22 de fevereiro de 2011

Como Escrever Bem na Internet

Este é um manual de como se escrever bem na internet – as regras aqui são usadas de forma casual no Messenger, no Twitter e em qualquer outro tipo de comunicação virtual, mas para se ter um bom blog, é preciso que elas sejam seguidas à risca.

Lembre-se que isso não são regras para o sucesso, mas sim para escrever bem e manter um blog de qualidade. Agora, se você deseja fazer sucesso imediato e de um modo mais fácil, pule direto para o último tópico.


1) Tamanho não é documento
aquela história de que algumas palavras devem começar com letra maiúscula – a letra grandinha, sabe? – serve apenas para livros. em textos feitos para a internet, não é preciso se preocupar com esta regra – existem vários e-mails indicando que os teclados continuam com a tecla shift apenas por lobby dos fabricantes, tipo a dell ou a logitech, que não desejam mudar o desenho dos teclados. além disso, seus leitores não são burros e perceberão facilmente que na frase “passei a tarde com minha amiga lucrécia”, a lucrécia em questão é uma pessoa. e você não precisa usar letra maiúscula para indicar o começo de uma frase, já que antes dela existe um “.” indicando que a frase anterior acabou. assim, começar a usar letras grandes e pequenas é desnecessário e pode até soar pedante da sua parte.


2) O texto precisa ser ágil rápido veloz e direto
Você já ouviu aquela história de que a comunicação na internet precisa ser ágil porque ninguém tem tempo para mais nada hoje em dia então além de fazer textos curtos é indicado que você faça o leitor ler de forma apressada e para isso a melhor saída é não usar virgulas e o mínimo possível de pontos finais porque se o leitor parar para respirar durante uma frase sua ele pode sair do seu blog porque nós estamos sendo bombardeados de informação o tempo inteiro e você não pode correr o risco de outra pagina mais interessante que a sua chamar a atenção dele


3) Convicção!!!!!!!!!!!!
Na internet, ninguém quer uma pessoa que não saiba defender suas opiniões com força!!!!!! Então, evite ao máximo possível usar pontos finais ou reticências!!!! Eles mostram que você é inseguro e não tem certeza do que está falando!!!!!!!!! Quanto mais pontos de exclamação, mais certeza você mostrará!!!!!!!!!!!! E as pessoas querem isso!!!!!! Força e convicção nas suas opiniões!!!!!!!! E você pode até mesmo usar as exclamações para fazer perguntas!!!!!!!!!!! Entendeu!!!!!!!!


4) A letra que não eh letra
Ao se escrever para a internet, é preciso ter em mente que o “h” é uma mentira inventada pelas gramáticas para confundir os vestibulandos. A prova de que ele não existe é que não tem som de nada. Ora, se ele não tem som de nada, ele não precisa ser escrito, vai apenas confundir as pessoas. Leia as palavras a seguir em voz alta e comprove: Ospital. Onesto. Omem. Na verdade, as pessoas que escrevem livros usam o “h” de forma errada. Ele não é uma letra, mas sim um símbolo de acentuação, usado em palavras oxítonas com som aberto. Exemplos: “Ele estah lah” e “Mah, pode falah?”. O “h” não deve ser usado em nenhuma outra situação.


5) Acentuaçaum e outras lendas urbanas
Jah que estamos falando de acentuaçaum, eh preciso que fique claro que acentuar palavras eh um costume do seculo 20, e se voce começar a fazer isso seus leitores acharaum que voce eh ultrapassado e naum entende nada de gramatica e naum devia estar escrevendo. Ate mesmo os escritores jah perceberam isso e começaram a acabar com os acentos – o trema foi banido por causa disso. Entaum voce precisa abrir maum disso porque o publico da internet eh normalmente jovem e naum quer que esses tracinhos e cobrinhas fiquem sujando o texto que leem. Como jah vimos, o “h” eh usado para mostrar que o som da palavra eh aberto. Para mostrar que sua palavra tem som de til, basta apenas escrever como se fala (aviaum, coracaum, paixaum) o que aumenta o conforto de quem estah lendo. Se ela possuir som fechado, naum precisa colocar aquele chapeuzinho que as professoras falavam, aquilo eh coisa de criança e desnecessario porque se naum tem acento o som e fechado mesmo e todo mundo sabe disso.


6) - é +
Alguém disse certa vez q escrever bem é a arte de cortar palavras. Bobagem. Seja + ousado e corte letras. Isso aumenta a agilidd da comunicação, tornando seu texto + leve e gostoso d ler. Assim vc pd começar, por ex, a cortar os fonemas q não precisam d + d 1 letra. S vc começar a fazer isso, as pessoas q estão lendo s sentirão como s conversassem c/ vc no msn e isso faz elas s sentirem em ksa. Essa sensação d intimidade é vital pro texto fazer sucesso. Nnc é d+ lembrar que velocidd é td na qualidd d 1 texto. Seus leitores c ctz vão agradecer com um sonoro “VLW”!


7) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O público está acostumado com piadas fáceis. Ninguém tem tempo para pensar hoje em dia husahuashuashuashuashu então sempre que você colocar uma piadinha no texto, mostre a ele que é o momento de rir, de uma forma amigável: rindo com ele huahauauahuahau. Você nunca parou para pensar porque as séries de comédia sempre têm som de risadas nas horas engraçadas? Kkkkkkkkkkkkkk Se alguém reclamar que isso suja o texto, é porque essa pessoa é triste e não gosta de conversas leves e com risadas hehehehe


8) Sucesso sem palavras
Se você deseja que seu blog faça sucesso, escrever bem não é necessário. É recomendável, mas não necessário. Porque, quanto menos texto, mais sucesso ele faz. Assim – e para não correr o risco de errar o uso das regras acima – evite escrever. Faça um blog com um nome ousado – palavrões e trocadilhos de mau gosto são ótimos – e fique postando todas as fotos engraçadinhas que você recebe por e-mail. Elas têm texto em inglês? Calma, nada que um Photoshop e o Google Translator não resolvam. Recheie o blog com estas fotos e vídeos, entupindo o layout de anúncios do Adsense (porque assim você vira problogger) e reserve o dia 5 de todo mês para postar as fotos da Playboy nova que você roubou de outro blog.

Agora, é só colher os louros da fama!

39 comentários:

Emilia disse...

ahahahaha, muito bom!!!

Mary Farah disse...

Boas orientações, Rob! :D
Fantastico! :D

MaxReinert disse...

Então é por isso .....
Vou adotar já!!!!!!!!
VLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos disse...

E aí rob, quando é que você vai virar plobroguer?

Ana Savini disse...

É... A triste realidade...
Ops! Escrevi errado.

eh!!! uhauhauhauhauah a triste realidade!!!

Climão Tahiti disse...

Boa idéia.

Vou adotar.

Alessandra Costa disse...

Concordo!!!!!
Vírgulas pra que? pra que?

Anônimo disse...

Desculpe Rob, mas estas dicas são velhas. Já conheço um monte de gente que as segue.

Beijos.

.a que congemina disse...

Vou mudar tudo no meu blog agora mesmo.
Sei nem como te agradecer por dicas tão preciosas!!

Natalia Máximo disse...

Droga, estou há quase um ano fazendo tudo errado. Pode adaptar os textos antigos?

Tyler Bazz disse...

Sabe que eu vivo pensando em aderir à última dica/regra, né..

Meu blog podia passar a chamar "BAZZinga!" e eu poderia postar só essas imagenzinhas copiadas.

Mas tem TANTOS, TANTOS, TANTOS, TAAAAAAAAAAAAAAANTOS desses, que a concorrência selvagem me inibe.

Anônimo disse...

Olá!

Acredito que na Internet existe público para todos os oito tipos de grupo e que cada grupo se encerra dentro de si mesmo e não está nem aí para o que os outros pensam.

Em Tempo: No google reader o feed de seu blog conta mais de 600 assinantes, diferente do que aponta o ícone do feedburner. E se você fizer o redirecionamento ao feddburner aparecerá mais de 800 assinantes na contagem.

Em tempo 2: Seu email ou não funciona ou está lotado, por isso a mensagem aqui.

Thiago Dalleck disse...

tenho medo d algm levar isso a serio e cmçar a seguir o mehtodo rob gordon d faser sucesso na net

Anônimo disse...

Agora eu comecei a entender pq vc é 1 blogueiro farcassado!!! KKKKKKKKKKK

Unknown disse...

hahaha
Muito bom!

E descobri qual o problema do meu blog, então... Tava fazendo tudo errado.

Vou ali postar uma foto de pandas se abraçando, com o texto "mto fofo neh gnt!!!!!!!!!!!!"
Assim que se faz?

Unknown disse...

É triste ver que a maior parte dos blogs de "sucesso" seguem mesmo uma cartilha mais ou menos assim.

Varotto disse...

Podia lançar em livro com o título "Tudo o que você queria saber para ser um chimpanzé lobotomizado, mas não tinha entendido que era pra perguntar".

Petterson Farias disse...

Achei de uma generosidade essas dicas terem vindo de ti, Rob. Já que fazes um sucesso tão grande na blogosfera. Dividir e compartilhar é sempre importante.

Parabéns. =D
[rá]

Nisia disse...

Não seria "trocadilho"?????

Rob Gordon disse...

Nisia:

Seria sim. Obrigado pelo toque!

Rob

Alessandro disse...

Muito bom!
Crítica e ironia muito bem colocadas!

Caio Ranieri disse...

Agora tá explicado por que meu blog nunca fez muito sucesso. Valeu aí pelas dicas Rob!

P.S.: Mas... o trema não é um acento. É apenas um diacrítico.

Rafael disse...

Deviam ensinar isso na escola...

Yellow disse...

Na escola ou em cursos livres...

Módulo 1
Introdução ao MSN: etiqueta e boas maneiras na janelinha

Blog: ctrl+C + ctrl+V

Mesa redonda: 140 caracteres são o suficiente?

E por aí afora.. belo texto, Rob! Cheers!

Camila disse...

Tem gente que não vai entender a ironia...

Muito bom, Rob!

Marina disse...

Dia desses, encontrei um e-mail meu antigo escrito assim. Socorro.

P.S.: Se o trema não é acento, o til também não é.

Caio Ranieri disse...

Marina: Sim, o til não é um acento.

Caio Ranieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmar Gomes disse...

é...

Caio Ranieri disse...

Só para esclarecer (se é que alguém está interessado):

Diacrítico é qualquer sinal gráfico colocado em uma letra, incluindo, por exemplo, o cedilha (sim, o cedilha) e possuem diversas funções diferentes, mas geralmente servem para alterar (na verdade, este não é o termo correto, mas não outro melhor) a pronúncia de uma letra. Um exemplo de diacrítico que não altera a pronúncia de letra é o acento grave usado na crase, na Língua Portuguesa (que nem sequer pode ser considerado um acento, apesar do nome).

Acento é um tipo mais específico de diacrítico, e em português existem apenas dois: o circunflexo e o agudo. O acento é diacrítico que modifica o tom da pronúncia de uma vogal, que pode ser aberto ou fechado, e jamais é utilizado em outro lugar que não a sílaba tônica. O trema define que o "u" é pronunciado e o til indica a nasalização da vogal, nenhum dos dois altera o tom, por isso não são acentos.

P.S.: Eu estudo linguística. Por puro hobby.

Elise disse...

Adorei o guia! Tô fazendo tudo errado no meu blog, mas vou seguir as dicas e agora vai dar tudo certo!

Ao colega acima, 7Seven7, parabéns pela, digamos, coragem em estudar Linguística por hobby! Eu faço faculdade de Letras e não é raro ver gente lá fugindo das disciplinas da Linguística... =)

Anônimo disse...

Juro que foi difícil ler a quinta regra hauhauhaua
Gastei um tempo pra decifrar "Nnc"!

xD

Leandro disse...

Rob, sua mão direita acaba de voltar ao trabalho e você a obriga a escrever coisas como "acentuaçaum"??

Desse jeito ela vai pedir novo afastamento!

Muito bom o texto !

Sil disse...

Parei de usar o MSN por causa dessa bendita economia de palavras.

O post ficou engraçado mas na verdade é muito triste saber que existem "seres" no mundo que acham que o "legal" é escrever assim.

Pri disse...

Ri! Estava quase te matando com tantas bobagens escritas! ^^

Marcus Vinicius disse...

Pior que essa linguagem vem desde os tempos de ICQ. Pior que hoje além de usarem isso, ainda usam para se comunicar em nicks de msn, twitter, facebook e cia.

E na 8 é fato, é grande a quantidade de blogs onde entramos e não há conteúdo próprio (as vezes, não tem conteúdo nenhum mesmo).

Gostei demais desse post, ironia fina!

=)

Paulo Henrique Lima disse...

A primeira é muito idiota. Não se precisa para comunicar, mas para organizar. Senão, iriam abolir também as vírgulas, pontos e talz.

A Garota da Biblioteca disse...

Droga! Agora descobri que estou fazendo tudo errado no meu blog!!! Agora vou ter que pôr a mão na massa e trabalhar nisso!!! Especialmente a parte de pôr mais convicção no que escrevo!!!!!!

Mas eu tenho certeza de que vou conseguir!!!!!

PS: Pontos de exclamação em excesso me deixam profundamente nervosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Meu Deus! Você devia ser preso por matar a língua portuguesa dessa maneira leviana e irresponsável. Sem a menor noção do que diz, seu texto se prolonga de forma cansativa e interminável, além de induzir jovens ao erro, de cortar letras e acentos de uma das mais ricas línguas do mundo, como é a nossa.