26 de novembro de 2007

Tum-Tum-Pa-Ti-Cum-Bum

Sábado eu estava voltando para casa, no metrô vazio. De repente, não consegui mais ler meu livro porque um som irritante começou a atrapalhar minha concentração. Sem fazer idéia do que se tratava - percebi apenas que vinha do fundo do vagão - olhei ao redor e vi todos os outros passageiros olhando para aquela direção, com aquele olhar de "puta que o pariu, que saco".

Olhei para trás e vi, próximo à última porta, dois sujeitos de mais ou menos 18 anos cada um, tocando pandeiro no metrô. E cantando. Ao lado deles, em pé, uma fêmea de espécie não identificada, ocupava um espaço de mais ou menos 3 metros de raio no vagão, sambando.

Não satisfeita em sambar, ela ainda tentava ensinar os outros, que, aparentemente, só sabiam tocar (e mal, ainda por cima).

– Coloca o pé aqui, e vira! E coloca o outro pé aqui, e joga! ela gritava, dançando.

Quando ela falou "joga" tive um impulso de obedecer e arremessar meu livro na testa dela, mas me contive. Olhei ao redor e comecei a procurar o Zeca Pagodinho. Sim, porque depois daquela boçalidade da Zeca Hora, não me surpreenderia se tivessem inventado o Zeca-Vagão, e eu tivesse entrado nele por acidente. Felizmente, nem sinal dele ali.

Na estação seguinte, desci e mudei de vagão. Pelo menos outras cinco ou seis pessoas fizeram a mesma coisa. Antes de sair do vagão, porém, ainda ouvi a porta-bandeira da Unidos do Metrô reclamando indignada:

– Que povo chato! Ninguém dança! Mas deixa, continue! Coloca o pé aqui...

Centenas de trens em São Paulo, e isso acontece no meu vagão. Ô fase.

Aí, hoje de manhã abro o Terra e duas manchetes me chamam a atenção: "Adriane Galisteu samba e mostra a calcinha" e "Nivea Stelmann samba e exibe boa forma". Fiquei na dúvida. O Carnaval 2008 foi adiantado e já começou? Porque, até onde eu sei, o carnaval começa (todos os anos, independente do dia em que o carnaval cai) no dia 2 de janeiro, quando a Globo começa a exibir aquela mesma vinheta de sempre, com a Valéria Valenssa sambando e vestindo um par de sandálias e seis confetes. O carnaval 2008 foi adiantado, é isso?

Se bem que admito que o carnaval começando oficialmente poucos dias após o feriado da Proclamação da República é de um simbolismo invejável.

Veja o nível dos trios elétricos da Inglaterra.
Eles têm o Cream, nós temos o Chiclete com Banana.

E, para finalizar, já em ritmo de carnaval, deixo vocês com o Top 5 Trios Elétricos que eu faria questão de ir atrás (Nirvana não entra porque é apenas trio, nunca foi power nada):

1. Cream - Se Eric Clapton realmente é Deus, Cream era o Monte Olimpo.
2. The Jimi Hendrix Experience - O trio comandado pelo guitarrista cujo único erro em sua carreira foi morrer.
3. Motörhead - A única coisa mais assustadora o rosto de Lemmy é o peso do baixo do próprio. Eu adoraria passar um carnaval na rua dançando ao som de Orgasmatron.
4. Rush - Imagine o Jamil (o cantor, não o leitor do blog) num palco. Agora imagine o Neil Peart. Entendeu, né?
5. Wolfmother - Para mostrar que até a Austrália humilha a gente em termos de trio elétrico.

17 comentários:

Braga disse...

Isso já aconteceu comigo, mas foi um pouco diferente. Se tratava de quatro seres no fim do ônibus, fingindo que estavam fazendo um show. Acho que mais desesperador do que um cara batucando um pandeiro, é um cara batucando "o que puder", e foi exatamente assim com esses caras. Volta e meia se ouvia:

- Aqui vai mais uma música de trabalho.

E o foda é que eu tava sem dinheiro pra descer e pegar outro, raramente ando com o dinheiro NÃO contado pro bus.

Quanto às bandas:

Cream - Nem tenho o que dizer.
Jimi Expirience - O único erro dele foi morrer mesmo. Mesmo que eu seja baixista, Jimmi me faz querer guitarrear
Motörhead - Realmente, o Rickebcaker do Lemmy faz muita barulhiera. Mas tenho minhas duvidas quanto ao fato de ser realmente mais assustadora do que aquela verruga dele! ahahahah
Rush - Imaginei o Neil Peart no palco. Depois o Neil Peart, o Geddy Lee e o Alex Lifeson. Aí sim, vem uma grande diferença
Wolfmother - Mal conheço, é realmente uma das minhas "lacunas" musicais. Depois disso, não tenho motivos pra evitar procurar mais trabalhos da banda

abraço!

Maps disse...

Neil Peart ruuuuuuuules!!!!!!!!!

Se bem que trio matador mesmo é Stevie Ray Vaughan + Eddie Van Halen + Steve Vai. Pqp, carnaval podia ser o ano inteiro com esses caras.

Já o Jamil (leitor) diria que seu texto "é uma falta de respeito com a nossa cultura, já que o trio elétrico é um símbolo da alegria do povo brasileiro". Chupa Jamil! Alegria do povo é estraçalhar a guitarra do Chimbinha em praça pública!

Wagner disse...

Ae Robs, blz?

bem, não sei se você viu meu scrap. Se não viu, veja, pois tem uma surpresa para você...

só não revelo aqui, pois vai ser legal manter o suspense!

:D

Rodrigo Gomes disse...

Eu incluiria o power trio numero 1 do Brasil: Dr. Sin.

Isabela disse...

Não quero virar personagem, nem discordar de vc, até pq em seu lugar naquele vagão eu teria acabado com a festa a tacadas com taco (dã) de baseball. Mas, devo dizer que lá no Rio carnaval não pára. Ou vc acha que aqueles carros todos cheios de purpurina e esculturas balançantes aparecem do nada? A essa altura as coisas estão, ahn, fervendo por lá.
Agora, aturar ouvir a merda alheida não dá. Vc deveria ter jogado o livro.

Larissa Bohnenberger disse...

Eheheh!
Eu queria ter visto uma cena destas...
Aliás, uma informação inútil para ti (só não vai desmaiar de tanto choque): a Valéria Valença não é mais a mulata globeleza, portanto não é mais ela que aparece nos comerciais da globo já há algum tempo... mudou a tua vida? É, imaginei que não!
Beijos!

hugomeira disse...

Bem...embora a lista dos 5 melhores nao seja nada mal, ainda mais o motorhead, respeitemos a felicidade alheia...

O importante é que mesmo fazendo algo no misto de ridículo com incompreensível eles são felizes, o que é admirável...

vc escreve bem meu caro, fluência e simpatia não deixam o leitor desanimar...

parabèns!


grande abraço!

www.rockbom.blogspot.com/

Otávio B. disse...

Pagodeiros, sejam eles de boteco, de vagão de trem ou de zona, são todos um verdadeiro porre e conseguem acabar com a paciência e com o bom senso de qualquer um...

E realmente, seria interessante colocar o Lemmy num trio elétrico...Qual seria o patrocinador? Jack Daniels?? rsrs

Belo texto, bela reflexão

Abraços!

CapinaremosRH@gmail.com (Zanfa) disse...

hEAUEahuaeHEAuhea, gostei da definição do início do carnaval. xD

Tem lugares que o carnaval começo em setembro e termina em julho. =p

Arthurius Maximus disse...

Esperar o que de um país onde encontrar alguém que consiga ler mais do que cinco linhas e entender o que está escrito é uma tarefa hercúlea? Esperar o que de um país onde alunos chegam ao segundo grau sem saber ler e escrever; e com conceito MB E Ótimo estampados em seus boletins?
Esperar o que de um lugar onde educação e honestidade são sinônimos automáticos de otarice?

O Brasil é isso aí: Samba, Carnaval, Copa do Mundo. Vivaaaa!!!

thiago disse...

a desgraça brasileira é o carnaval...

se deus é brasileiro, ele deve tirar férias em fevereiro.

aliás, a moda agora é ficar ouvindo em alto som as músicas no mp3 do celular. maldita modernidade! ou seria maldita casas bahia por vender celular pra esse povo?

Hally disse...

Cara, virei sua fã desde que descobri seu blog. Hoje em dia o que mais tem na internet é coisa engraçada, mas você consegue unir o útil (ou deveria dizer inútil?) ao agradável, que é bom humor e rock and roll.
Quanto ao carnaval, até poderia deixar de ser um "ícone brasileiro" se os gringos também fizessem o favor de não dar tanta importância pra essa festa popular nojenta. Mas acho que é mais fácil surgir alguma banda influenciada por essas porcarias de hoje com algum talento. Esse "subpaís" não tem mais jeito.

Tu tá de parabéns mesmo. Ah, aliás, quase tive convulsões lendo a sua experiência como Mi (alter ego feminino, rsrs), a sua briga com o atendente da TIM e sua experiência interplanetária com um ser de outro "praneta".

Bruxx disse...

Êêhh "brasilzão" véio de guerra !!!!
O pior, é que lá fora, é conhecido por esses "três poderes"... ou seriam "podreres"?:

Samba: (se é que se pode chamar, isso que gravam atualmente, de samba)... tô vendo, Mestre Cartola (entre outros), se revirando no caixão)
Suor: de tanto que tocam (se é que se pode chamar, o incidente do trem, de tocar.
Cerveja: ... e o Zeca ainda pactua com isso ??!!

Lamentável, amigo... compartilho da sua indignação.

Saudade mode:on, viu.
Beijokinhas
(vassourando)

Tyler Bazz disse...

E se alguem toca um Napalm Deathzinho por aí logo é considerado do capeta e expulso seja lá de onde estiver por um bando de seguranças...


Puta mundo injusto, meu!

Florence, Bruno. disse...

É por essas e outras que adoro andar de ônibus/metrô, pois sempre acontecem coisas impagáveis e chatas ao mesmo tempo.
Mas, nao é mais a valéria Valenssa na globo, ela se aponsemtou, não se aposentou?

Caio Martins disse...

oiiiiiiiiiii
seu post está bem legal e seu blog ficou super bacana.
e ai tudo bem contigo?
olha so meu blog e novo então ainda nao tenho nem um amigo ou amiga se vc quiser da uma passada no meu blog e leia e comente se gostar add aos seus favoritos estou certo que vc vai encontrar alguma coisa por la que vc goste.

Adicionarei vc tbm.

abraços Caio

Gilberto Puppet disse...

Aqui no Rio nós temos o Trem do Samba, que sairá neste próximo domingo em homenagem ao dia do samba. Bandas e grupos de esquindô tocarão ao vivo em TODOS OS VAGÕES. Creio que você se irritaria muito mais se pegasse um destes...

Belo gosto musical.
Abraços

(blog adicionado ao Linfa)