8 de março de 2007

Sugestão (obrigatória) para Donos de Restaurantes

Vocês, donos de restaurante: atenção!

Já perdi horas da minha vida explicando aos garçons que trabalham em seus estabelecimentos que, quando eu quero apenas uma Coca Light só gelada, ela não tem geli-limão; que, quando peço para fechar a minha conta significa apenas isso: que eu quero que fechem minha conta; e que quando eu peço para trocar o prato, espero que me tragam um prato limpo em substituição ao primeiro. Por isso, decidi prestar um serviço para todo o setor especializado em servir refeições.

Após meses de pesquisa intensiva, organizei uma prova que deverá ser aplicada a todos os candidatos ao cargo de garçom. O exame abaixo deverá ser aplicado literalmente, nessas mesmas questões e servirá para testar as aptidões dos candidatos. Afinal, não basta saber carregar uma bandeja: é necessário o mínimo de massa cefálica para se relacionar (e, principalmente, servir) outros seres humanos que desejam apenas comer em paz.

Dúvidas e sugestões? Podem me escrever no espaço de comentários abaixo. Dispenso agradecimentos, fiz isso em nome da comunidade e não em busca de reconhecimento pessoal.

Para melhores resultados, peço que apliquem os testes respeitando os seguintes prazos para a elaboração das respostas por parte dos candidatos, de acordo com o estabelecimento que você possui: 5 minutos (restaurante); 15 minutos (botequim); 10 dias (o boteco aqui da frente):

Sem mais delongas, vamos ao teste, com valor total de 10 pontos.

Parte I – Interpretação de Texto

Leia com atenção o texto abaixo.

Um cliente sentado na mesa que você atende lhe diz: “Eu quero, por favor, duas bolas de sorvete de morango sem nenhuma cobertura e uma água mineral sem gás e sem gelo”.

Com base no texto acima, responda as questões abaixo:

1 – Qual o sabor de sorvete desejado pelo cliente? (valor 1,0)
_________________________________________________________

2 – Quantas e quais coberturas o cliente deseja em seu sorvete? (valor 1,0)
_________________________________________________________

3 - Ainda com base no texto acima, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para cada sentença: (valor: 0,25 cada)
( ) O cliente deseja uma garrafa de dois litros de Soda.
( ) O cliente deseja sorvete de morango.
( ) O cliente não deseja ser incomodado.
( ) O cliente deseja água gelada com suco de limão.
( ) O cliente está satisfeito e não deseja nada.
( ) O cliente não sabe o que quer e deseja uma sugestão.
( ) O cliente deseja que você apenas feche a conta.
( ) O cliente está se sentindo só e desejava conversar.

Parte II – Perguntas de Múltipla Escolha

Assinale a alternativa correta para cada questão (valor 1,0 cada)

4 – O cliente olha para você, gesticulando para que vá até a mesa dele. Você:
( ) Vira a cara e finge que não é com você.
( ) Gesticula dizendo que já vai e espera ele esquecer.
( ) Vai até a mesa e pergunta o que ele quer.
( ) Sorri para ele, pois ele está apenas cumprimentando.
( ) Leva uma garrafa de dois litros de Soda para ele.

5 – O cliente pede para você trocar o prato dele. Você:
( ) Troca o prato de lugar na mesa, colocando sob a cesta de pães.
( ) Pega o prato sujo e não retorna para a mesa.
( ) Finge que não é com você.
( ) Retira o prato do cliente e leva outro limpo, logo em seguida.
( ) Fecha a conta do cliente e leva até a mesa dele.

6 – O cliente pergunta qual o prato do dia. Você:
( ) responde identificando o prato do dia e seus ingredientes
( ) responde afirmando que isso depende do dia.
( ) diz que como o cliente está jantando, não é mais dia
( ) vai checar e volta com uma garrafa de dois litros de Soda
( ) inventa qualquer coisa na hora

7 – Você leva um prato até a mesa do cliente e ele diz que não pediu aquilo. Você:
( ) responde “foda-se, é o que temos”.
( ) pergunta se ele sabe qual mesa pediu o prato em questão.
( ) pede desculpas, volta para a cozinha e joga o prato fora.
( ) pede desculpas e vai checar novamente os pedidos.
( ) deixa o prato em qualquer lugar. Quem quiser, pegue.

Parte III – Perguntas Abertas

8 – Cite qual animal é a fonte das principais carnes da feijoada e cite três exemplos de acompanhamentos para o prato. (valor 1,0)
_________________________________________________________ _________________________________________________________
9 – Você vê um cliente acidentalmente deixar cair um garfo no chão. Como você procede nesse caso? (considere g = 10 m/s²) (valor 1,0)
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E, para não perder o hábito, enquanto os alunos respondem, seguem os 5 restaurantes onde você provavelmente vai me encontrar na cidade.

1. Bovinus Grill – sim, é churrascaria
2. Galinheiro Grill – sim, tem carne
3. Grill da Vila – sim, tem carne
4. Rigoletto – sim, é o mais perto do trabalho
5. Bovinus Grill – sim, de novo.

7 comentários:

FF disse...

Tudo isso porque o garçom esqueceu sua Soda Pet? É um mimado mesmo.

otavio disse...

Sabe o que eu acho? Não é possível que em SP tenha tanto garçom ruim, você é que deve ser um escroto na churrascaria, daqueles que pedem "aquela gordurinha" e eles não te aturam mais! Te atendem mal pra ver se você não volta mais! heuahea

Marília disse...

Mês passado um garçom que atende nos meus dois lugares preferidos pegou implicância comigo.Ele faz tudo errado!E o pior é que eu amo esses lugares ;/

Duda disse...

"(considere g = 10 m/s²)"
Hahahahhaa!
Aí complica...

Jul!o disse...

Garçons...
Devemos dar um descontinhos pros coitados...
A proporção de clientes escrotos para garçons escrotos...

50 clientes: 1 garçom...

Isadora A. disse...

concordo PLENAMENTE com o Fujita (aliás, que iniciais mais do caralho, "Federico Fellini"):

M-I-M-A-D-O.

Alexandre Rigotti disse...

Sr.

considere g=9,81 m/s² como padrão ou 9,78 m/s² como a da cidade de São Paulo.


hahahahaa