19 de maio de 2011

Isso, Sim, São Outros Quinhentos

“Do meu amigo, posso dizer apenas uma coisa. De todas as almas que encontrei em minhas jornadas, a dele era a mais... Humana.”

(Capitão James Kirk
Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan)



Eu sempre achei fascinante observar o mundo de madrugada, pela janela do meu quarto ou em pé, na varanda aqui ao meu lado enquanto escrevo. Vejo os prédios ao redor de mim, estudando quais janelas estão acesas e apagadas. E presto atenção naquelas iluminadas, brincando comigo mesmo. Tento inventar quem mora ali, o que esta pessoa está fazendo naquele momento e qual será sua história.

Cada janela é uma crônica. Cada janela é um mundo.

Hoje, o Champ chegou aos quinhentos seguidores. São quinhentas pessoas diferentes de diferentes partes do mundo. Cada uma tem seus sonhos, desejos e medos. São quinhentos pequenos rostos, em pequenas janelas, que iluminam o box “Clientes Preferenciais” na barra esquerda do blog.

Cada janela é um leitor. Cada janela é um amigo.

Sim, este é o termo exato é este. “Amigo”.

Há quem diga que este blog tem fãs. Há até pessoas que já me falaram, mais de uma vez, que este blog é famoso. Eu sempre discordo. Na minha concepção, este blog tem a sorte de possuir amigos. E isso é bastante diferente. Não são simplesmentes quinhentos nomes acompanhados de uma pequena foto. São quinhentas pessoas reais que me visitam, passam um tempo comigo e conhecem um pouco mais sobre mim.

Já faz alguns anos que este blog se tornou uma espécie de bar, para mim e muitos de vocês. É um lugar onde me sento, estico as pernas e converso. E eu me comporto, aqui, exatamente como me comportaria num bar, sentado na mesma mesa que vocês. E para a alegria de alguns, às vezes eu até mesmo apareço no bar com o meu cachorro.

E eu falo bastante. Quem me conhece, sabe disso. Quem me lê, sabe disso. Falo bastante. E, junto com vocês, eu dou risada, eu choro, eu penso, eu sinto. Porque ir a um bar e não fazer nada disso, não experimentar nada disso, é perder tempo.

Talvez por isso que um dos meus maiores orgulhos seja ouvir, das pessoas que me conhecem pessoalmente, que eu escrevo no blog exatamente do mesmo jeito que falo. Ouço isso tanto de gente que me conhece desde antes do blog nascer, como também de pessoas que conheceram primeiro o blog e depois a mim.

Por isso que quando vocês riem e choram comigo, eu abro um sorriso do tamanho do mundo. Não é ego. É amor. Seria hipócrita dizer que não estou nem aí para ser lido – desconfie de alguém que escreve e afirma não querer ser lido – mas é diferente. Mais do que ser lido, eu quero vocês aqui, ouvindo minhas histórias e contando as suas (os mais antigos certamente se lembram de textos cujos comentários se tornaram verdadeiros fóruns de discussão). Porque assim, estas histórias deixam de ser minhas ou suas e se tornam nossas.

Quero vocês rindo, chorando, sentindo e pensando. Mas comigo. Sempre junto comigo. Porque eu converso com muita gente durante meu dia, mas eu me permito sentir tudo isso somente com amigos. Ou melhor, com velhos amigos. Com vocês.

Pois, como eu disse acima, cada janela é um leitor. Cada janela é um amigo. Cada janela de todas estas quinhentas é, na verdade, um grande amigo.

A todos vocês,

Obrigado por tudo.

Rob.

**********


Como manda a tradição, é hora de apresentar os mais recentes “grandes amigos” deste blog, que apareceram por aqui depois do post escrito quando o blog chegou aos quatrocentos seguidores, em setembro do ano passado.

Assim, caros

Fernando Mozol, Yole, Whazzupmand, Tenda, Zoiverd, Udi Godinho, Renata de Toledo Ribeiro, Brenu S,, Bruninha*, Sara Jane da Silva, Adônis T D, Vanessa de Sales Rio, Marina, Paulo Kehl, Luizmiguel.s, Carlos Neto, Camaleão do Aquário, Eduardo, Nathalia, Filipe Ribeiro, Gustavo, Jonathan Landucci, Fagner Franco, Eduardo Leal, Isadora Moraes, Musicais BR, Dianna Montenegro, Anna Julia Tavares de Melo, Elaine Gaspareto, Nathi, Patrícia Melo, Luis Gustavo Guimarães, Gi, Bboy Guil, Pupin, Gabe, Gui, Rafael, Isa de Paula, Circus, M. Sarge, Juliana, Silvia Claro, Becka, Lunnafe, Dona D, Lucia Burmeister, Descharth, Júlia, Lucas (Pinduca) Manoel, Tati Santana, Natan Mestrinelli, Hey Dan, Bookess, Bob Mussini, Portal Messejana, Alexandre Cesar Costa Teixeira, Carol, Kelly Ribeiro, Mika, Juliano Pereira Muniz, Iris Figueiredo, S., Eduardo Rabelo, Ray Fernandes, Mulher ao Cubo, Stela de Oliveira, G7, Honey Pie, Ryoki, Darlana, Carla Ribeiro, Matoooos, Nelson, Isabel Veronica, Harumi, Lennon Faimison, Haru, Lívia, Bruxa, Poison-Mandy FPB, Angela Romanini, Matheus Brollo, Shiori_Carol, Silvia Sayuri, Adriano Duarte, Jeff Ryw,Dayana, Sol No Lenta, Estela Marques, Gaby Almeida, Mayra, Bruna Marotinho, Rea.Lisa, Frazie Ferraz, Srta. Cor de Rosa, Angela Lyra ,Barhuk, Del Lang, Valdeir, Iza, The Pillow, Angela, Mony, Nicole Nicolela, Mac, Bárbara Garcia, Rachel B. e Rockin’ Puppig:

Sejam sempre muito bem vindos.

Como um presente de boas vindas, dedico a citação que abre este post a cada um de vocês.



Cabe aqui, também, um pedido de desculpas. Graças à interminável zona que o Google faz com os seguidores do blog, é preciso sempre descobrir quais os novos seguidores, já que eles surgem sempre fora de ordem. Assim, a lista conta pouco mais de cem nomes, por este motivo (e porque alguns seguidores sempre mudam de nome). Além disso, faço questão de linkar todos os blogs que encontro - se você possui um blog e seu nome estiver na lista acima sem link, me avise nos comentários que eu arrumo na mesma hora.


16 comentários:

Anônimo disse...

500 leitores, amigos, fãns parabéns Gordon manda lembranças para a Besta Fera, tu postou uma foto dele no Twitter assim puder conhecer. abraços
Ps: eu faço essa brincadeira da janela de tentar adivinha o que a pessoa está fazendo, me distrai as vezes.

Natalia Máximo disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH EU QUERO IR NO BAR COM VOCÊ E COM O BESTA-FERAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


Histerismos à parte, parabéns pelos 500 amigos! São raríssimos os casos de pessoas que chegam à essa marca como você: merecendo cada um desses rostinhos =D

Anônimo disse...

Para a minha mãe!
.......................
Mãe! Eu tô na lista e na barra lateral do Champ! Tô toda boba por aqui. Mãe antes eu andava deprê e não comemorava nada, mas agora eu comemoro tudo que é bom. Viu mãe como eu melhorei
.......................

Para o Rob
........................
Eu sinto que você sabe o que sinto ao ler seus textos, do contrário nem te lia.
Cara eu procuro e idolatro blogs vivos e o seu é um exemplo disso. Nem nos falamos mas eu sei que você sabe disso.
Se pensa ao contrário me reply.

Agora, dá licença.

Obbbbbbbbaaaaaaaaaaaaaaaa!
..................................

Desculpa aí gente, me expandi :)

.a que congemina disse...

É aquilo que conversávamos com a Natália outro dia, né? A gente faz amigos no blog e eles nos conhecem muito melhor do que as pessoas com quem convivemos.

E como eu já disse uma vez, leio coisas aqui que me fazem querer te dar um abraço e sentar no bar com você. Por favor, leve o Besta-Fera quando isso acontecer!

Muitas vezes quinhentos, Rob! Cê merece! ;**

.a que congemina disse...

Uia, o Conge não constava no meu perfil. Ó: http://congeminemos.blogspot.com

:)

Fernanda disse...

Nossa, que texto bonito! E eu nem imaginava que teria um agradecimento assim para os seguidores, e olha, mãe, eu tô no blog do Rob! rsss =D

Rob, vc merece é mto mais do que o tanto que a gente gosta de você pelos seus textos pq dá pra sentir que cada palavra é de coração. E que nesse Bar do Champ (em momentos de crise, vc devia pensar em investir ;D) ainda tenhamos mtos e mtos ótimos momentos com vc!

Anônimo disse...

É, perdi a aposta. Mas deixa estar, como disse no twitter, te pego nos 600.

Bom, que dizer? É por textos assim que continuo voltando - aqui a gente não é apenas um leitor. A gente meio que faz parte. E isso não tem preço.

Grande beijo e viva o Champ! \o/

Arthurius Maximus disse...

Quero fazer um protesto aqui: Não somos 500 LEITORES. Somos 500 PRIVILEGIADOS em poder partilhar seu talento e sua criatividade, meu camarada.

Certamente, virão muitos mais para engrossar as fileiras que riem, se comovem e xingam com você a cada linha magnífica que brota dessa mente iluminada.

Não é babação; é constatação.

@isadoramoraes disse...

Olha eu ali.
que lindo :~
parabéns pelos 500 seguidores, nada além do merecido o blog crescer assim.

e sempre apareça no bar com o Besta-Fera

Trauti Lang disse...

Eu apreci duas vezes, há :D (circus e del)! É uma honra ser sua leitora. Você faz por merecer, acredite. Escreve muito bem, é muito sincero e original. Tem tudo o que todos os blogueiros deveriam ter (incluindo eu, blergh). E eu acredito em tudo o que você escreveu, porque sua preocupação comigo no twitter marcou :) e vou lembrar sempre desse pequeno (grande) gesto de amizade gratuita.

:*

Filipe Ribeiro disse...

Parabéns, Rob, você merece.

Lembro que me tornei um seguidor quando li o post dos 400 e pensei "será que vai demorar pro Rob citar meu nome?".

Se demorou ou não, eu só tenho que te agradecer por manter vivo o melhor blog da internet mundial.

Que venham outros quinhentos.

... disse...

De fato, uma honra.. Tua valorização me lisonjeia, a todos, aliás. Nada haveria, porém, se não por teu próprio merecimento e a grandeza de tua essência.

Mari Hauer disse...

Ahhh que lindo! Adorei o post e posso dizer que tudo que vc escreveu sobre leitores e amigos é de verdade. Sou uma delas! Um beijo!

Barlavento disse...

Estou aqui desde os 300. Nem sempre dá pra falar. É porque a mesa do bar tá ficando grande. E aí fica difícil gritar. Mas é muito bom ficar ouvindo você e alguns dos comentários.
E sei também que aqui cabem muitos outros quinhentos. Você merece.
Dá um abraço na Besta-fera, ok?

Angela Cruz disse...

Nossa, adorei o seu post. Que legal fazer parte deste grupo de amigos! Eu consto na sua lista como Angela Romanini, mas costumo mais usar o sobrenome Cruz. E, como não apareço como link, aqui está o endereço do meu blog: http://cassiopeia.blogspot.com
Espero que você também passe a gostar de fazer umas visitas por lá de vez em quando. Um abraço e muito sucesso, sempre!

Natan disse...

Rob, não dá pra explicar o quão honrado estou em estar ali, na lista de seguidores citados. Obrigado por lembrar de mim, mesmo que eu não seja o mais assíduo nos comentários, sempre estou ali, lendo. Um abraço!