2 de janeiro de 2007

Top 5 2006 - Livros

Se eu mal tive tempo de ir ao cinema este ano, que direi, então, dos livros? Muitos deles choramingam de saudade toda vez que entro no meu quarto, esperando por uma chance de serem apreciados e eu, sempre atrasado para alguma coisa, vou empurrando a fila. Mas, sim, li algumas coisas muito boas esse ano, sobretudo romances históricos, que se tornaram minha paixão literária de uns três anos para cá.

Ressalto que não necessariamente precisa ser lançado esse ano – alguns são de 2005, mas só coloquei as mãos nesse ano que passou.





















5 - O Último Reino
Sinceramente? Ainda nem abri, pois ganhei de natal, mas qualquer livro de qualquer trilogia assinada por Bernard Cornwell (veja abaixo) entra na minha lista dos cinco melhores do ano. Esta aqui (As Crônicas Saxãs) narra a história de Uhtred, menino envolvido na guerra entre ingleses e dinamarqueses.






















4 - O Tigre de Sharpe / O Triunfo de Sharpe
É a primeira série escrita por Bernard Cornwell, o sujeito que me ensinou a gostar de romances históricos, com a trilogia sobre o Rei Arthur. Cada um dos livros narra as aventuras de Richard Sharpe, soldado do exército inglês (esqueça qualquer requinte de nobreza no personagem) nas viradas dos séculos 18 para 19.






















3 - Imperador – Os Portões de Roma
O que me chamou a atenção foi a recomendação “assinada” por Bernard Cornwell na capa. Afinal, se ele gostou, não tem como eu não gostar. E, realmente, o livro é muito bom. Não é um Cornwell, mas é uma grata surpresa. Da mesma forma que a série Ramsés, humaniza totalmente o personagem de César, tornando-o mais crível a cada página virada.





















2 - Outono Asteca
Essa eu já havia começado a ler ano passado, mas como a série ainda perdurou ao longo do meu 2006, ela entra aqui fácil, fácil. Este livro, o terceiro da série, já mostra uma América totalmente colonizada pelos espanhóis, dando uma guinada enorme na história, mostrando as aventuras do filho do herói dos dois primeiros, mas sem jamais perder a riqueza de detalhes.






















1 - Ayla – A Filha das Cavernas
Imagine um sujeito que adora romances históricos colocando as mãos num livro que narra as aventuras de uma das primeiras cro-magnon da história. Além disso, é bem escrito, sem grandes enrolações e com personagens muito, muito bem construídos. Foi o meu livro do ano, sem dúvida. – e os outros dois volumes já estão na minha fila.

Nenhum comentário: