto Fantástico, X-Men, Os Vingadores e Homem-Aranha) ganharam suas primeiras histórias republicadas no Brasil em álbuns de luxo. E por que não colocar tudo isso junto no Top 5? Porque elas apresentam uma diferença crucial: Stan Lee. Os quatro álbuns da Marvel mostram toda a genialidade do pai da editora, que, num espaço de poucos anos criou um verdadeiro universo, com personagens riquíssimos e histórias com qualidade totalmente regulares – além de revolucionar o mercado com a ousadia e realismo de suas tramas.






















1 - Os Mortos-Vivos

Desde que George Romero lançou A Noite dos Mortos-Vivos, em 1968, o mundo não ganhava uma obra sobre zumbis tão contundente como esta série escrita por Robert Kirkman. Aproveitando o gancho de um ataque de mortos-vivos que dominou a maior parte do planeta, as histórias apresentam a odisséia de um pequeno grupo de sobreviventes, voltando seu foco muito mais para o relacionamento entre pessoas num mundo destruído que aos zumbis em si. Uma verdadeira obra-prima, que eleva os quadrinhos de terror a patamares nunca atingidos antes.

Nenhum comentário: