6 de março de 2007

A Guerra da Vila Mariana - 1º Tempo

Segue, como prometido, um resumo dos principais lances do primeiro tempo da derradeira partida da carreira de Rob Gordon, que acabou quase lhe custando a vida.

Se você não sabe do que estou falando, é porque não tem acompanhado os principais noticiários esportivos. Mas você pode saber toda a história aqui.

E os lances dessa guerra você só vê aqui. Chupa Terra! Chupa Uol!


Assim como Rocky Balboa, o veterano Rob Gordon
disputou uma última batalha, para libertar a sua fera interior

1’ – Os dois times se postam em campo. De um lado, o time das crianças. Do outro, o time dos adultos e mais quatro meninos e uma loirinha de uns 6 anos que, apesar de jogarem no outro time, não cabiam no lado certo da quadra. A loirinha, alheia ao que acontece ao seu redor, está brincando de rodar na quadra. Começa o jogo.

6’ – Ataque do time dos adultos. Rob Gordon recebe a bola na linha de fundo, mas é cercado por 18 crianças, que começam a chutá-lo, gritando, e desaparece no meio da multidão junto com a bola. Obviamente o juiz não dá falta, porque não há juiz, aquilo é uma terra sem lei.

10’ – GOOOOOL do time das crianças! A bola é cruzada na área e os nove moleques que aguardavam por ali resolvem usar a tática do aríete: esperam o goleiro pegar a bola e o cercam, empurrando o coitado para dentro do gol com bola e tudo. Falta no goleiro? “Não, não vimos nada”. 0 x 1.

14’ – Tabela entre Rob Gordon e outro adulto envolve totalmente a defesa adversária e deixa Gordon na cara do gol. Ele tira o zagueiro do lance com categoria e chuta colocado, por cima. O goleiro pula e não alcança nada. A bola resvala na trave e sai pela linha de fundo. Gordon grita um “filho da puta!” a plenos pulmões, o que faz todos os pais ao redor da quadra olharem feio para ele. Um gordinho de óculos passa por Gordon e solta um “se fudeu”, baixinho.

21’ – GOOOOOL do time dos adultos! Na cobrança de escanteio, a bola é rolada para Gordon, que, de fora da área, bate de três dedos, por cobertura. Indefensável. Golaço! (modéstia a parte mode: on) Ao comemorar, Gordon passa pelo gordinho do lance anterior e, demonstrando sua toda sua maturidade e superioridade emocional, solta um “Se fudeu você, babaca! Chupa!”. 1 x 1.

25’ – Após dar um pique para tentar (em vão) alcançar um lançamento em profundidade, Gordon cai na quadra. Fica deitado, inerte e sem ar, implorando para que alguém pegue um cigarro e uma cerveja para ele. É sumariamente ignorado.

29’ – Gordon abandona o campo no meio de um ataque do time das crianças, e vai para o canto da quadra, onde se apóia num muro, tentando respirar. As crianças do outro time continuam o ataque – sempre com a tática de manter 17 jogadores ao redor da bola – e entram na área. Por sorte, a bola resvala na trave e sai.

31’ – GOOOOOL do time das crianças! Numa cobrança de escanteio, começa um bate-rebate na área. A bola sobra para um moreninho de uns 9 anos, que simplesmente se materializou na ponta esquerda (ele não estava em campo até o momento. Aliás, ele nem estava na festa.) e, depois de bater em mais três crianças (pinball mode: on) entra. 1 x 2.

32’ – O time dos adultos prepara-se para dar a saída e um deles pensa em bater direto para o gol. Desiste da idéia quando o goleiro adversário grita que “não vale bomba, tio”.

35’ – Gordon rouba a bola de um moleque e parte em disparada, na direção do gol. No meio da arrancada, dribla o último zagueiro com uma classe invejável, mas descobre que a loirinha (aquela mesma, que gosta de girar na quadra) está sentada na sua frente, brincando com uma plantinha. Tentando evitar uma tragédia, Gordon pula a menina, alçando vôo na quadra e aterrissando numa das grades. A bola sobra na mão do goleiro. Gordon, no chão, começa a analisar se realmente vale a pena levantar.

39’ – GOOOOOL do time das crianças! A bola é alçada na área do time dos adultos, e um japonesinho de no máximo sete anos domina com categoria e empurra com calma para dentro do gol. Tudo porque o goleiro do time dos adultos havia saído para buscar uma cerveja e não avisou ninguém. Pior, só trouxe cerveja para ele. 1 x 3.

40’ – Rob Gordon sai de campo, avisando que volta apenas no segundo tempo. Senta na arquibancada, totalmente sem ar. Abre uma cerveja e acende um cigarro para recuperar as energias. As pessoas ao seu redor perguntam se ele está bem, mas ele não consegue responder nada inteligível.

45’ – Final do primeiro tempo. O time das crianças vence por 3 x 1 e Gordon está deitado numa das arquibancadas, mal conseguindo segurar a cerveja e sem conseguir falar.

("assista" ao 2º tempo do jogo aqui)

2 comentários:

Thiago "El Cid" Cardim disse...

Meu caro Rob, que achas de escrever uma resenha desta edição definitiva de "O Cavaleiro das Trevas" para aquele site nerd conduzido por um certo nerd simpático e agradável - e que vai ao show do Aerosmith?

- El Cid

Anônimo disse...

Como você é infantil, pobre Gordon. Faça como eu: meus esportes são a Dibrinha e o Melê ("Linha!").