4 de outubro de 2010

Nasceu!




O blog Champ Chronicles virou livro!

Deu muito trabalho. Foram meses tentando encontrar a melhor forma de levar a idéia adiante, selecionando e revisando textos, conciliando isso com a minha rotina normal – ou seja, encaixando a produção do livro com minha vida profissional e sem deixar as postagens (nos dois blogs) de lado. No meio do caminho, surgiram, claro, mudanças de planos, pequenas reviravoltas e imprevistos.

Mas, agora, finalmente deu certo.

Assim, um dos meus grandes sonhos, que é ver o que eu escrevo, aqui na internet, ganhar o mundo do papel, se tornou realidade.

O caminho escolhido foi totalmente independente: a melhor alternativa que encontrei foi o Clube dos Autores, que trabalha com um sistema de book on demand – ou seja, o consumidor compra o livro e eles imprimem uma cópia para esta pessoa. Não é nada grande, pelo contrário.

Mas isso é justamente o que eu queria agora: algo que pudesse me ensinar como funciona a mecânica desse processo inteiro, ao mesmo tempo em que eu tivesse a liberdade criativa sobre o produto final. E, claro, liberdade criativa é importante, mas é trabalhoso: posso dizer aqui, sem medo de errar, que eu fiz quase o livro todo inteiro (o que inclui editoração, textos das orelhas e da contracapa).

Mas chega de falar do processo, e vamos falar do livro.

Porque o Chronicles? Porque não o Champ?

Por dois motivos.

Primeiro, sejamos sinceros: o Champ é algo muito maior. Eu preciso primeiro aprender a fazer isso antes de pensar num livro dele (e vou abrir o jogo aqui, o livro já está muito pensado). E, segundo, os textos do Chronicles, por natureza, têm mais vocação para o papel. E isso foi bastante importante na hora de decidir qual blog ganharia o mundo “real” primeiro.

Assim, o livro, batizado de Anônimos e Urbanos, contém mais de cinqüenta crônicas, selecionadas entre as minhas preferidas (e aquelas que acredito serem as prediletas da maioria dos leitores). E, claro, um pequeno punhado de textos inéditos, que foram feito com exclusividade para o livro – e que jamais chegarão ao blog.

Agora, eu tenho um agradecimento e um pedido. Primeiro, quero agradecer a todos os leitores que sempre insistiram nesta idéia comigo. Muito obrigado mesmo, pois eu jamais teria conseguido isso sem vocês.

O pedido? Todo o trabalho de divulgação do livro é feito por conta do autor. O site Clube dos Autores cuida “apenas” da comercialização e impressão. Então, meu pedido, a todos os leitores, é: me ajude. E não porque assim será mais fácil para mim (sim, será), mas eu quero que vocês participem disso.

Se você gosta dos meus textos, compre. Para você, para dar de presente. E não estou tentando ficar rico (mesmo porque como jornalista e blogueiro, eu já me conformei em ser pobre para sempre). Basta clicar na imagem, aí na side bar, para comprar (ou clicando aqui).

Eu quero a sua ajuda conseguir para alavancar novos livros, novos projetos. E, quem sabe, projetos ainda maiores que esse.

E tão importante quanto comprar: me ajude a divulgar. Mostre os textos (e, claro, o livro) aos seus amigos, namorados, parentes. Espalhe no Twitter, na faculdade, na escola.

Vai fazer (muita) diferença, acredite.

E uma convocação especial aos blogueiros amigos. O boca a boca que vocês fazem é extremamente importante e será essencial para isso. Quer falar do livro no blog? Estou aqui à disposição. Tem alguma ideia maior ainda? Estou aqui à disposição também, vamos conversar.

Afinal, se você está lendo este texto, acredite: este livro também é seu.

62 comentários:

Otavio Oliveira disse...

serio. lagrimas mesmo. sem palavras pro tamanho do parabéns q vc merece rob.

Michele disse...

nossa, parabéns Rob! adoro seus textos e o Chronicles por diversas vezes me arrancou lágrimas. Quero muito esse livro e já dei RT lá no Twitter!

parabéns por mais essa trajetória na sua vida^^

A.L.G.G.M. disse...

Eu quero!!!

Dragus disse...

Inveja.

Agora vou terminar o meu.

(mas primeiro tenho que ter o seu)

Camial disse...

Mas comprarei JÁ!

Parabéns, Rob! Ter um livro publicado deve ser uma sensação indescritível. E vc merecia ter o seu! ;)

Ricardo disse...

parabens Rob foda demais,venderá pelo champ ou só em livrarias, gostaria de aj reservar o meu...

Eduardo Leal disse...

Fiquei muito feliz em saber da novidade.Meus parabéns,é um prazer poder ser leitor de seus blogs, e assim que der vou pedir minha cópia, porque para nós leitores, é um documento histórico.Ainda mais porque acompanhamos a trajetória bem de perto.

Wesley disse...

Tira o olho que um já é meu!!! Parabéns!!!

R. disse...

o nº 01 é meeeeeeuouuouououououo! \0/

Ana disse...

Pô, que legal.
Parabéns, Rob!

Vou comprar o livro.
Bjs

Luiz Valério disse...

Parabéns pela iniciativa. Todo bom texto merece ser lido. E ao contrário do que dizem, o suporte de papel - livro - nunca ficará ultrapassado por conta da internet. Cada um tem sua razão de ser, cada um oferece um tipo de prazer ao usuário consumido. O cheiro do papel é insusbstituível. Ainda considero o livro a mais revolucionária invenção do homem, junto com a escrita, é clao. Esses dois inventos juntos, nos possibilitaram chegar até aqui, na escrita à base de algorítimos.

Grande abraço e sucesso.

Tyler Bazz disse...

Muito orgulho... :~

Kika disse...

Já tem um lugarzinho lá na minha estante pra ele. E para os próximos, Rob. Parabéns.

Fabi disse...

Cara, que coisa LINDA! Nossa, 'tô muito feliz, sorrindo igual a uma tonta. Faz absolutamente todo o sentido o Chronicles virar livro. Nem sei bem o que dizer, mas parabéns, Rob, parabéns mesmo. Isso tudo tinha que ir parar no papel, sim, pra gente poder ler no sofá depois de um dia daqueles.

Ô, fase boa!

Simone Miletic disse...

quero assinado!

Renata Santos disse...

Rob, fiquei emocionadíssima em ver o nosso (todos os seus leitores) se tornar realidade, acho que esse sonho foi muito mais nosso do que seu. Parabéns pela coragem, pelos textos e, principalmente, porque agora ele vão estar no modo preferido de ler: no papel. Vou comprar vários, adoro dar livros de presente, e vou divulgar muito, não só porque vc merece, mas porque é bom mesmo.
Boa sorte.

Tati Baccini disse...

Parabéns! Desejo muito sucesso para você! E aguardo ansiosamente a publicação do Champ hehe
Beijos

Tati Baccini disse...

Parabéns! Desejo muito sucesso para você! E aguardo ansiosamente a publicação do Champ hehe
Beijos

Brunín...® Assis disse...

Eu vou comprar e quero o meu assinado pela Basta-fera..

Ana disse...

Mega feliz por você.
Mesmo.
=D

Tula Verusca disse...

Opa Opa Opa!!!!

Divulgandooooo!!!!!

Gabriela disse...

Parabéns, Rob!
Assim como o pessoal aí em cima, vou comprar e quero o meu com o carimbo da pata do Besta-fera...hahaha

Dragus disse...

Comprado.

Arthurius Maximus disse...

Conte comigo camarada. Para comprar e para divulgar.Você merece todo o sucesso do mundo.

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

Orgulho.

Que a experiência seja boa, para que tenhamos logo o livro do champ...

"Ricardo disse...
parabens Rob foda demais,venderá pelo champ ou só em livrarias, gostaria de aj reservar o meu..."

Esse daí leu só o título e comentou hahahaha. Uma pena que seja colocado no mesmo patamar, "blogueiro" que você...

ticoético disse...

Parabéns por essa iniciativa,não tenha dúvida de que ações como a sua ajudam no desenvolvimento e na publicação de outras obras vindas dessa maravilhosa forma de expressão que é o blog,enfim,gostaria de saber se tens algum email pelo qual eu possa contactá-lo,desde já,muito obrigado e parabéns.
abraço !

Michelle disse...

Nossa! Que novidade ótima!!!! Vou comprar uma cópia pra mim e outra para dar de presente!!! Estou mto feliz por vc, e por mim, que vou ter viagens de ônibus mto mais divertidas de agora em diante(pelo menos enquanto dure o livro, aí depois eu começo a encher pra conseguirmos o livro do Champ tb!)

Rafael Sette Câmara disse...

Cheguei aqui outro dia (naquela lista dos 400) mas já viciei. E consigo imaginar o tamanho do orgulho que deve ser esse livro, tanto pra você como também pra todos os seus leitores antigos. Parabéns! Lógico que vou comprar!

Varotto disse...

Difícil para mim expressar meu contentamento quando recebi seu e-mail com o singelo título "Nasceu!".

No fundo, eu sabia que ser chato, e insuportavelmente insistente, ainda ia trazer alguma coisa de bom para mim (e nesse caso, para o resto da humanidade também).

Enfim, não preciso dizer que o meu eu vou querer com dedicatória, e que vou comprar alguns extras para presentear.

Outra coisa é que - e essa eu talvez tenha que dizer - vou querer receber meus exemplares em mãos. Então vamos lá:

- A primeira tentativa da gente combinar aquela picanha coletiva sem motivo central, ficou adiada.

- Uma segunda tentativa de usar o seu aniversário como desculpa, também não foi (ainda) suficiente e agora já está prescrevendo (ainda estou com seu presente aqui!).

- Se esse motivo ainda não for suficiente para uma comemoração, tenho que rever minhas listas de motivos...

- Eu estava deixando você centralizar esta questão porque não adianta nada a gente combinar e, no final, você não poder, mas estou começando a achar que precisamos de uma revolução, e só te mandar um bilhete dizendo a hora o local e a razão...

Então, que tal novembro???

MarianaMSDias disse...

SUUUUUPER PARABÉNS, né carinha!

Eu imagino a sua emoção, eu imagino o seu carinho com esse filho e imagino o medão diante do que vai acontecer daqui para frente!

Pois eu te digo, se chegou até aqui, já é um vencedor! Um lutador e um vencedor!

Sim, eu vou comprar, para mim e para presentear, pq eu conheço o seu trabalho e sei da sua capacidade. Se não fosse só por isso, diria que também é para poder ajudar vc a fazer seu pé de meia e parar de enganar a Sra. Gordon... Mas nem vou precisar dessa desculpa, tenho certeza de que o livro é espetacular!

Parabéns pela coragem, parabéns pela garra, parabéns por ter alcançado esse sonho e ter presenteado a todos nós! É mesmo um grande feito!

Beijo grande!

Charlie Dalton disse...

Sucesso, guri.

Gilgomex™ disse...

Parabéns... E pensar que... Que... Snif... Eu estava lá no princípio (agora e sempre, amém)...

Show de bola. Esse estará na minha estante (e nas de alguns amigos) com certeza...

Natalia Máximo disse...

Geeeeeente, isso é muito sucesso! Assim que eu puder e meu dinheiro der, vou comprar e faço questão de um autógrafo! Parabéns, Rob!

Gilgomex™ disse...

Ah... Agora vou demonstrar toda a minha inteligência e perspicácia...

ESSE TEXTO É O "CONTINUA..." DO GESTAÇÃO, NÉ?????

(heuheuhuehue... como sou gênio!!! um dia ainda me prendem numa lâmpada... pior... numa lâmpada fluorescente... )

Varotto disse...

Bom, resolvi da seguinte forma: acabei de comprar cinco livros para dar de presente, mas o meu, devidamente dedicado e assinado, eu ainda vou aí pegar pessoalmente...

Bruno Ribeiro disse...

Soh compro for entregue pessoalmente! Huhahuahuau
Parabens Rob..sucesso!

Nathalia disse...

Parabens por essa conquista! Que você tenha muito sucesso com esse livro e com os futuros, e que consiga alcançar bastante gente com seus textos! Alias, vou querer autografo!

Ulisses Adirt disse...

Alguma chance de noite de autógrafos?

Alessandra Costa disse...

Já estava memso na hora hem, haha.
Rob, parabéns por essa vitória, espero que o livro faça muuuuuuito sucesso, na verdade eu sei que vai fazer :)

Trotta disse...

Cara, que legal!!

Realmente não tinha visto esta novidade. Vou comprar o meu exemplar com certeza, e ajudar na divulgação!

Só que eu também quero noite de autógrafos! Nem que seja uma cervejada com os brothers! Hehehe!

PARABÉNS!

Melinda Bauer disse...

Nossa , que maravilha!! Parabéns! Quem ganha são os leitores que poderão se deliciar com tuas crônicas! Apoteótico.

M. Sarge disse...

Ai sim! Fico muito feliz mesmo por você.
Parabéns!

Descharth disse...

Cara... cara... caralhooooo. Parabéns Rob.

é com muito orgulho, sim, sinto orgulho de ter visto esse blog nascer, que li essa notícia no Dragus.

Finalmente agora a minha mulher vai entender o porque dos meus risos altos nas madrugadas.

Você merece todo o sucesso do mundo.

Lua Durand disse...

De longe, a melhor noticia do ano, para mim.

Obrigada Rob, por esse presente para nós os leitores!
Acho que até minha avó vai ler o chronicles agora!

:))))))))))

ai, que felicidade.

Parabéns Rob!!!

Nath disse...

Meu... que lindo! Mesmo.

Vou divulgar na minha modesta rede social-familiar-proletária-estudante.

(e comprar assim que for po$$ível!)

diariodeiza disse...

"Afinal, se você está lendo este texto, acredite: este livro também é seu."

Agora que a Yeda saiu daqui, acredito com todas as forças que com um salário mais digno possa comprar o livro.

A$$im que der, abasteço a minha biblioteca.

Felipe Lima disse...

Caro Rob,

Estou muito feliz com a notícia. Parabéns!! Tenho certeza que o livro fará muito sucesso. Nem tenho comentado ultimamente, mas continuo devorando todos os seus posts. Já estou ansioso para ter um exemplar do livro em mãos. E pode ter certeza que, ainda este ano, vou tê-lo. Obrigado por presentear seus leitores com esse objeto tão aguardado. Agora poderemos andar por aí, orgulhosos, portando um livro de alguém que se tornou um grande amigo depois de todos esses anos compartilhando experiências. Com certeza, vou divulgar "Anônimos e Urbanos" para todos os amigos, conhecidos, desconhecidos e, principalmente, na minha pós (Literatura Brasileira). Nada mais apropriado. Estamos, no momento, justamente estudando os escritores contemporâneos. Um abraço.

Dani disse...

Parabéns!! Muitos parabéns, mil parabéns, todos os parabéns! Mesmo sem te conhecer pessoalmente, estou sentindo um oegulho enorme de você, de poder ter feito parete, ainda que indiretamente, disso! Estou divulgando, com certeza! Mal posso esperar pra ler!

Aliás, a capa ficou sensacional!

Besos.

Dani disse...

escrevi e não revisei, resultado? Comentário cheio de erros... Foi a empolgação pelo livro! ^^

Nelson disse...

Assim que eu receber um dinheirinho, reservarei o meu. E eu sou um leitor chato: caso eu não goste, virei aqui chorar as pitangas.

Parabéns Rob! Sem palavras pra te dizer o quanto fiquei feliz com a notícia.

grande abraço, do seu sempre leitor fiel

Becka Cupaiolo disse...

Alugma dúvida de que vou comprar seu livro?
de que vou divulga-lo?
Nenhuma.

Parabéns Rob, espero chegar "lá" também ;)

:*

Sil disse...

Parabéns!!

Você merece muito sucesso mesmo.

Eu amo seus textos(essa frase vai me render uma semana de choradeira e ciúmes) e já estava mais do que na hora deles saírem do mundo virtual.

Vou comprar para mim e para presentear, porque o meu eu não empresto ;P

Beijos

Hanna Corrêa disse...

Ai que foda! *-*
Parabéns, Rob! Você merece, sem dúvidas.
Quero esse livro na minha estante JÁ! hahahah

Leandro disse...

Meus parabéns Rob ! Muito sucesso !

Abraço !!!

Bebel disse...

Pensei em escrever mil coisas, mas o que melhor sintetiza o que eu quero dizer é Parabéns!!! Que este seja o início de uma trilha de muito sucesso!!!

Fernanda Fefis disse...

Parabéns Rob! Vc merece... muito sucesso com o livro... já to até vendo vc dando entrevista pro Jô... hehe^^

Thiago Neres disse...

Com certeza irei comprar, mas lendo os comentários... de fato, eu iria adorar ter um livro assinado pelo Rob.

Vou ler, emprestar, twittar e recomendar, assim que ele chegar!

Luis Filipe disse...

Parabéns pelo Livro Rob! Assim que puder irei comprar, =D

7Seven7 disse...

"E, segundo, os textos do Chronicles, por natureza, têm mais vocação para o papel."

Ei! Fui eu quem disse isso em primeiro lugar (embora não com essas palavras). Pode ir lá checar, na primeira vez que você disse que iria lançar um livro, Rob, você havia dito que seria o Champ Vinyl, aí eu disse nos comentários que seria melhor se fosse o Chronicles... enfim, comprarei.

Mas não agora, ainda tenho que comprar uns livros antes, que eu já tinha planejado comprar. Mas prometo comprar o seu ano que vem XD.

Kel Sodré disse...

Já de cara vai virar presente pro meu pai e pra uma amiga querida.

Agora o meu, assim... se eu for um dia aí em São Paulo, você autografa pra mim, por favor? #momentotiete (porque agora que eu tenho twitter, só sei me comunicar por tags huahuahua)

Matheus Silva disse...

realmente parabens rob

já sei o que pedir de aniversario pro papai hahaha

Nelson disse...

Livro lido e devidamente comentado no site do Clube dos Autores.
E pelo amor do Boi Tatá: que livro!

Já era teu fã; agora sou mais.

E pessoas que ainda não leram: comprem e leiam... vocês não vão se arrepender.