25 de agosto de 2006

Don't Be There For Me

Outro dia, fuçando no Blog do Moulin (link ao lado) descobri a Last FM. Curioso que sou, fui atrás. Horas depois, ja estava com esse iPod ai do lado, que mostra tudo o que eu ouço. Por isso que eu gosto de Internet: qualquer pessoa que entrar aqui vai saber o que estou ouvindo - antes, esse privilégio era restrito aos meus vizinhos, que conheciam meu gosto musical (querendo ou não).

Porém, como tudo na vida, a tal da Last tem pontos positivos e negativos. O principal dos positivos é que você pode ouvir várias bandas em seguida, sem precisar trocar de CD a cada 0,3 minutos. Sim, porque tem dias que estou assim: Quero ouvir o começo de Sunshine of My Love, o riff de N. I. B., o refrão de Powerslave e o solo de Master of Puppets. Ou seja, eu precisaria de um estagiário trocando os CDs e, como mal consigo me bancar, contratar alguém para isso está fora de questão. Além disso, você ouve as músicas sem precisa aguentar DJs destilando sua imbecilidade entre as canções, pegadinhas telefônicas idiota ou propagandas toscas.

E o melhor, você separa tudo por estilo.

Ou seja, você escolhe um gênero ou subgênero, ou um artista, e ele vai tocando tudo o que tem a ver com aquilo. Com isso, acabei descobrindo que eu gosto de algumas bandas que não dava a mínima. Def Leppard é uma delas. Acabei topando com algumas músicas da primeira fase da banda (quando suas músicas não se tornaram baladas que poderiam causar a morte de um diabético). Outra delas - que, na verdade, eu gostava mas não dava atenção faz muito tempo – é a escocesa Nazareth (sim, aquela que regravou Love Hurts, já que estamos falando em baladas).

O legal é você deixar rolando enquanto trabalha. Você faz um texto ao som de Deep Purple, responde um e-mail ao som de Black Sabbath e enrola até acabar aquela dos Beatles para sair para almoçar. É divertido também quando começa a tocar alguma coisa e você reconhece o som, mas não identifica de imediato e fica segurando a tentação de olhar logo o que está tocando, para ver se consegue lembrar o que é aquilo.

Mas o pior: você separa tudo por estilo.

Sim, a grande qualidade da tal da Last é o seu grande defeito. Eles alegam que os "artistas semelhantes" ao artista que você escolheu são determinados pelas estatísticas do site. Mas, com certeza, tem alguém ali que ganha mal, está puto com a empresa e resolveu sacanear um pouco. Outro dia eu coloquei Alice Cooper e mandei ver. E aí começa: Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Twisted Sister, Kiss, Bon Jovi, Def Lepp... BON JOVI? BON JOVI?!?! Como assim, Bon Jovi? Eu pedi para ouvir Alice Cooper e similares, e não You Give Love a Bad Name.

Fica aqui a pergunta: o Bon Jovi está comendo alguém lá dentro para ser comparado ao Alice Cooper? Ou ele comprou o gabarito e conseguiu os pontos necessários para isso? OK, Bon Jovi tem umas três ou quatro músicas audíveis, mas, sem sacanagem... De todas as bandas-farofa da década de 80, nada bate Bon Jovi. Porque, diferente dos Motley Crue da vida, O Bon Jovi se leva a sério. Você vê nos clipes do Bon Jovi que ele acredita no que está fazendo. E fica com Never Say Goodbye para cá, I'll Be There For You para lá... Sabe, se é para falar de amor, vamos logo para Whitesnake, pelo menos. Tomara que essa Last toque logo Go to Hell, do Alice Cooper. É capaz do Bon Jovi começar a chorar de medo e se tocar que ali não é lugar dele.

Enfim, foi só um deslize do site. Ok.

Aí, fui para Def Leppard. Já que é para ouvir farofa, vamos ouvir algo da Inglaterra, porque dificilmente vem algo ruim dali. E começa: Def Leppard, Van Halen, AC/DC... Uau... Só musicão. De repente, começa uma música com uma guitarra boa... Muito boa.... Não. Não pode ser.

É.

Eric Clapton?

Uau. Eu nem esperava tanto, minha maior ambição aí era um AC/DC mesmo. Eric Clapton? Pera aí. Ao invés de comemorar o quanto sou sortudo por, literalmente, tropeçar num Eric Clapton, vamos pensar pelo outro lado. Será que ele sabe disso? Que ele é considerado pelo site como sendo do mesmo estilo do Def Leppard? Pior que ele é tão fudido que é capaz de nem se importar. Já o Def Leppard... Aposto que se alguém da banda souber disso, vai ficar extretamente sem-graça, capaz até de ligar para o site e pedir para não fazerem mais isso, que não é legal.

Por isso que o site tinha que ter um aviso. "Olha, fizemos a sua conexão procurando por músicas parecidas com Def Leppard. Talvez você ouça também Eric Clapton. Você está pronto para isso, ou quer fazer uma nova busca?"

Por isso que eu nem me arrisquei a procurar Chico Buarque na lista. Já pensou se entre Atrás de Porta e Cálice eu topo com um Emilio Santiago da vida? No way! Por isso que, caso você entre no meu blog e, olhando no iPod, achar que agora eu estou ouvindo Bjork (que saiu na minha procura de Lynyrd Skynyrd) ou Nirvana (que se infiltrou de alguma forma na minha busca por Led Zeppelin), não leve isso a sério, ok? Juro que não é culpa minha.

5 Melhores Músicas que a tal da Last FM Me Arrumou Ontem

1. Day Tripper - The Beatles
2. Run to The Hills - Iron Maiden
3. Hair of the Dog - Nazareth
4. N.I.B. - Black Sabbath
5. Dancin' Days - Led Zeppelin

3 comentários:

Jrenovatio disse...

Muito boa as músicas.
Bon Jovi é meloso mesmo :D
Vou dar uma olhada nesse Last Me, ainda não conhecia.
Abraços ai :)

Anônimo disse...

geralmente toca 30 segundos a musica, ou estou enganado?

Renan Becker disse...

qual o teu lastfm rob? estou curioso para saber seus gostos hehe