3 de agosto de 2009

Feliz Champ Novo!

Terminada a parte de homenagens, é hora da festa. Ou, melhor, dos presentes. Afinal, nada melhor que entrar no Ano 4 do Champ com o pé direito. Assim, como muito leitores adivinharam:

Layout novo.

Cá entre nós, já era hora de dar uma repaginada no blog.

E muita coisa foi mudada. Algumas tranqueiras das barras laterais foram para o lixo e outras, que haviam sido descartadas, voltaram (como os rankings de textos e sagas mais comentados – esta últimas, agora, escolhidas por média de comentários em cada texto), ao lado de uma seção com textos indicados por mim (que, claro, vão mudar constantemente).

Por fim, alguns outros elementos, simplesmente mudaram de lugar, e foram para cima do header – talvez a área mais nobre do novo layout –, como os links para o Twitter, comunidade do Orkut etc.

Aliás, quanto ao header: a descrição “O ponto de encontro de fãs de música, cinema e quadrinhos; vítimas de romances frustrados e praticantes de filosofia de boteco. E é claro, de lista dos 5 melhores” foi criada junto com o blog, e, sinceramente, não servia mais para definir o Champ.

Sendo assim, o header inteiro foi mudado. Inteiro? Não, o Marvin, que se tornou a cara do blog, continua ali. Aliás, se vocês não repararam, tem outros Marvins dando sopa por aí.

Outra mudança importante foram os prêmios e selos recebidos, que também ganharam espaço na parte superior do blog. Eu sempre dei muito valor a todos os selos recebidos, mas não estava contabilizando os dos últimos meses, simplesmente porque não tinha mais espaço na barra lateral para isso. Agora, o problema foi resolvido – e, aos poucos, eu começarei a colocar no blog estes que ficaram de fora, com os devidos agradecimentos.

Na verdade, as mudanças começaram a ocorrer há bastante tempo. Os leitores mais atentos talvez tenham percebido que dezenas de tags – que hoje “enfeitam” o header – foram criadas para os posts. Por outro lado, aposto que ninguém percebeu que o texto “sobre o blog” – cujo link também está lá em cima – estava postado neste mesmo blog já há meses.

Mas talvez a mudança mais importante seja a criação de um mail específico do blog, algo que eu queria já há bastante tempo e cujo link também está acima do header. Assim, vocês têm outra forma de contato com o blog, além dos comentários. Mas claro que nunca é demais dizer que me reservo o direito de transformar e-mails estúpidos e anônimos em matéria-prima para posts, como sempre fiz com os comentários recebidos.

Aliás, se perguntarem minha opinião, continuo preferindo os comentários, pois umas das grandes qualidades do blog são os debates que acontecem naquela pequena janela de comentários. Mas sintam-se livres para escrever.

Quero aproveitar esses posts para deixar dois agradecimentos especiais: ao Rodrigo Mammano (a.k.a. meu primo), sem o qual este layout jamais sairia da minha cabeça; e ao Nash, leitor que se ofereceu para criar um template exclusivo para o Champ, meses atrás.

Sim, o layout deveria ter entrado no ar no dia do aniversário do blog, na sexta-feira. Mas não foi possível. Isso porque o novo template não foi criado a partir de um template já existente, mas sim do zero.

E, com isso, problemas técnicos aconteceram.

Os piores foram no final do processo. Ao longo do final de semana, por exemplo, tive que ficar observando o Rodrigo, vestindo apenas sunga, lutando na lama com o código dos widgets, que se recusava a funcionar. Não foi uma visão muito bonita, acreditem. Felizmente, deu Rodrigo. E, entre mortos e feridos, finalmente o Champ ganhou sua roupa nova.

Enfim, ainda faltam alguns ajustes (determinadas cores e um ou outro elemento do blog que ainda não funcionou, logo ficou de fora, mas são coisas bem pequenas) que serão resolvidos ao longo dos próximos dias. Aos leitores mais atentos, um pedido: qualquer erro que vocês encontrarem, avisem. E, para os leitores mais recentes, um pequeno mimo arqueológico: o layout original do blog, que foi usado durante quase todo o primeiro ano do Champ.



Já os leitores mais antigos, acredito, sabem de uma coisa: o layout pode mudar quantas vezes quiser... Mas o blog continua e continuará sendo o mesmo.

Sejam bem vindos ao ano 4 do Champ!

26 comentários:

Júlio Câmara disse...

"o layout pode mudar quantas vezes quiser... Mas o blog continua e continuará sendo o mesmo."

Falou e disse, sigo lendo! =D

E o topo ficou massa com a nuvem de tags!

Abraço

Tyler Bazz disse...

Aaaaahhhh! Ficou ótimo, cara!!!

O banner de cima, com as tags, tá lindo!!!!

E eu já tinha lido o "Sobre o Champ". Lembro que vi tbm o post com os selos e pensei "fdp, pq EU não pensei nisso?"

Enfim. Eu e todo mundo estamos esperando o próximo post ;)

Leandro disse...

Gostei do novo layout, parabéns. E que venha o novo ano!!

Rodrigo P. Ghedin disse...

Finalmente tirou aquele monte de banners/prêmios/memes da barra lateral. Vira e mexe um deles travava meu navegador.

Parabéns (atrasado) pelo aniversário, e também pelo layout, que ficou muito bacana! Para ficar 100% agora, que tal liberar textos completos no feed? :-D .

[]'s!

Climão Tahiti disse...

Bem clean, gostei.

E mudou mais rápido do que mudarei o Pensamentos, que faz aniversário dia 18. =p

Nanci disse...

Parabéns, sr. Rob! Belo layout. E olha, manter um blog por 4 anos não é fácil, não!

Abraço!

Fábio Buchecha disse...

Palavra de quem já mudou de layout 56.363.563.563.562 vezes:

SHOW DE BOLA =P

Agora no aniversário de 5 anos o Champ merecia um domínio .com né? Tá na hora já...

Marina disse...

Ficou lindo, Rob. Sabe que eu já estava tão acostumada com o local da postagem que, quando cheguei aqui agora, estranhei? Mas achei legal.

Mudar é bom. Eu só não tenho coragem. Ou talvez tenha preguiça demais.

Anônimo disse...

Gostei pra caramba do novo layout, só vou demorar um pouco a me acostumar com os posts do lado direito, já que na maioria dos blogs ficam no centro ou do lado esquerdo (e, acho, é melhor de ler do que do lado direito).
Mas enfim: "o layout pode mudar quantas vezes quiser... Mas o blog continua e continuará sendo o mesmo."

Anônimo disse...

Gosto muito de mudança de layout. Este ficou muito bom.

Notei que meu finado blog Diário de Iza, está morto e relacionado na barra lateral. rs

No mais,vamos ao aniversário do Pensamentos Equivocados. Pode ser que lá tenha bolo. Aqui não tinha. :\

Adônis D T disse...

Poxa, q legal, Rob! Gostei bastante da mudança, acho que precisava mesmo dps de tanto tempo... :P

A única coisa que eu não curti muito foi o texto do lado direito, ainda prefiro no centro.

Ah, e como disse alguém ai em cima, "para ficar 100% agora, que tal liberar textos completos no feed?" ^^

Abraços e parabéns!

Melinda disse...

Ficou muito legal o teu blog repaginado...e o mais bacana é que mantém essência e guarda a experiência desses teus quatro anos de estrada sem ser pleistocênico. beijão

Wagner disse...

Agora sim ficou bom pra caramba! =D

Sil disse...

Ficou muito bom! Agora, a aventura do novo Lay-out poderia virar um post, que tal?

Boa semana

Beijos

Sil

Hally disse...

Eu sabia!!!!

E, sinceramente, ficou muito bom. Foi meio estranho chegar aqui e ver que o local da postagem mudou, mas assim mesmo tá lindo.

Eu, como boa fuçadora que sou, sabia da existência do texto sobre o blog e as outras coisas, que, se não me engano, estavam postados no ano de "1975" (sacomé, nasci no final dos anos 80, mas sou apaixonada pelo passado, e resolvi conferir o que tinha de tão especial lá).

Ah, e que visão desagradável para um fim de semana! =P

Thiago Dalleck disse...

Olha que legal! O primeiro layout do Champ também foi o primeiro do Farofa e eu nem sabia!

Eu fiquei devendo minha homenagem, que ficará para o ano que vem então =D

E sobre o layout, tá ótimo! O layout anterior era uma das coisas que me atraía no Champ, eu sempre gostei dele. Esse então vai me fazer entrar toda hora só pra ficar admirando, rs

Parabéns a todos que fazem esse blog, o Robô Gordo e os leitores!

Unknown disse...

Ficou bonito... mas ainda vou demorar pra me acostumar,no inicio assim é tudo meio estranho... mas amei os Marvinhos(foi o Marvin que me chamou a atenção de cara quando entrei no blog e ganhou a minha simpatia antes de começar a ler o blog, eu amo esses livros *.*)

Isobel disse...

Ficou bem fácil de achar os posts para reler. Deu mais facilidade para nós leitores, sem perder a essência do champ. Gostei bastante. parabéns! e que venha o 4º ano. ^^

Advogado disse...

Gostei, mas sinceramente, poderia melhorar mais ainda...
-
Cabeçalho perfeito! Cores Perfeito, icones perfeito!
-
Só um problema, a coluna do meio quase na é usada e poderia ser aproveitada em prol da largura do post.
-
Lembre-se que seus posts são fodásticos e merecem espaço, widgets são meros acessórios.
-
Um layout com duas colunas cairia otimamente bem! uma coluna de 250px com um post de 750px. Você poderia utilizar a resolução 1024px de largura.
-
Você poderia utilizar hack de resumos automáticos para ter mais posts na página inicial.
-
Enfim, pediu opinião agora aguenta hahahah
-
Abração +D

Bridget Jones disse...

"Alvorada em Sunset".

Entrei pela primeira vez aqui, um dia após assistir "Alvorada em Sunset" Na Mostra de Cinema de SP. O Layout chamou minha atenção por causa do Marvin. Depois por causa do Cusack. Depois por causa do Hornby...

E o texto. Não sou destas pessoas que lê arquivos. Mas eu li. E analisei (não q eu tenha alguma autoridade para tal), e reli algumas coisas.

Mas o Marvin continuava lá. E o layout. E o Cusack. E o Hornby...

Hj, eu entro. Daqui a pouco tem a 33ª Mostra de Cinema. Eu vou assistir alguma coisa menos "pseudo-cult" do que "Alvorada em Sunset". Não vou de All Atar, nem de boina de feltro ou calça xadrez. Não desta vez. Mas o Marvin vai estar aqui. E o Cusack. E a referência ao Hornby...

Algumas coisas não mudam nunca. Ainda q diferentes. E eu não gosto de grandes mudanças. Só qdo elas mantém exatamente o que nos prende.

O Marvin? O Cusack? O Hornby?

Os textos.

Luis Filipe disse...

gostei do layout, ficou muito bom

ro disse...

pra comemorar o aniver me tornei um seguidor do blog, sabe-se la pra q merda serve isso

ro disse...

ahh e concordo com o Hugo meira, eu tiraria a coluna do meio(ihihihih deu zebra)

Camila disse...

Um belo trabalho^^
Parabens...

Kel Sodre disse...

Que liiiindo! Adorei o layout novo, fiquei super empolgada com a cara nova do Champ! Luxo total!

Adorei o Marvin e os Marvinhos. Adorei a nova definição do blog (se é que aquilo pode ser chamado de definição... acho que está mais para brainstorming do blog e acho que no 5º ano é capaz de ter que mudar de novo. Ainda bem!), adorei o texto apresentando a nova cara do Champ.

E agora, recado pro Champ:

Tá um gato, chuchu!

Thiago Apenas disse...

Perfeito!