31 de julho de 2009

Algumas Palavras sobre 3 Anos de Palavras

Então, é isso.

Três anos de blog. É muito tempo. Existem casamentos que não duram isso, existem pessoas que não vivem por três anos.

Foram três anos de Besta-Fera, de brigas com atendentes de telemarketing, de desabafos, reclamações. Três anos atravessando situações ridículas, na rua, em casa, no prédio, no trabalho. Foram três anos tentando mostrar que a humanidade não deu certo – às vezes falando sério, mas normalmente tentando arrancar uma gargalhada sua nos momentos em que você lê o blog escondido no trabalho.

É muito tempo. Mas, sejamos sinceros, passou muito rápido.

Parece que foi semana passada que eu comecei a brincar com a idéia de criar um blog, pensando em qual nome ele teria. Lembro de rodar o site do blogger umas quatro vezes – e visitando outros blogs – até ganhar coragem e criar o meu. E me lembro de quando nasceu, numa manhã de terça-feira.

Naquele momento, eu me apaixonei por ele, mesmo sem saber disso na hora.

Não sei quando a paixão virou amor (qual blogueiro de verdade não ama seu blog?), mas, quando o blog começou a receber elogios de gente que nunca vi na vida, ganhou concursos e homenagens de leitores (leitores que viraram amigos; amigos que viraram leitores), eu já amava isso aqui. Aliás, me arrisco a dizer que se eu não amasse, nada disso teria acontecido. Este blog estaria encostado, desatualizado. Esquecido.

Ontem, véspera do aniversário do blog, eu passei um tempo olhando nos arquivos, fuçando nos posts antigos. Fiquei impressionado com o fato de que eu me lembro do momento em que escrevi quase todos eles – consigo dizer quais foram escritos no trabalho, quais foram feitos em casa. E, principalmente, lembro de trechos que gargalhei enquanto escrevia (não, não pergunte: isso é entre eu e o blog).

Mas o mais surpreendente foi que não me reconheci em alguns textos. Olhando estes textos hoje, percebo que teria escrito passagens inteiras de outra forma, mudado o tom de um diálogo ou feito um final diferente.

Sinal de que eu mudei, nestes três anos. Ou, ao menos, meu texto mudou.

E mudou por causa de vocês, que estão aí, do outro lado da tela, passando os olhos por essas linhas. Ou seja, vocês podem ter rido muito ao longo de todos os meses, mas eu aprendi demais com vocês.

Para finalizar, queria compartilhar uma coisa com vocês. Um leitor (não vou identificá-lo, se ele quisesse isso, teria escrito no blog) me mandou uma mensagem me agradecendo por tudo o que escrevi aqui, e dizendo a seguinte frase: “o Champ mudou minha vida”.

Acho que o que estou tentando dizer aqui é que mudou a minha também. Para melhor. Graças a vocês.

Obrigado pelos três anos.

Enfim, como hoje o Champ faz três anos, nada mais justo que ele ganhe um presente. Mas isso será entregue somente à noite – não ainda não sei a hora exata, já que o presente não ficou pronto a tempo. Assim, convido a todos a darem uma passada aqui à noite para conferir a surpresa que o blog irá receber.

Antes disso, porém,vamos seguir a tradição de aniversário e listar, abaixo, as estatísticas da história do blog (sem contar esse post):

1. 415 posts

2. 1.998.378 caracteres (com espaços)

3. 348.284 palavras

4. 7.378 comentários

5. 119 mode: on

6. 176 Tops 5

7. 3 prêmios (ou 5, contando as duas classificações para as finais do Best Blogs Brasil deste ano)

8. 57 selos e indicações (sem contar as que foram recebidas nos últimos meses, mas ainda não entraram aqui)


Update: Pessoal, infelizmente, o Champ foi dormir hoje (é uma criança de três anos, vocês entendem, certo?), e o presente acabou não sendo entregue. Mas prometo que o presente chega junto com a próxima postagem.

41 comentários:

Charlie Dalton disse...

Verdade: um blogueiro de verdade ama o seu blog. Falo isso por mim.

Você mencionou como o seu texto mudou nesses 3 anos. Faz sentido, pois o que escreve não são as mãos, é o cérebro. Sem eles, suas mãos não funcionam. Então, o que nós, blogueiros, escrevemos, tem uma parte do que somos, de nossa personalidade, e ela muda com o tempo.

Acho que você não esperava que tanta gente fosse se interessar por sua pessoa. (Na verdade, a gente nunca espera esse tipo de coisa.)

Rapaz! Comentando aqui que eu me toquei. Meu blog já tem 1 ano de existência! Eita "nóis"! Realmente, o tempo passa rápido! Estou ficando velho... xD

Leandro disse...

Confesso que o meu blog não chega nem aos pés do seu, mas aqui eu encontro fonte de inspiração e compartinho (mesmo sem comentar mto) os momentos de agonia devido ao bloqueio criativo :-)

Parabéns pelos 3 anos de sucesso

Abraço

renata disse...

parabéns pelo aniversário! e por trazer pro blog o melhor do seu bom e mau humor :)

Leandro disse...

Parabéns!

Considero o Champ o melhor blog brasileiro da atualidade. Pronto, falei.

Abraço

Ando disse...

Happy birthday to you!

Happy birthday to you!

Happy birthday, Mr President!

Happy birthday to you!

Otavio Cohen disse...

será que vem aí um layout novinho em folha????

parabens, champ!

Thais Gama disse...

O Champ mudou minha visão de blogs. Antes eu via os blogs como diários de pessoas, assim como é o meu, que quando dá na telha eu escrevo algo, parece que preciso de um lugar para por pra fora alguma coisa. Mas quando eu conheci o Champ...que blog delicioso de ser lido, de dar risada nas minhas noites de insônia, de mandar o link por email para os amigos. Que coisa de louco...ele realmente faz parte de minha vida agora. Eu acho até que você devia escrever um livro com suas histórias. Vai fazer muito sucesso!
Parabéns Champ e Rob

Bridget Jones disse...

Eu não posso dizer para vc que o meu blog mudou a minha vida, mesmo pq é só um blog de relatos. Relatos estereotipados, todos com uma mesma estrutura e forma. Seria hipocrisia eu dizer aqui que "entendo seus sentimentos". Mas eu sei como é essa coisa de saber exatamente como escreveu cada texto, e de ter uma "relação" direta com cada um deles.

Parabéns por este sentimento. É muito bom ver alguém que ama o que escreve. Talvez (e isso é clichê, sem dúvida, mas um clichê verdadeiro - nem todos são!) seja por isso que vc tem todos os leitores que tem. Talvez as pessoas sintam isso. Talvez, talvez, talvez...

Keep Writing. Ja diria Johny Walker. O Red, o Black, não importa. Cheers!

Gabi disse...

O Champ é parada obrigatória todos os dias.

Pode ter certeza de que,quem mais tem a ganhar com esses três anos de blog,somos nós.
Obrigada por ter decidido compartilhar sua criatividade,suas idéias,seus desastres e um pedaço da sua vida.

;D

Sil disse...

Parabéns pelos três anos de sucesso! Seu blog é um dos únicos que leio com prazer pois sempre me garante muitas risadas, algo que anda em falta no mundo de hoje.
Fico feliz que você consiga fazer graça até mesmo de situações difíceis. Parabéns mais uma vez e continue assim, alegrando o dia de seus leitores.
Beijos
Sil

G7 disse...

gordon, parabéns! esse clima nublado e mau humorado do dia do aniversário é quase uma homenagem à data e à celebração do blog mais imperdivelmente azedo do mundo.
Abraços
Gustavo

Cami Pires disse...

Que dure mais trinta anos. Eu sou uma das leitoras que faz uma pausa no trabalho pra me divertir um pouco, ou muito com suas histórias.

A.L.G.G.M. disse...

Parabéns pelos três anos, honey, o seu é o único blog que mantenho na minha lista de favoritos!!!
Bjks

Marina disse...

É um feito e tanto, nesses tempos em que as pessoas andam tão sem paciência e tão inconstantes. Na minha opinião, escrever é uma das poucas coisas que não dá para se fazer sem prazer. É preciso mais que a simples vontade para se conseguir manter um blog. Parabéns pelos três anos!

"... arrancar uma gargalhada sua nos momentos em que você lê o blog escondido no trabalho". Quem se identificou com isso levanta a mão! o/

Ana Savini disse...

Parabéns pelos 3 anos do blog!!
Sim! Amamos nossos blogs!
Sim! Olhamos para eles só para ver se eles continuam lá e para admirá-los com um olhar de apaixonados!
Sim! O Champ é um dos melhores blogs que eu leio. E olha q eu leio uma quantidade meio insana de blogs.
Parabéns novamente Rob. Você merece todos os elogios. Seus textos são deliciosos de ler. Já chorei de rir algumas vezes com o Champ.
E como diriam as moçoilas mais antenadas: ADORO! XD

Nelson disse...

Três anos? Pô, eu leio o Champ faz uns dois anos, eu acho. Estou ficando velho.
Parabéns, e que você continue nos presenteando com toda essa criatividade e bom humor por muito, muito tempo.

Natalia Máximo disse...

Acho que o Champ vai ganhar um layout novo, hein!
Olha, vou falar que esse blog foi uma das melhores descobertas que eu fiz nos últimos meses, se não for a melhor! Parabéns, e muitos anos de vida!

Luis Filipe disse...

Parabens pelos 3 anos!!!
leio todos os textos daqui(mesmo não comentando em todos eles)e seu blog é muito bom!

Isobel disse...

Ontem tava me odiando or um leve momento de insucesso do meu blog, aí chego aqui hj... vejo tanto amor... tanta dedicação... ah cara, depois disso eu me odeio por ter pensado em destruirmeu blog. Parabéns champ pelos 3 anos e parabéns rob por escrever tão bem. Beijão :*

Daniela disse...

Parabéns e obrigada!

Camila disse...

Não sei dizer a qto tempo eu leio o blog, mas posso dizer com certeza q ele tb influenciou minha vida.
O champ inspira, me faz rir, me faz refletir...
Parabens pelo blog e pelo trabalho sensacional.

Fábio M. Barreto disse...

Quando me perguntam se tem algo que preste na internet. Penso em três coisas: skype (pra falar com a familia), no meu próprio trabalho (afinal, também amo o que faço) e no que você faz, meu amigo.
Não preciso dizer mais nada.

Forte abraço, muita saudade e parabéns!

Fábio Barreto
www.soshollywood.com.br

paulonando disse...

Parabéns!!!!

Jullia A. disse...

Feliz tres anos. E sim! é verdade, eu amo meu blog, mesmo ele nunca tendo ultrapassado 10 comentários por post não importa quanto tempo eles fiquem lá, mesmo eu não tendo dado bola pra ele a princípio, mesmo comigo escrevendo super mal no primeiro ano. O blog mostra o que a gente é e o que a gente foi.
Parabéns ;D

Tyler Bazz disse...

Elogiar isso aqui é chover no molhado.
Então, por favor, continue escrevendo. :))

[cara, quase DOIS MILHÕES de caracteres =OO]

Hally disse...

Parabéns!!! Pode crer que o Champ mudou minha vida e também minha visão sobre os blogs. Até estou tentando transformar minhas listas de top 20 para top 5 (o que é difícil pra caramba).

E só tenho a concordar com o Tyler em dizer que elogiar aqui é chover no molhado e também concordo com o G7, pois o clima frio e nublado que parece pairar por boa parte do país tem tudo a ver com o humor desse blog "imperdivelmente azedo"!

Também acho que o presente do Champ é um layout novinho em folha!

No mais, continue escrevendo, e proporcionando a nós, simples leitores viciados, muitas e muitas gargalhadas!

Bia disse...

Parabéns! É por aqui que venho nos momentos em que estou com vontade de ler algo inteligente e divertido! Obrigada por tantas gargalhadas proporcionadas por esse blog!

Matheus Carvalho de Lima disse...

Cara... depois que eu comecei a ler o Champ eu me interessei por tanta coisa "nova" que costumava passar desapercebido. Andar na rua se tornou uma coisa totalmente diferente, onde cada passo que eu dou eu fico imaginando como seria transformado em um texto para outras pessoas, comecei a me apaixonar por rock'n'roll, filmes, com o blog aprendi que o valor que se dá a uma mulher vai muito além do que ela pode nos oferecer, o valor de uma mulher está no que nós podemos oferecer a elas, e que mesmo sabendo que podemos oferecer um monte, "aprendi" que é insignificante perto daquilo que queremos realmente mostrar.
Aprendi a valorizar as coisas, as pequenas, pois se todas essas míseras coisas que acontecem na sua vida se tornam textos tão apaixonantes e tão únicos, esses detalhes até então desapercebidos são muito maiores que aquilo que nos faz cair diante de algo, supostamente, grande.

Valeu Rob, o Champ, definitivamente, mudou minha vida!

Medley disse...

Parabéns pro Champ! =]

Apesar de ser leitora recente, dei uma lida em alguns posts com títulos que me chamaram a atenção e gostei muito. Aprovado! ;]

Cruela Veneno da Silva disse...

O PRESENTE É DA FENAC?

George Marques disse...

Parabéns pelo 3º aniversário do blog e prometa que ainda haverão muito mais anos de boas gargalhadas com as ciladas em que o Rob Gordon se mete.
E obrigado por não ter desistido do blog!

Hally disse...

Cadê a surpresa??? Tô curiosa!!!!

Fábio Buchecha disse...

Rá! Tenho mais posts que você!

Vamo brigar?

Parabéns ao Champ, mas principalmente parabéns a você Roberval Gorgônio, que mantem essa bagaça aqui e nos garante boas risadas.

"Elogiar isso aqui é chover no molhado.
Então, por favor, continue escrevendo"
[2]

=P

Gilmar Gomes disse...

o Champinho faz ano, o azar é só dele, cada ano que passa, ele fica mais... Cara, essa riminha só tem graçaquando é alguém ou algo do sexo feminino...

Parabéns por esses três ânus... E que sua vida seja repleta de palavras e piadas "robgordonianas" e... blevers.

Dragus (na rua) disse...

Arrá! Urrú! O chmap eu vou comer seu bolú!

Aqui pode rimar. =p

Parabéns pelos três anos. =)

Tyler Bazz disse...

Update quebrador de pernas.

Melinda disse...

Em primeiro lugar quero te parabenizar pelos três anos do teu blog, mas também queria te dizer que a tua forma de blogar mudou minha concepção de blogs. Sério!
Lógico que não sou autoridade no assunto, mas o champ tocou minha sensibilidade!!
Agora chega de confete e manda ver.......
beijo da Melinda

Yell. disse...

Imagina só nos dez anos...

Djamar disse...

LINDO, MUITO LINDO!!!

SOU SUA FÃ PELOS PRÓXIMOS ANOS , MILÊNIOS, QUEM SABE...

ABRAÇÃO

Éder Marques disse...

Parabéns pelo ótimo blog, que seja 3 anos de vários múltiplos de 3 huahua

Thiago Dalleck disse...

"5. 119 mode: on"
ahuhauhauhauhauha boa observação

bom, eu fiz uma conta aqui e se você reescrevesse todos esses caracteres no Twitter, você precisaria de 14.274 tweets, hahaha (nerd mode: on)

O Champ também mudou minha vida e ele já faz parte dela. Muitas vezes fico um tempão conversando com outras pessoas que leem aqui, falando sobre os posts, etc. É tipo um "você viu a novela ontem?", mas vira um "você leu o Champ ontem?"

hehe
Parabéns!