2 de janeiro de 2007

Top 5 2006 - Quadrinhos

Uma das listas mais difíceis de fazer, já que a chamada Nona Arte vive uma de suas piores fases, ao menos nas revistas de linha. Personagens extremamente musculosos e mulheres peitudas ocupam quase os quadrinhos inteiros, sem deixar espaço para boas histórias, salvo uma ou outra exceção. A solução foi apelar aos clássicos na maior parte da lista, e agradecer aos céus por editoras como a Ópera Graphica terem feito um puta trabalho em 2006 – pode esperar o álbum de luxo dos Sobrinhos do Capitão na lista dos melhores do próximo ano.






















5 - Ultra
Série em dois volumes que mescla a o mundo dos super-heróis com o clima de Sex and the City. Aqui, a personagem principal é uma super-heroína que, sem o uniforme, sofre com os mesmos problemas de qualquer outra mulher – especialmente com o sexo oposto e suas inevitáveis idiotices (mea culpa mode: on). Talvez uma das histórias mais humanas que eu tenha lido nos últimos anos.





















4 - Príncipe Valente – Nos Tempos do Rei Arthur
Tive uma grata surpresa ao colocar as mãos no primeiro volume das aventuras do Príncipe Valente, onde cada quadrinho é simplesmente uma obra prima. A história é genial, repleta de lutas grandiosas e intrigas que se mostram atuais mesmo hoje – o problema é você conseguir tirar os olhos da arte de um quadrinho para saber o que acontece depois.





















3 - Recruta Zero – Ano Um
Não, eu não ganho comissão da Ópera Graphica, mas o ano realmente foi deles. Esse aqui é um álbum nos mesmos moldes do líder dessa lista, mostrando o primeiro ano completo das tiras do personagem – inclusive sua origem como aluno universitário. O personagem ainda é mostrado de forma embrionária, mas sua essência – preguiçoso e atrapalhado, cínico – está ali.






















2 - Fábulas
Uma das revistas atuais mais fantásticas que eu já li. Mostra todos os personagens dos contos de fadas exilados no nosso mundo, vivendo incógnitos e sempre às voltas com intrigas, sexo e corrupção. Quer uma amostra? O Príncipe Encantado é um cara que sobrevive aplicando golpes do baú e Cachinhos Dourados é uma revolucionária fanática que não hesita em pegar em armas. Simplesmente genial – já existem três livros publicados no Brasil e cada um deles deixa vontade de ler mais.






















1 - O Fantasma – Sempre aos Domingos
O fantasma sempre teve grande importância para mim, justamente porque aprendi a ler com suas revistas e os álbuns do Asterix no colo do meu pai. E essa edição, lançada pela Ópera Graphica, é o sonho de qualquer fã: tamanho gigante, capa dura, com sete histórias publicadas entre 1939 e 1942. Faça um favor a você mesmo e compre agora mesmo. E compre dois: um para ler e outro para guardar.

Nenhum comentário: