21 de maio de 2007

A Noite é uma Vaca Preta

Quem freqüenta esse blog sabe que eu não gosto de ficar caçando vídeos no Youtube e postando aqui, com um comentário qualquer. Porém, me vejo obrigado a abrir uma exceção. Semana passada, topei com uma verdadeira obra-prima da boçalidade humana e, na mesma hora, percebi que havia encontrado um tesouro na internet. Conforme eu ia assistindo ao vídeo, ia me sentindo cada vez mais como um gordo olhando a vitrine da Ofner. Fiquei babando, maravilhado por ter encontrado a prova cabal de que realmente a humanidade não deu certo.

Apenas um adendo: o vídeo está no Youtube há um ano. Meu objetivo não é ser reconhecido como o autor dessa descoberta, mas sim que todos o assistam ao menos uma vez, porque o valor antropológico disso é incalculável – acredito piamente de que se trata do elo perdido na cadeia evolucionária. São novas informações sobre a Aurora do Homem (2001 - Uma Odisséia no Espaço: mode on). Acredito que se Darwin assistisse a isso, ele provavelmente olharia a sua Teoria da Evolução e diria, suspirando: “Merda, vou ter que fazer tudo de novo”.

Senhores, com muito orgulho, apresento-lhes Marli e sua obra-prima: Bertulina.




Desde que vi esse clipe, frases como a "Meu nome é Bertulina", "A noite é uma vaca preta" e "Fico sozinha nas floresta" ficaram martelando na minha cabeça. Eu não conseguia parar de imaginar a tal da Marli se apresentando em Donnington, num festival ao lado de Iron Maiden e AC/DC, com 40 mil pessoas entoando o refrão de Bertulina com devoção quase religiosa. Eu não conseguia parar de cantar o refrão da música. Ficava ouvindo a música o dia inteiro e comecei a chamar a Besta-fera de Bertulino.

Fiquei obcecado. Eu precisava saber mais sobre isso de qualquer maneira.

Me enfiei no Google e consegui descobrir justamente o que eu queria: um site oficial da tal da Marli. Foi lá que descobri que ela é nada menos que a precursora do gênero Música Popular de Cozinha, graças ao seu trabalho desenvolvido em parceria com um tal de Witched, que é seu compositor, empresário, videomaker e assessor de imprensa – além de patrão, já que o relacionamento profissional dos dois começou quando ela trabalhava como empregada na casa do sujeito. Curiosamente, pelo que eu entendi, o termo Música Popular de Cozinha foi inventado não por críticos da Rolling Stone ou da Creem, mas justamente pelo Witched, mas acho que isso nem vem ao caso. E nem tira o mérito da tosquice toda, pelo contrário.

A dupla – sempre com Witched “compondo” e Marli “cantando” – já acumula seis discos, de 2002 para cá: Rainha das Trevas, Virgem Brasileira, Eu Gosto de Louvar, Uma Garota do Cacete, A Árvore Ginecológica (que é uma espécie de best of) e Colostro. O sensacional na evolução da obra dela é ter um disco chamado Eu Gosto de Louvar em meio a outros como Rainha das Trevas e Uma Garota do Cacete, o que deixa claro a filosofia atirar-para-todo-lado vista na obra da cantora. Queria que tivessem mostrado isso para o Papa, quando ele esteve aqui.

Mas o ápice da carreira dela, pelo que entendi no site, é mesmo este último disco, que conta com as músicas Sou Sua Pálida Amante Vaporosa, Mamãe Satanás, O Amor está no Ar (que conta com um maravilhoso refrão que canta “O amor está no á / Vomo copulá!”) e, claro, o épico Bertulina, que pelo que é dito no site, pode ser comparado a uma espécie de Geni e o Zepelim da cantora.

Agora, a biografia e o FAQ sobre ela são um caso a parte. O FAQ chega ao cúmulo de trazer a pergunta "A Marli existe?", explicando às pessoas que, por mais que pareça improvável, sim, a Marli é real. E sua biografia (que começa com a pérola "Desde a abolição da escravatura, uma voz permanecia calada na escuridão" para destacar a importância histórica da tal da Marli como porta-voz da raça negra, o que colocaria todos os outros cantores negros no limbo, caso este ainda existisse) beira a genialidade.

O texto traça todo o histórico da Marli, como o fato dela ter perdido a virgindade aos 9 anos de idade, com um lenhador – o que deixa claro que ela cresceu em alguma aldeia de Age of Empires ou de Warcraft, pois esses são os únicos dois lugares do mundo onde os lenhadores ainda existem - seu casamento aos 15 anos e sua fuga do casamento aos 17, até ela começar a sua parceira com Witched, provavelmente limpando o chão da cozinha da casa do sujeito. OK, a biografia admite ter elementos ficcionais para ser "mais engraçada", mas não importa. Se a lenda vende mais que a verdade, publique-se a lenda.

E, a partir do momento que a mesma arte que nos presentou com a Nona Sinfonia de Beethoven consegue nos entregar Bertulina, fica provado e carimbado o que venho falando aqui, incessantemente: a humanidade não deu certo. Mesmo. Mas, segue, como presente aos leitores, os 5 melhores versos de Bertulina (e seus possíveis significados), que, certamente, ainda serão analisados daqui a séculos, intrigando especialistas e peritos de todas as ciências possíveis.

1. A noite é uma vaca preta - Ok, o que quer dizer isso? Vaca preta é sorvete com Coca-Cola, como a noite pode ser uma vaca preta?
2. Ressuscitei do meu uxoricídio - Sim, é isso mesmo. Uxoricídio. Fui checar no site, é isso mesmo. Não me sinto apto a tentar interpretar isso.
3. Ainda chupo minha ferida - O bom gosto e a classe da música, obviamente, ficam explícitos nesse verso.
4. Chorei no ombro da Mãe Preta - Chuta que é macumba. Literalmente.
5. Sigo sozinha nas floresta - Não, não é erro de digitação.

26 comentários:

Diego Moretto disse...

Cara, onde vc achou esta preciosidade??? FANSTASTICO, FANTASTICO!!!! E olha que não é avacalhação minha heim, adorei msm. hehehehehehe. "Eu vou ajoelhar e rezar por ti....sou Berrrtolina, heroína...", hauhauaha. Muito bom, abs!!

Anônimo disse...

Ah eu não consigo ver vídeo aqui do trampo.

Gostei mto da foto do perfil. Alta Fidelidade não?

Bjos

Anônimo disse...

Sou um pouco resistente com relação a "vacas pretas" ... mas vou tentar me render e assistir a essa obra-prima!

Mateus Souza disse...

Cara, tosqueira na internetnão tem hora e nem lugar, pelo amor de deus!!!! Isso e coisa do outro mundo... Darwin deve estar se remoendo em seu tumulo... Abs

Anônimo disse...

Sensacional. Um achado desse porte deve ser mostrado ao maior número de pessoas!

Como eu disse no Orkut, quando você pensa que tinha visto o pior vídeo existente, vem alguém e nos lembra que pode sempre existir algo pior.

Não sei se te agradeço ou se fico com raiva por ter tomado conhecimento desse video, haha!

Bianca Soprana disse...

agora já posse dizer : JÁ VI DE TUDO NESSE MUNDO!
tri o vídeo, chega a dar medo, rsss.

Anônimo disse...

Assisti os primeiros cinco segundos do vídeo e tive medo. Sério, foi quase insuportável. Não vou querer assistir o resto não.

Anônimo disse...

Afeeeeeeeeee....
Onde esse mundo irá parar? Daki a pouco isso tá passando no Faustão e no Gugu, que, aliás, são outros dois programas que merecem o termo "A humanidade não deu certo".

Olha, esse vídeo realmente foi um achado, mas não faça mais isso!!!! ;)

Abraços

Um cara disse...

Hehehe video lol

ana disse...

interessante o video....

e muito legal seu blog!

bjoks

visite o meu também

www.lorah854.blogspot.com

Anônimo disse...

Até hoje nunca consegui ver um clipe dela completo.

Anônimo disse...

caraca q video hein
to pasmo aqui não sei o q fala

"chupa minha ferida"

afffffffffffffffffff

mas tem umas partes
que show

parabens por de achado essa raridade ai

depois passa la no meu blog

http://blog-do-rato.zip.net/
http://blog-do-rato.zip.net/

Kristiano Segovia disse...

Meu amigo, isso é a maior descoberta da MPB (Musica de pobre brasileiro) de todos os tempos!

Genial!!

hahahahahahahahahahahahaha

Parabens pelo achado.

Anônimo disse...

Que descoberta, vc merecia um premio por ter achado isso, q tosco, bateu o recorde de coisa tosca rss, muito engracado

Anônimo disse...

affffeeeeee!!!...rsrsrs...
que vidio é esse meu pai???!!

muito bom o post
te+...

David Faustino disse...

Serio mesmo!!!
Viva Bertulina!!!
ahuahauhauhauhauahuahau
muito bom...
ta certo que naum durmirei por alguns meses mas pela Bertulina o que não fazemos felizes...

Gostei muito do seu blog... quando puderes passe no meu...

Anônimo disse...

"meu nome é bertolina... "
fiquei o dia inteiro com essa porcaria na cabeça. O pior é que não resistí e ouví hoje novamente... então, todo mundo junto ".. eu vou ajoelhá e rezá por ti!"

Anônimo disse...

putz, lembrei de um vídeo desse tipo que vi há uns dias, se eu encontrar de novo te mando o link... (mas era outro "artista").
fiquei umas 2 semanas sem vir aqui e estou me divertindo horrores com os novos posts! o blog está cada vez melhor... :)

Anônimo disse...

em tempo: otavio te contou do episódio do "carro do sorvete", né? se quiser, trago uma camera pro escritório e registro tudo pra você... vai que inspira um novo post... :)

Elza disse...

Caramba, chupar ferida é nojento, não da pra interpretar!!
uma preciosodade!!!

Wagner disse...

caracas!!! Championship Vinyl! Eu sou fanzaço dessa loja! Sou fanzaço tanto do filme quanto do livro Alta Fidelidade! Tenho os dois! Tudo bem se eu linkar seu blog ao meu????

Eduardo Vilar disse...

casou com um lenhador hahahaha! deve ser uma pessoa bem delicada...
tive risadas convulsivas na parte do Age of Empires e Warcraft.
"A noite é uma vaca preta". claro!
e viva a Bertulina, a heroína que conserta bonecas.

Anônimo disse...

é por um único motivo pelo qual vc não coloca vídeos do youtube aqui no blog: para não perder visitantes. Caro Rob, isto é um porre e nem completamente bêbada é possível ouvir esta bobagem. E deixa eu desligar logo esta música senão quem vai ficar com a música na cabeça sou eu!

Anônimo disse...

estimado e insano gordon

essa macumbeira é, na verdade, o célio, que jogou no palmeiras em 1987.
mais detalhes, ver
http://www.gazetapress.com/acervo/fotos.php?CodPauta=06970

Gustavo

Unknown disse...

Rob, desculpa, mas esse video é muito irritante e não consegui chegar até o fim.
Beijos...

MaxReinert disse...

rapaz.. que coincidência... um amigo me mandou esse vídeo hoje.... que coisa....

e, sim, eu tbm fiquei intrigado com " A noite é uma vaca preta"!!!

Como asssssssiiiiiiiiiiiimmm????