2 de junho de 2008

Existem Leitores e Leitores

Fiquei pensando desde sexta-feira em como responder ao comentário da nova musa do blog, Plagiana, que entrou aqui no blog brigando comigo por ter sido acusada de plágio. E fez todo esse carnaval porque um texto meu estava no blog dela. Rabisquei três textos – um deles era rimado e com direito a mensagem codificada – mas não fiquei satisfeito com nenhum, achei que não tinham a cara do blog. O rimado ainda está no meu computador, quem sabe um dia ele seja publicado numa encadernação para colecionadores, no capítulo “textos excluídos”.

Porém, no sábado, recebi um comentário de um leitor novo – Fox – que me fez pensar mais – e melhor – sobre o assunto. Antes de continuarmos, creio que é melhor colocarmos direto o comentário aqui, para quem não viu:

Olá Rob, tudo bem?
Você não me conhece, e na verdade eu também não te conheço. Só que segunda passada, eu vim parar sem querer no seu blog champ-review - e nem lembro o que procurei no google, mas garando que não foi "bam bam pelado" - e gostei do seu jeito de escrever, e clicando nos links acabei caindo aqui no Champ Vinyl.
E bom... não tem outra forma de falar isso, então eu vou simplesmente falar: tenho que confessar que desde segunda, eu li todo o seu blog. Todo. Não to dizendo dos "tops 5" que ficam ali do lado não, estou dizendo TODOS os posts. Cliquei no primeiro mês ali, em Julho/06 e fui lendo até chegar em Maio/08. Acredite.
E quero dizer parabéns por tudo que você escreveu, e por sempre levar as coisas na esportiva (?). Seus textos fluem de uma forma única, e realmente prendem o leitor. Ri bastante, me identifiquei com muitas coisas que você escreve, seu modo divertido de ver as coisas e tal... e bem, não posso dizer que somos nem parecidos - o que só mostra como você escreve bem, já que somos diferentes e eu gostei muito dos textos -: Meu nome é Vinícius Alves, moro em Vitória/ES, tenho 21 anos, trabalho e estudo...ahn, tenho uma banda, de pop/punk/rock, meu estilo musical é bem diferente do seu, e blablabla... enfim, poucos - ou nenhum - ponto em comum. E ainda assim, seus textos foram ótimos de serem lidos =]
Enfim, já escrevi demais aqui, só queria que você ficasse ciente que seus textos são excelentes, e para continuar postando sempre =]
Ah, para não permanecer no anonimato:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16603312766292771494
Abraço!
E agora, me dá licença que vou continuar lendo o Chronicles! =]

ps: não sou um serial killer. ¬¬

Esqueçam, por um momento, que o leitor está elogiando meus textos. A questão não é essa. O que me chamou a atenção é que ele quase pede desculpas por invadir meu blog postando um comentário. Ele se justifica, a todo o momento, para dizer que gostou dos meus textos, e ainda pede desculpas por “ter escrito demais”. O comentário dele chega a ser irritante (no melhor sentido que essa palavra pode ter) de tão bem-educado.

Sinceramente, dá gosto receber um comentário assim. Não apenas pelos elogios, ou pelo fato de ele ter lido o blog inteiro, de ponta a ponta (isso é um dos sonhos de qualquer blogueiro). Se você tem um blog, sabe que receber um comentário destes faz você repensar seus próximos textos, já que uma das suas metas, agora, é não decepcionar esse leitor em especial. Afinal, é o mínimo que você pode fazer como agradecimento pelo sujeito ter lido, em poucos dias, absolutamente tudo o que você escreveu.

Do outro lado da moeda, ainda estou com o comentário da Plagiana engasgado aqui. Sei que eu não deveria dar muita atenção a isso, mas a vantagem de você ter 1.60m de altura é que você tem um álibi perfeito para se comportar de forma infantil em determinados momentos. Se vocês não leram o texto dela – quer dizer, acho que é dela, pois nada me garante que não seja plágio – está aqui abaixo:

Ofensas eu não aceito cara, primeiro porque nem de ti copiei, plagiei ou fiz nada do tipo, minha PARCEIRA de blog que copiou de um lugar chamado "crônicas da vida" e que por algum motivo estava lá sem autor, eu NUNCA entrei antes em seu blog, e outra, TODOS os textos copiados no meu blog tem direitos autorais.
Quando resolver ofender alguem veja o AUTOR DO POST e não saia xingando por aí a esmo. Okey?
Bejinho, e fique bem!

Deixando de lado o festival de contradições – ela diz que o texto não é plagiado, mas “copiou” de outro site; diz que não foi ela quem postou, mas sim uma amiga, porém o post (que já foi tirado do ar) estava assinado por ela – o que me incomodou foi o tom da resposta. Se eu copio o texto de alguém e essa pessoa vem reclamar comigo, eu pediria desculpas e, morrendo de vergonha, inventaria uma desculpa do tipo “esqueci de linkar você!” e colocaria um link na mesma hora.

A última coisa que eu faria seria entrar no blog da pessoa plagiada e ainda brigar com ela. Só faltou ela dizer que o texto “nem era grande coisa, mesmo”.

Mas, enfim, colocando os comentários destes dois leitores na mesa, lado a lado, temos um retrato do mundo virtual de hoje. De um lado, alguém educado, que coloca suas opiniões de forma educada e abre mão do anonimato para isso; de outro, alguém que não aparenta ter muita ética, e ainda briga para defender seus direitos – independente deles serem inexistentes no assunto em questão.

Obrigado, Fox, por mostrar que o mundo virtual – que é onde publico meus textos – ainda tem esperança.

Obrigado, Plagiana, por me lembrar de que ainda temos que muito melhorar.

E, já que estamos falando de leitores, como alguns de vocês devem ter notado, atualizei alguns dias atrás as listas dos Top 5. O post “E na boa?” entrou para o panteão do Champ graças a diversos leitores que resolveram imortalizar a Carmilla no blog. Para se ter uma idéia da campanha feita por alguns leitores, vejam o comentário da Pamela no post em questão (é um dos últimos).

Já o esférico Sherman não teve a mesma sorte. Apesar de tentar conseguir seus 15 kilos, quer dizer, minutos de fama aqui no blog, chegando até a ganhar dois posts (este e este), os comentários recebidos não tiveram o peso (desculpe, Sherman, não resisti) necessário para os levarem ao Top 5. Ou seja, foram divertidos, mas acabaram se tornando mesmo uma espécie de gordura (ih, desculpe de novo) aqui no blog. O que é uma pena, porque eu, pessoalmente, achei os dois textos bem redondinhos.*

Posto isso, continuamos com a programação normal. Mas, dando uma colher de chá ao nosso amigo que se mostra “faminto” por respostas (e que sofre de falta de classe crônica), deixo o Top 5 apelidos para baixinhos que o Sherman pode usar sempre que deseja me ofender no blog:

1. Cantor de rádio de pilha

2. Ator de microfilme

3. Salva-vidas de aquário

4. Lenhador de bonsai

5. Atacante de futebol de botão

* A palavra “gordo” não foi usada neste parágrafo.

24 comentários:

Amelie disse...

Voce ve que ate na gramatica o comentario do cara que leu o blog inteiro eh melhor. Ele deve ser daqueles que, como eu (que tambem me irrito quando nao posso usar os acentos graficos), pensa duas vezes antes de escrever, para soar da melhor forma possivel. Nao a toa ele gostou do blog.

Ficou um pouco triste de ter perdido o tino para os posts longos e bem elaborados, que a rotina nao tem me dado tempo de produzir. Receber comentarios como esses eh que nos fazem continuar postando. Tah, nao precisa ser como esse, mas pelo menos que demonstre algum interesse um pouco menos superficial.

Bacana!

Stephanie disse...

Rob,

leio seu blog há um tempinho - mas essa história de plágio me fez tomar vergonha e comentar aqui.

Já tive meu blog plagiado também, de uma forma ridícula. Deixei comentários pro sujeito, pedindo que ele desse os créditos e o cara simplesmente me ignorou, até que postei um link pro meu texto no blog dele, o cara resolveu pedir desculpas e excluiu o blog dele.

é triste saber que há criaturas como essa Plagiana, que além de desrepeitar alguém que se dá ao trabalho de escrever, ainda vem com uma posturinha arrogante infantil.

parabéns pelo blog =)

Looky disse...

Que chato esse Fox ¬¬
Termino de ler o Blog inteiro primeiro do que eu, e ainda faz um post educado @_@

Espere só Fox eu ainda vou iniciar minha campanha de postar um comentário em cada Post deste blog desde o inicio @_@

Perdido disse...

A menina chama plagiana mesmo ou foi ironia? Estou com sono e não sou muito inteligente...

Jura que acredita que o cara leu tudo? Em quantas horas foi?

posso plagiar alguma coisa aqui pra aumentar as visitas no meu blog, jah que voce vai me linkar ali do lado?

Helen disse...

Ah, não, Rob.
Você dá atenção demais a gente que vem aqui fazer comentários descabidos (o caso da menina mal-educada, não do punk cavalheiro). Eu estou querendo rir, dá pra colocar uma saga ou algo do tipo...?
Obrigada.

(Hehehehe. Apesar de o tom folgado ter sido de brincadeira, o conteúdo é real e eu gosto muito mais de posts divertidos, mesmo!)

Ana Paula disse...

Na verdade acho que você está fazendo questão de não entender, e não! o post não estava assinado por mim, mas isso não vem ao caso.
Se é desculpas que você quer. Desculpa!

Só quero que vc saiba que nada do que você disser vai me atingir, nem me chamar de gorda, baixinha. Nada dissso. A minha vida perdeu o sentido, a pessoa que eu mais amava se foi, meu querido pai, eu sinto muito por tudo, não o "apurrinharei " mais, vou deletar meu blog, toda essa confusão acabou.
Eu nunca tive a intenção de causar esse dano, quando criei o blog queria que fosse para todos, escreverem, lerem, comentarem, enfim participar.
Mais uma vez desculpa pelo tormento.
Nem sei como estou de cabeça erguida escrevendo a você.
Mesmo sabendo que isso também vai virar chacota, piada e tudo, eu precisava dizer o quanto estou me sentindo mau. E não Champion, eu não sou infantil, arrogante e outros adjetivos.
Um beijo a você.

Thiago Neres disse...

"E não Champion, eu não sou infantil, arrogante e outros adjetivos."

Você esqueceu de incluir "original" na sua listinha ;-)

Kath disse...

"Mentira", Rob, acho esse um dos melhores apelidos a baixinhos, por terem pernas curtas.
Já saquei, Ana, abriu o blog porque era mais barato que psicólogo, né? Olha, sua perda é triste e tal, mas sabe, pessoas se vão e sofrem todos os dias, isso não pode ser justificativa para falta de ética ou qualquer coisa assim. E se fazer de vítima só reforça todas as críticas.

Fox disse...

!!!!!!!!!!!

cara...eu esperava uma resposta pelo orkut talvez, um scrap agradecendo e tal...nunca um post falando assim! Enfim, obrigado. =]
E realmente, plágio é a praga da internet hj em dia. Na fome de aparecer, de "fazer diferente" (olha a ironia, haha), acabam copiando aquilo que acham que vão chamar atenção. Acabam conseguindo atenção, mas nunca por mérito próprio.
Enfim, vc já falou demais sobre isso de plágio, assunto batido - porém infelizmente constante - nos blogs hj.


Ahh, Lucas: já era, perdeu prayboy! kkkkk

e perdido (?): sim, li o blog inteiro sim. demorei quase uma semana (segunda a sabado) para ler tudo.

abraço do punk cavalheiro (??)
kkkkk
tive que rir do nome que a helen me deu kkkkk

Anônimo disse...

E nasce o Champ-Kut hehehe... Só olhar os comentários deste post =D

Anônimo disse...

Grande Rob!!!

bom.. acho que para um Blog ser um Blog, precisa-se de Leitores e Leitores..

e Ana.. por favor.. não se mate..

Anônimo disse...

porra! os punks de hj em dia já não são os mesmos.
Um passeia na praça, o outro faz comentário educado... Fox cara, vc tinha que escrever um post só com 3 letras e ainda conseguir falar pelo menos 15 palavrões e 12 vezes "sociedade". HAUAUHAUHAUH

Helen disse...

Gente, o que o post foi de sério (na medida do possível), os comentários estão sendo engraçados. Estou chorando.

Fox, tava tarde, eu estava com sono, queria expressar a idéia, mas com poucas palavras. Não foi implicância, não, mas você sabe disso, né?

(E, olha, tenho que concordar com o que o Velvet Alerground — eu estou CHORANDO com esse nick hahahahahaha — disse: seria o fim dos rótulos punks? :-O )

:}

Gilmar Gomes disse...

ah... não utilizou o poesia bonitinha...?
eu tava aguardando, pra ver o que vc ía complementar... Mas eu até axo melhor, pq gosto de entrar aqui e me surpreender, aquilo nãop seria surpresa (pra mim... mas seria uma baita surpresa pra Plagiana)...
Mas, alright...
Agora me chamam Gilgomex Seinfeld... rs
Assumo, publicamente, que nunca tinha assistido Seinfeld... Como resolveram citar tanto o cara nos comentários do meu blog... Verdade... Parece mesmo (dadas as devidas proporções)!!

Gilmar Gomes disse...

PS: sinto muito pelo pai da Ana...

Anônimo disse...

Ana, vamos por partes.

Antes de mais nada, sinto muito (mesmo) pelo seu pai. Meus pêsames sinceros a você.

Quanto ao problema do plágio, apenas acho que a sua vida pessoal não se aplica à discussão. Admito que deve ser barra mesmo o que você está passando aí, mas isso não interfere com o que aconteceu. Nem isso, nem o resto do seu blog.

Apenas para encerrar a discussão, quero lembrar que até acredito que o post foi feito por outra pessoa, mas havia sido postado por "Ana". Talvez tenha sido postado por uma de suas amigas usando o seu login, mas, como eu não participo da equipe do blog, não tenho como deduzir isso.

E, pelas suas respostas, presumo que você tenha ética, sim. Então, um conselho: tenha um blog SEU, assim você não corre o risco de cair em armadilhas como essa. Porque, se alguém faz algo assim no SEU blog, usando o SEU login... Bem, quem responde por isso é você, e não a pessoa que plagiou o post.

Quanto às outras postagens do seu blog, não vejo porque apagá-las em meio a toda essa confusão. Mas, enfim, essa é a uma decisão sua. Afinal, como eu disse acima, o blog é seu.

E, mais uma vez, sinto muito pela sua perda.

Anônimo disse...

É Helen... o fim dos rótulos punks ja se foi faz um tempo... me lembro de ter visto na faculdade (põe tempo nisso eim Robbs?) um "punk" usando uma camiseta estampada com um logo gigante da Coca-cola... tsk..tsk...tsk....

Fox disse...

kkkkkkkkkkk

po, eu nunca disse que eu ERA punk!
eu falei que eu tenho uma banda que toca pop/punk/rock! eh diferente! kkkk

de qq forma, claro q levei na brincadeira helen kkk =]


po, primeiro caso de "plagio" resolvido com dignidade?
queria ver sangue!!! *-*

ok, brincadeiras a parte, sinto mt tambem, ana.

Gilmar Gomes disse...

e voltando a nossa programação normal...

eu tb já li o Champ inteiro, e já faz um tempinho, e podem perguntar pro Rob, pq eu fiz questão de dizer isso pra ele no dia que terminei de ler...
Então... Er, chupa, Lucas, Perdido (por não acreditar) e Fox!!!!
heuheuheuheuheuehueheuheuehuehueheuehueheuheuehueheuehueheuheuehueheuehueheuheuehueheueheuheuehuehueheuheuehueheuheuehueheuheuehueheuheuheuehueheuheuehuehuehuehuehueheuheuheuehue... arf... arf... hueeuheuheuheuheuehuehuehueheuheuheuehuehuehuehueheuheuheuehueheuheuheuheuehuehuehueheuheueh

Gilmar Gomes disse...

PS: hueheuheuheuheuheuheuheuehuehuehueheueuheuheuheuheuheuheuehuehuehueheuheuheuehuehueheuheuheuheuheuheuehuehuehueheuheuheuehuehuehue

Marcio Sarge disse...

Vamos dar uma chance a moça, afinal todos erram!

Anônimo disse...

heuahuehauha...

os apelidos finais... foram interessantes! heuaheuha... boa proposta!!

--XD--

Lari Bohnenberger disse...

Mudando um pouquinho o rumo que os comentários tomaram, tens razão, Rob, o Sherman não vai poder reclamar desta vez... rsss!

Enfim, sei lá se foi mesmo a Ana que plagiou o teu texto, com certeza ela deve estar passando por momentos difíceis e todos nós sentimos muito, mas como você disse, uma coisa não tem nada a ver com a outra!

Ah, e parabéns a Carmilla por ter chegado no Top 5!

Bjs!

Deise Rocha disse...

mas usou a palavra "gordo" no post...
rsrsrs


e a plagiana ainda te manda beijinhos...
rsrsr